segunda-feira, 18 de maio de 2009

700!


Sempre tive uma paixão irracional pelo número 7. Por ser irracional, nunca encontrei explicação para este sentimento.
São sete os pecados mortais. São sete os dias da semana. Nasci na cidade das sete colinas. São sete as cores do arco íris. E também se diz que as artes são sete.
Há, de facto, uma magia diferente neste número.
É quase religioso. Porque sete foram as chagas de Cristo. São sete os livros do Antigo Testamento. Os Sacramentos são sete. A lenda diz que Joana D'Arc chamou o nome de Jesus sete vezes quando estava a ser queimada na fogueira. E até se diz que sete foi o número de dias para a criação do Mundo.
Independentemente de todos esses factos e lenda, o número sete diz-me mesmo muito. E diz desde pequeno. Para tal terá, certamente, ajudado a camisola 7 que Luís Figo vestiu e que amaldiçoou os jogadores que se lhe seguiram. Enfim. É irracional, inexplicável e não valerá a pena gastar muito tempo a encontrar explicações para o que vem do nosso inconsciente.
Quando criei este blogue, fi-lo com um fim. E estaria longe de pensar que chegaria ao post nº7. Mas cheguei. E completo hoje o post 700, que resulta da multiplicação de sete por cem. Para os leitores, nada dirá este post. Para mim, diz-me muito. Porque este blogue é diferente, pela simples razão de que é meu. Sinto, por ele (este), um carinho especial, porque é resultado de uma grande dedicação.
Por assim ser, gostava de agradecer, com sinceridade, a sete pessoas ou grupos de pessoas:
1) À minha namorada, cujo nome tem também sete letras (como o meu), pela "pachorra" e compreensão pelo tempo que despendi. Pelas sugestões que me fez. Pela troca de ideias. E por tudo o resto;
2) Aos meus pais, pela educação que me têm dado, pelos valores que me incutiram, pela estabilidade, pela amizade e por tudo resto;
3) À minha família, que é o grande pilar da vida de qualquer Homem;
4) Aos meus amigos, com os quais falo todos os dias e que são os maiores críticos que tenho. São a minha grande inspiração e contribuem, mais do que com comentários, com opiniões dadas pessoalmente, para o enriquecimento deste blogue;
5) Aos leitores, que acabam por ser uma das maiores razões da existência deste blogue, pelos comentários, pelos e-mails críticos ou elogiosos que me foram enviando, pela partilha e troca de dados e opiniões;
6) Aos autores de outros blogues, com os quais debati muitos temas, e que, certamente, terão ajudado na divulgação deste blogue;
7) Ao Pepe, que é o meu cão, e que foi quem me acompanhou enquanto escrevi. Está comigo agora. E ajudou-me a encontrar novos problemas, ajudando-me a reflectir sobre eles e a procurar as respectivas soluções.

Chegam agora os exames, mas deixo aqui uma promessa: apesar de escrever com menor regularidade, continuarei a escrever. Sempre com Voz Própria.

8 comentários:

Anónimo disse...

muitos parabéns António, o teu blog além de ser especial para ti é especial para aqueles que o seguimos e parabéns pelo jogo que fizeste do nº7 pelo qual tenho uma sensação quase divina!

abraço
João S.N.

maria disse...

Parabéns pelo post 700 :)

Boa sorte com os exames :)

Espero que tenha estudado muito...

Deixo 7 beijinhos :)

Ps: já que o Pepe está aí...ão ão Pepe :)

Anónimo disse...

Há quem some 7 no seu número.

Abraço

PSL

Bruno Ferreira Costa disse...

O número 7 é de facto uma sina para muitos de nós. É sem dúvida uma das estrelas que figura sistematicamente no boletim do euromilhões, e tal como disses-te é irracional esta atracção pelo "7".
Parabéns pelo blogue e pela visão sempre atenta da realidade nacional.
Exames à porta, boa sorte!
ABraço

Lourenço M disse...

Parabéns pelo teu post nº700!
Agradeço os teus agradecimentos e a promessa que faço são 3 - podes contar com a minhar crítica ao blog, podes contar com com os meus elogíos mas acima de tudo podes contar com a minha profunda amizade!

Aquele abraço do Lourenço

luis cirilo disse...

Pois 7 X 100 Parabéns pelo pos 700 num blog que considero de leitura obrigatória.
Temos muitos pontos de convergência,alguns de divergência (um dia ainda admitirá que o Vitória é o melhor clube de Portugal !),mas essencialmente estamos de acordo numa coisa.
Na importância que é escrever,manifestar opiniões,assumir posições,sempre com Voz Própria.
Assumindo o que se diz,lutando pelo que se acredita,sendo solidários com quem merece solidariedade.
Tenho a certeza,caro António, que este blog vai festejar muitos aniversários e publicar milhares de textos e fotos.
Umas vezes com mais ânimo e motivação outras com o desalento natural de quem ás vezes não consegue escrever exactamente aquilo que pensa ou acha que quem o lê não o está a entender na plenitude.
Acontece-nos a todos.
Tal como a Vida os blogues tem altos e baixos.
Porque existem.
E sem eles a Vida teria menos interesse,menos sentido, menos...vida !
Um grande abraço

PS70 disse...

Raramente passo por aqui (para ser sincero) mas achei extremamente giro este seu texto pela devoção quase demoníaca que você tem e que eu partiho pelo número 7.

Tenho cada vez menos tempo de vir à blogoesfera mas sempre que posso que é muito raramente, venho aqui.

É pena que não haja pelo menos mais 7 blogs como o seu na blogosfera pois esta sairia enriquecida!

Aqui fica o meu comentário - que pelos vistos é o sétimo!


Sete abraços e desejos que continue a multiplicar o sete em posts e em anos de vida (acabei de ver no facebook que está perto do 7x3=21 anos).

Pedro Santos

António Lopes da Costa disse...

Agradeço, a todos e a cada um, os comentários que aqui deixaram.

Um abraço a todos e um beijinho à Maria