quarta-feira, 30 de julho de 2008

Entre a palma e o assobio


Já disse o que penso sobre o caso Moutinho.
De novo, hoje, há duas coisas: o Everton pode apresentar uma proposta de 19 milhões pelo jogador, proposta que espero ser recusada; muitos adeptos dizem que Moutinho pode ser assobiado em Alvalade.
A minha opinião sobre o segundo ponto é bastante firme. Não é bom sportinguista aquele que assobia os jogadores, muito menos aqueles que, acredito eu, passam momentos difíceis e foram, até agora, peças-chave na equipa. Pior do que não ter Moutinho, definitivamente, no plantel, é tê-lo, triste, nervoso e a ser vaiado pelos sócios. Que motivação terá ele para ficar se for vaiado? Ou querem que ele vá embora? Que reacção irá ter o plantel, já de si muito complicado, quando ouvir os assobios a um colega de equipa, que até então foi peça essencial no grupo?
Nunca assobiei nenhum jogador do meu querido Sporting. Isso nunca ajuda em nada. O que faço é aplaudi-los. Sempre. Gritar frases de motivação. Sempre. Porque, acima de tudo, dão o corpo, vestindo a camisola do clube que eu amo.
Moutinho esteve mal? Não, esteve péssimo e o que fez foi inaceitável. Todos estamos muito desiludidos. Mas ajudará se o assobiarmos?
Alguém dos que diz que vai assobiar quer que Moutinho saia? Ou que fique desmotivado e a querer sair? Então para quê assobiar, se ele já sabe que estamos tristes e desiludidos com ele?
O que as claques deviam preparar para receber o jogador era fazer uma faixa gigante a dizer: "Moutinho, respeita e honra a nossa camisola". Ou qualquer coisa do género.
Eu não vou aos próximos jogos de preparação da época. O próximo há-de ser, se Deus quiser, a Supertaça. Espero nessa altura ver o Moutinho com as cores que também são minhas, mais feliz e realizado no clube, a tudo fazer para trazer mais um troféu para Alvalade. Gostava muito que o Moutinho falasse aos sócios a explicar o que se passa, o que aconteceu e pedir desculpa. O Sporting, os adeptos e próprio Moutinho tinham tudo a ganhar com isso.
Termino dizendo que não é bom sportinguista quem assobiar um dos seus jogadores, nesta fase, em Alvalade. Não é menos filho da mãe aquele que reage mal do que aquele que toma a iniciativa de agir mal pela primeira vez. E, ainda por cima, se for contra o Sporting, tanto Moutinho como quem o assobiar merecerá a minha reprovação.
Porque, repito, eu quero que o, pelo menos, até agora capitão do Sporting fique no plantel, com motivação que chegue para ajudar o grupo a alcançar o título de campeão nacional e o estatuto de melhor equipa portuguesa, que ambos se encontram, até ao dia em que escrevo, na posse do Futebol Clube do Porto.
Por isso, apoiem o Sporting, que assumiu uma posição de força, e não assobiem o Moutinho. Façam-no sentir bem enquanto for ainda jogador do Sporting. Assobiem o Carlos Martins, os jogadores do Benfica, do Porto, de todas as outras equipas. É que o nosso adversário está lá fora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora ai esta... a frase final diz tudo "o nosso verdadeiro adversario esta la fora". O problema do Sporting e que, em muitas circunstancias, os seus adversarios estao dentro do clube.

De qualquer maneira, e no caso particular do JM, acho que a resposta as tuas perguntas e: "sim, quem assobiar o JM quer mesmo que ele saia do clube", porque uma percentagem (nao pequena) dos adeptos ficou ferida de morte com as declaracoes do jovem medio e nao o quer mais a envergar a camisola do clube (ja sem falar da bracadeira de capitao).

Em geral, acho que este deve ser o unico post que li recentemente sobre esse terrivel habito dos adeptos do nosso clube, que e o de assobiar jogadores da propria equipa! Foi o Nani, foi o Veloso, foi o Custodio, foi o Pereirinha, foi o Djalo, e claro o Farnerud ainda antes de entrar em campo.... sobretudo os jovens, que sao o produto das escolas do clube e que deveriam antes de mais ser acarinhados! As pessoas depois dizem "mas o nosso clube tem que ser exigente e nao pode tolerar a mediocridade" para se justificarem. Eu acho que nao ha justificacao possivel para tal coisa. E gostei de ver um post nessa linha de ideias.

Saudacoes Leoninas, parabens pelo blog
Petinga