segunda-feira, 11 de maio de 2009

Falhámos


O objectivo do Sporting, nas anteriores temporadas, era alcançar o acesso à Liga dos Campeões. Além de conseguirmos esse objectivo, juntámos ao nosso palmarés várias conquistas, de Taças e Supertaças.
Este ano a meta era ganhar o campeonato. E ganhar é ganhar. E vice-versa. Este ano, falhámos.
Apesar da humilhação contra o Bayern de Munique, fizemos uma boa carreira na Liga dos Campeões, como nunca tinhamos feito na nossa História. Do nosso grupo, eliminámos o campeão suiço e o Shakthar Donetsk que chegou à final da Taça Uefa. Ficámos atrás do Barcelona, que é finalista da prova. E fomos eliminados da competição graças a dois jogos atípicos, em que tudo nos correu mal.
Na Taça de Portugal, não sei. O jogo que nos afastou da defesa do troféu foi, também ele, fora do normal, com uma arbitragem que estragou o jogo entre as duas melhores equipas portuguesas das últimas quatro temporadas. O fantasma das grandes penalidades assombrou Alvalade e ficámos arredados da competição.
Também na Taça da Liga, o Sporting fez uma carreira medíocre. Apesar dos 4-1 aplicados ao Porto. Apesar de termos sido a melhor equipa dessa competição. Só não a vencemos porque Lucílio Baptista viu, num peito fora da área, uma mão, tendo assinalado penalty e expulsado o jogador do Sporting.
Quanto ao campeonato, que é o que interessa, falhámos. Deixámos o Porto ganhar outra vez, graças a uma soma de jogos medíocres onde desperdiçámos vários pontos. E ninguém tenha dúvidas de que este ano era acessível para o Sporting.
Este falhanço deve ser alvo de uma reflexão profunda entre os sportinguistas. Temos tempo para a fazermos até às eleições. E esta reflexão deve ser feita também pelos candidatos. Para que, em tempo útil, se apresentem soluções e se discutam projectos. E, nesse sentido, também o trabalho de Paulo Bento deve ser apreciado.
Voltando ao futebol, espero que haja coragem. Os dois próximos jogos pouco interessam ganhar. Haja coragem para rodar o plantel, dar oportunidade a quem não joga. Para jogar. Na sua melhor posição. E começar a lançar mais jovens. Porque mais do que querermos ser campeões de juniores este ano, ambicionamos ser campeões já na próxima época.
Arrumado que está o passado, está aberta a discussão sobre o futuro do Sporting.
E parabéns, de novo, ao Futebol Clube do Porto, porque foi a única equipa que não vacilou nos momentos de decisivos, que teve estofo para chegar aos quartos da Champions e que fez com coragem o que tem de ser feito na Taça da Liga (rodar jogadores e lançar jovens). Mais uma vez, a conquista do título nacional foi merecida.

2 comentários:

Martinho Sousa disse...

Toni ambos sabemos que vocês sportinguistas não precisam de ser campeões para se contentarem. O objectivo para todas as épocas é ficar à frente do Benfica e conseguiram.Parabéns e um abraço

miguel p. disse...

Para o ano:
Presidente - novo
Treinador - novo (jesus ou zico)
Plantel:
Entra - def esquerdo, def direito, trinco, médio, avançado?
Sai - Stoi/Batista, Ronny (emp), Abel,Tonel, Veloso, Tiui, Romagnoli
(+- 20 Milhões)

Fica aqui a minha sugestão. Abraço do Miguel