domingo, 13 de julho de 2008

O Sporting 2008/09


Este ano, o Sporting reforçou-se bem.
Ninguém se esquece da segunda volta fantástica que a equipa realizou na última época de Caneira no clube, em que o jogador, que na altura estava ligado contratualmente ao Valência, ajudou a construir uma defesa quase imbatível. Sendo assim, era evidente que a grande prioridade leonina para este defeso tinha de ser Marco Caneira, que, além de ser um bom jogador, polivalente na zona mais recuada da equipa, é um sportinguista de coração desde que nasceu. A defesa saiu, assim, reforçada.
Rochemback sempre foi um dos preferidos dos adeptos. Foi no Sporting que o possante médio brasileiro teve a sua melhor experiência na Europa, depois de uma presença apagada no Barcelona e de duas épocas com pouco sucesso em terras britânicas.
O meio campo do ano passado foi o grande responsável pela irregularidade da equipa no campeonato. Sempre faltou quem destruisse o jogo do adversário, quem metesse respeito, quem construisse e pensasse o jogo da equipa. Com o regresso de Fábio, o Sporting ganha um pilar no meio campo, detentor de um forte e eficaz remate de longe, um destruidor de jogo, mas também ganha um elemento que cria e que pauta o jogo. Ganha raça. E permite libertar mais João Moutinho e Izmailov. Além de poder dar mais confiança a Romagnoli e Vukcevic, encarregados das tarefas mais ofensivas do meio campo da equipa.
O Sporting começou a reforçar o seu ataque no final da época passada, com as recuperações de Djaló e Derlei, que voltaram aos golos e empurraram o Sporting para uma conquista, memorável, da Taça de Portugal e ajudaram que o Sporting passasse do quarto lugar para o conforto de uma Liga Milionária dos Campeões Europeus. Mas, para alargar a escolha a Paulo Bento, o Sporting foi buscar o jogador-fetiche de Scolari e um dos avançados preferidos dos seus adeptos. Postiga reforça o querer do ataque. Marca golos, joga bem com os pés e pode ser companheiro para Liedson a partir de Outubro e solução para, com Djaló, Tiui, Derlei ou até Vukcevic, marcar a diferença no ataque na primeira fase da época, em que o Sporting tem um calendário apertado e muito competitivo.
A continuidade de Grimi é uma boa opção. Grimi é um guerreiro, mas tem de treinar um pouco a sua agilidade. Defende bem e foi solução para o lugar em que Ronny e Had não foram bem sucedidos. Preferiu o Sporting, onde desempenhou, com correcção, a função de defender a parte esquerda da zona mais recuada da equipa. Lutará, com Ronny e, talvez, Caneira, por um lugar na equipa.
O Sporting reforçou-se bem e tentou desfazer-se de todos os jogadores que não foram, de facto, alternativa aos titulares. Por razões diferentes, Had, Glastone, Renato, Purovic(?), Stojkovic, Farnerud e Celsinho(?) estão de saída. Além dos contratados, o Sporting vai dar uma oportunidade merecida a Carriço para evoluir junto da principal equipa do clube. Pelo que sei, Carriço é um dos mais promissores defesas centrais da cantera leonina e pode ter sucesso no clube.
A grande dúvida, neste momento, chama-se Miguel Veloso, cobiçado por vários colossos europeus que não querem, contudo, suportar o valor da sua cláusula de rescisão. Poderão estar em cima da mesa várias propostas de valores a rondar os 15 milhões de euros, mais um jogador, mas o Sporting parece, e bem, não estar disposto a ver sair uma das suas pérolas por valor tão baixo. Apesar das dúvidas, continua a ser provável a saída de Veloso, que o Sporting deverá compensar com a contratação de um médio indiscutível e, se possível, dentro das limitações financeiras, avançar para a contratação de um segundo jogador para ser alternativa aos titulares, ou dar a oportunidade a Adrien ou a outro jogador oriundo das camadas jovens.
Outro dossier por fechar é o do novo guarda-redes. Caso se confirme a saída de Stojkovic para o Everton, o Sporting terá de ir buscar um guarda-redes para o substituir. De resto, o empréstimo para um clube da melhor liga do mundo, com uma cláusula de 2,5 milhões foi o melhor negócio possível, pelo menos, na minha opinião.
O objectivo, este ano, está bem definido, que é, pelas palavras de todos os responsáveis do clube, ser campeão nacional. Quase definido está o plantel.
Posto isto, e quase resolvidas as dúvidas, o tempo é de afinar estratégias e afiar as garras. Para atacar o título com toda a força...

1 comentário:

Anónimo disse...

o postiga mete golos? LOL