segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ele tinha razão


Nunca escondi que sou um enorme admirador de Pedro Santana Lopes.
Não só pela sua capacidade de mobilização, de revitalização, de empreendorismo, de reformismo nem pela aptidão que tem de solucionar problemas graves.
Não só por ter solucionado o maior problema de trânsito da cidade de Lisboa.
Não só por ter melhorado a vida de muitas pessoas, com projectos como a Quinta das Conchas.
Mas, sobretudo, por aquilo que não o deixaram fazer. É que Santana Lopes tinha razão.
Tinha razão quando quis dar um novo impulso a um Parque Mayer apodrecido e morto e dar saúde à cultura.
Tinha razão quando quis revitalizar e reabilitar toda a parte mais velha da cidade. Entre tantas outras coisas...
Hoje, um incêndio tomou conta de um prédio velho e abandonado de uma importante avenida de Lisboa. Zona que Santana quis recuperar. Mas criticaram-no porque era excêntrico e porque Lisboa não precisava.
Esse incêndio destruiu, além do património histórico da cidade, a vida de várias famílias, que viram tudo aquilo que, em conjunto com os seus ascendentes, haviam construído desaparecer. Para sempre. E mais uma vez a razão tem de ser dada a Santana Lopes.
A capital do país não precisa que lhe tirem o aeroporto. Não precisa de pessoas que tentem inviabilizar obras importantes, trazendo custos enormes aos cofres da Câmara. Precisa de quem queira, verdadeiramente, solucionar os problemas dos cidadãos.
Custa-me olhar para os prédios de Lisboa esta noite e sentir que Santana Lopes, que sempre apoiei, tinha razão. Como poderia tudo ter sido tão diferente...
Custa-me ainda mais olhar para Sá Fernandes, que prejudicou muito a situação da Câmara, ao lado de António Costa, a partilhar o poder de uma Câmara que deixou de funcionar.
Ninguém fez mais por Lisboa do que Pedro Santana Lopes, pelo menos no período democrático. Curiosamente, não somos suficientemente democráticos ainda para que a imprensa, meio da propaganda socialista, dê, pelo menos, uma palavrinha a um homem contra o qual montaram uma gigantesca campanha destrutiva. Nem a imprensa, nem quem o criticou nem até dentro do próprio partido. Era, também, uma questão de justiça.
Essa justiça faço-a hoje, aqui, no meu blogue, a título pessoal, como sempre.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo e sendo assim ha duas solucoes possiveis: ou o PSD dá uma palavra a Santana e vem a jogo defender aquilo que o ex-autarca defendeu ou Santana avança definitivamente para conversações com grupos de cidadãos e militantes dos partidos entre o PSD e o PND para formar um novo partido.
Estamos fartos de lamentar aquilo que com Santana certamente, não teria acontecido.

Anónimo disse...

Não é um partido enfeudado 'ás secretas' como dizia um militante na última AML, que vai dar razão a PSL. PSL é um outsider que sempre foi odiado pelas 'secretas' que odeiam o PSD. daí a sanha de destruição que se vê no partido.
Não antónio nós não saimos para fundar outro partido e deixamos o PSD nas mãos da bicharada. Nós temos é de de pegar na lata de spray e desbaratizar o PSD. Pior que o veneno faz á natureza, ás mudanças climáticas e quejandos, é esta praga de gafanhotos que deixa tudo num deserto cívico.

ELES TÊM DE SAIR e nós, só temos de esperar que eles se afundem em 2009. E nem o fim das directas, nem as trafulhices nas inscrições e quotas os vão salvar. Fique sentado e espere comigo.

Anónimo disse...

concordo quando dizes que quem esta a frente da camara nao tem a minima credibilidade nem a minima "qualidade" para o cargo, sem duvida que nao tem.
mas santana nao é difrente de nenhum deles, alias praticamente todos os politicos neste pais sao corruptos, ou se nao o sao, sao derrotados por lobbys e sistemas.
santana engana bem, fala muito bem (para mim em termos de niveis persuasivos esta ao nivel de joao vale e azevedo que noutro dia convenceu 90% da audiencia da sic aquela hora que estava inocente!).
sou um total leigo nesta materia mas tenho a minha cabeça para pensar e os meus olhos para ver que este pais so anda para a frente se houver gente de bem ao mesmo tempo em TODOS os partidos. como isso nao me parece possivel nem eu penso ser possivel tornar as minhas intençoes em actos, apelo a uma moderaçao da tua parte e de todos os apoiantes de santana para abrirem os olhos e constatarem que este pais nao anda para a frente porque ha "cegos" que têm a mesma opiniao que tu. conheço te desde puto e sei que es um gajo inteligente, sensato e determinado. o unico defeito é a meu ver um excesso de crença em certos temas, dos quais eu conhecia o sporting e agora o santanismo.
com isto nao estou a querer descredibilizar santana como pessoa obviamente, pois acredito que tenha um enorme valor, mas apenas acho que o facto de ele ser considerado umbom politico so mostra o mau estado deste pais.
aquele abraço