segunda-feira, 7 de julho de 2008

Acreditem tanto como eu!


O Sporting arrancou para uma nova época, completamente centralizado no grande objectivo, que é ser, dentro das quatro linhas, campeão nacional.
Em relação à época passada, parece-me que o plantel 2008/09 será mais competitivo e experiente. Julgo que Paulo Bento tem, na medida do possível, o plantel que quis e esse é o caminho que deve ser seguido.
Contudo, o plantel tem ainda várias dúvidas, dúvidas que começam logo na baliza. A questão tem duas soluções possíveis, sendo que a primeira solução é muito pouco provável. Assim, a primeira resolução possível do problema passará por um entendimento entre Stojkovic e Paulo Bento e a segunda passará pela cedência, por empréstimo ou definitiva, do guardião sérvio. É uma questão que está por resolver.
Para a defesa, o clube foi buscar Marco Caneira, que é um sportinguista de coração e que regressa a uma casa onde deixou boas recordações, tendo mesmo sido parte integrante de uma defesa que foi imbatível durante quase três meses. O regresso de Daniel Carriço, um jovem promissor que rodou num clube no modesto campeonato cipriota, é também uma boa notícia, sendo um último, mas bom, recurso para o eixo da defesa. A grande dúvida, neste momento, na zona defensiva, passa pelo lado esquerdo, que foi o cancro da equipa durante longa parte da temporada transacta. Apesar da permanência de Ronny, está por preencher a vaga deixada por Had, e que, segundo os dados que tenho, poderá ser entregue a Grimi, que voltou ao AC Milan depois de um período de empréstimo durante o primeiro semestre deste ano, que ficou marcado pela conquista da Taça de Portugal.
O sucesso da academia tem aumentado a cobiça por vários médios leoninos, dentre os quais se destacam Miguel Veloso e João Moutinho. A cada dia que passa, por um lado, mais provável se torna a transferência de Veloso e menos a saída do capitão João Moutinho, completamente indispensável para a estratégia de Paulo Bento. Assim sendo, o Sporting poderá voltar ao mercado para compensar uma eventual saída de Veloso. Para o meio campo, é de saudar o regresso de Fábio Rochemback, um dos jogadores preferidos dos adeptos. Com Roca, o Sporting ganha poder físico, mentalidade ganhadora, posicionamento e remate de longe. Contudo, independentemente da saída de Veloso, penso que o Sporting deve procurar um médio com talento indiscutível e que possa lutar por um lugar no onze. Estão ainda por resolver os casos de Farnerud, que tudo indica sairá para um clube sueco, e de Celsinho, que quer regressar ao Brasil, apesar de me parecer que a intenção do Sporting passa por um empréstimo do jovem brasileiro, que veio rotulado de craque, a um clube nacional.
Outro reforço do Sporting foi Hélder Postiga, que revê, assim, Derlei, depois dos êxitos, nacionais e europeus, alcançados no Porto. Postiga é mais uma (boa) opção para o ataque, é um jogador com provas dadas e que pode lutar por um lugar na frente de ataque. Ainda na parte ofensiva, Derlei renovou por mais uma época, depois de vários jogos em que trouxe garra à equipa, ajudando-a a levantar a taça no Jamor. Liédson, que recupera de lesão, mantém-se, assim como Yannick Djaló, renovado pelos sete golos que marcou na derradeira fase na temporada passada. A juntar a estes, há ainda Rodrigo Tiui, o tal herói improvável, que marcou os dois golos da vitória frente ao Porto, golos que além de terem garantido o troféu, também ajudaram a que Tiui fosse um jogador para ficar neste plantel. Por resolver, no sector atacante, está o caso de Purovic, que esteve próximo do Rangers, mas que ainda não arranjou clube.
De registar ainda a continuidade de Paulo Bento, depois de três troféus conquistados nos dois anos e meio em que assumiu o cargo de treinador.
Hoje realizou-se o sorteio da Liga, que é, também, bastante interessante para o Sporting, apesar de um início de época em que a equipa vai realizar quatro dos seis jogos mais difíceis. Que essas dificuldades sejam ultrapassadas com força. E união.
Posto isto, confio em Paulo Bento e no plantel do Sporting. Confio nos adeptos, que espero que se apresentem em massa aos domingos em Alvalade. Confio muito. Na certeza de que isso não chegará para que o Sporting seja campeão. Mas ajudará muito.
Acreditem como eu. E eu acredito, muito, muito, que vamos ser campeões.

1 comentário:

Anónimo disse...

tipica conversa de inicio de epoca, antes de jogarem todos sao mtos bons e todos prometem muito.