quinta-feira, 31 de julho de 2008

Grandes mulheres: Eunice Muñoz


Aos 80 anos de vida, Eunice Muñoz é uma maiores lendas vivas do teatro português. Senão mesmo a maior.
Passei ontem para ver, no wikipedia, os filmes, as novelas, as peças em que a melhor actriz portuguesa participou. Como o seu talento, a sua idade, tudo aquilo que representa, também a "lista" das participações de Eunice Muñoz em filmes, novelas, peças de teatro é vastíssima.
Numa fase em que se nota um abandono crescente da cultura, Eunice sempre permaneceu intacta. A lutar pelo teatro, pelos actores, pelos artistas. E a fazer aquilo que gosta.
Apesar de ser o grande monstro do teatro, com o qual todos os actores querem contracenar, a imagem de Eunice Muñoz contagia-nos de ternura, de sinceridade, de felicidade.
Tive a oportunidade de, em algumas campanhas eleitorais, conhecer um pouco mais da pessoa que é Eunice Muñoz. E faz tanta falta aquilo que a actriz deseja. Tanta, tanta falta!... É inacreditável como o Estado, um grupo de políticos, de partidos e de cidadãos se esquecem da cultura! O que Eunice dizia, no palco, mas vestindo a personagem de si própria demonstrava que era, e continua a ser, uma lutadora de causas, que merecem a minha atenção. É, além de uma actriz brilhante, uma grande, ENORME, mulher. Que merece toda a minha simpatia, admiração e a homenagem que faço hoje, que é sempre, e só, a justiça possível que lhe posso fazer.
Espero que o Estado não se esqueça de Eunice. Nem de tantos outros que partilham as suas causas. Como eu. Que acreditei num novo Parque Mayer, que revitalizaria o teatro e a cultura em Lisboa. Esse projecto, sei eu, sabe Eunice, sabemos todos por quem foi incentivado. E sabemos todos, também, quem tudo fez para que esse sonho não se concretizasse. Eunice não merecia viver num país em que decisões importantes, como as de proteger e promover a cultura portuguesa, fossem tomadas por palermas e incompetentes.
É muito difícil, por aquilo que representa, escrever sobre esta grande mulher.
É uma honra, um privilégio, mas também um enorme prazer poder dizer que vivo no tempo em que sobe ao palco a lenda viva do teatro, que se chama Eunice Muñoz.

Sem comentários: