segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os globos e a política


É sempre com toda a pompa que se realiza, ano após ano, a cerimónia dos Globos de Ouro, pela SIC.
Mas um espectáculo, para ser espectacular, não se força. E este pareceu-me algo forçado.
Forçado talvez porque vivemos em ano de eleições. E porque, como demonstram as audiências, a SIC tem enfrentado algumas dificuldades, estando cada vez mais distante da realidade. Não a compreende.
Nesta gala, aqueles filmes sobre os políticos foram completamente despropositados. Repescou-se uma infeliz frase de Manuela Ferreira Leite e algumas imagens da líder do PSD, quando esta era deputada. Portanto, imagens com muitos, muitos anos.
E a introdução ao desporto? Foram buscar Pedro Santana Lopes (no desporto?), mudaram a voz, em jeito de introdução ao difícil combate eleitoral que o irmão de Ricardo Costa vai ter em Lisboa. Na primeira fila, o irmão de Ricardo Costa sorria, completando um autêntico despropósito.
Cortaram a voz a quem ganhou o globo para melhor actriz do cinema, quando esta alertava para o "Portugal dos Pequeninos", criticando os responsáveis pela cultura do nosso País.
Não terão ficado, de todo, contentes, quando aquela que é a maior fadista da actualidade criticou, também ela, a falta de apoio do actual ministro.
Também achei notável que a apresentadora da cerimónia aparecesse, no filme de apresentação à categoria da dança, a dançar entre bandeiras do Partido Socialista.
A protagonista do filme premiado atacou forte e feio no actual (e inexistente) ministro da cultura, dizendo que os concursos continuam por assinar.
De seguida, na introdução à categoria "moda", disseram que somos um país de moda...porque o nosso Primeiro-Ministro é um dos homens mais bem vestidos da Europa.
Ficou por entregar o prémio "Mérito e Excelência" a um qualquer membro do Partido Socialista.
Apesar de reconhecer o meritório trabalho de Balsemão e a excelência desta iniciativa, a SIC, esta noite, fez-me lembrar um clube português: que pensa que é gigante, tem o estádio maior de todos, muda várias vezes de treinador e até se reforça com caras dos rivais...mas, como o espectáculo é pobre, o estádio continua a não passar da..."meia casa".
Os portugueses só podem achar piada aos comentadores que, na SIC Notícias, dizem que os políticos não têm credibilidade e que as pessoas estão a afastar-se da política. Não deveriam, esses comentadores, ter visto os vídeos da SIC sobre os políticos, no que deveria ter sido um espectáculo de homenagem aos artistas? Será que ajuda?
Os portugueses estão desesperados. Esse desespero começa a amedrontar-me, por vários vídeos que tenho visto na internet sobre o nosso Primeiro-Ministro e sobre os socialistas. Mas há quem queira passar mal a imagem e mensagem correctas do PSD e da oposição. Há quem queira ser cúmplice deste desgoverno, nacional e local, dos socialistas. E ao optar por esse caminho, não se pode esperar mais audiências. Porque os portugueses estão fartos e não aguentam mais que se queira construir opinião...mesmo durante um espectáculo de homenagem aos desportistas, modelos e artistas.
Não teria mais graça e seria menos despropositado se a SIC, em vez de pôr filmes desligados do contexto do espectáculo, perguntasse, no intuito da prossecução do interesse público, aos actores, artistas, desportivas e cantores o que acham de quem está no Governo? Sobretudo sobre o que acham das políticas de cultura, locais e nacionais. Talvez merecessem mais ser aplaudidos e deixassem aquelas tristes palmas de circunstância. E até poderiam começar pelos Xutos & Pontapés e teriam, certamente, o apoio da esmagadora maioria das referências de qualquer uma das sete artes. Ou então assuma-se tudo de vez, como acontece nos Estados Unidos. E deixe-se que os órgãos de comunicação social manifestem que apoiam este ou aquele candidato, este ou aquele partido. Certamente que perceberiamos melhor o contexto das coisas.

2 comentários:

maria disse...

É por estas e por outras que a Sic está pelas ruas da amargura no que diz respeito às audiências...

Enfim!

Ainda bem que eu não vi o programa.

Bjs :)

João António disse...

Assino por baixo !