domingo, 10 de maio de 2009

Sua Excelência Duarte Gomes


Eu não estava ainda no estádio quando um árbitro quis ser, novamente, protagonista.
Não vi, na arbitragem de Duarte Gomes, os erros que tenho visto noutros jogos do Sporting. De resto, até penso que a sua prestação passou despercebida. E isso é sempre bom para o futebol.
Não soube, no estádio, das cenas infelizes das quais Duarte Gomes é principal responsável. Porque vi o jogo sozinho. Porque antes do jogo, estive num café com o meu primo. E porque quando entrei no estádio me juntei à maioria dos adeptos do Sporting que ainda acompanhavam pela televisão o que se passava no jogo que ainda se realizava no outro lado da segunda circular.
Antes de saber dessas cenas, vi um jogo de futebol à boa maneira das equipas pequenas portuguesas. De um lado havia uma equipa a atacar. Do outro, uma equipa a defender. Ganhou a que atacou. E ganhou com sorte, por estar muito desfalcada: sem Grimi, Carriço, Pedro Silva, Rochemback, Vukcevic, Izmailov e...Paulo Bento. Uns lesionados, outros castigados.
Quando cheguei a casa, vi o que não tinha visto no estádio. O treinador de guarda-redes do Sporting a cumprir o seu trabalho e o árbitro a correr na sua direcção, juntando a cara à do profissional do Sporting e, no fim, ainda o empurrou. Claro que Sua Excelência Duarte Gomes ainda expulsou o treinador de guarda-redes do Sporting.
Uma "peitada" de um profissional do Sporting a um árbitro vale 3 jogos de castigo. Veremos qual o castigo de um empurrão de um árbitro a um profissional do Sporting. Porque nós, sportinguistas, continuamos atentos. Aos Lucílios que voltaram a apitar. E a todos estes amadores, que não querem ser profissionais. Que desprestigiam a sua classe. E que mancham o espectáculo, que devia ser um jogo de futebol.

2 comentários:

Anónimo disse...

eu sou benfiquista mas com a arrogancia desse senhor tudo é de esperar!

Bruno Ferreira Costa disse...

Fica a questão.
Como sabe que os árbitros não querem ser profissionais?
Já se inteirou das tentativas dos vários órgãos de arbitragem para obter ess premissa?

Saberá que a questão é essencialmente monetária e de estatuto profissional. Querem a pofissionalização? Entao os valores pagos terão de ser outros, a protecção a lesões (acidentes de trabalho) terá de ser outra e há que ter em conta que a carreira terminará por volta dos 45 anos.