quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sporting - o meu ponto de vista




Caso Miguel Ribeiro Telles ou José Eduardo Bettencourt não avancem e não aparecer um projecto com o qual não me possa identificar mais, dificilmente me irei pronunciar sobre as candidaturas.
Independentemente do nome do Presidente e da sua proposta para treinador da equipa principal de futebol, votarei no candidato cujo projecto melhor encaixe nos quatro pilares que considero essenciais para um Sporting ganhador.
E um Sporting só é ganhador se tiver uma estrutura de futebol forte e ganhadora, se for um clube que privilegia os sócios, se for um clube ecléctico, fortemente empenhado em voltar a dinamizar o maior número de modalidades e, claro, um clube rentável.

1) Estrutura de futebol forte e ganhadora – não é possível uma equipa ter dinâmica de vitória se não há respeito pelo treinador e solidariedade entre os colegas. Por isso, é premente trazer ao futebol do Sporting aqueles que são os seus maiores “símbolos”, como Sá Pinto (para mim, indispensável), Pedro Barbosa (embora noutras funções) ou o próprio Oceano.
Só assim se pode ter uma estrutura de futebol forte e respeitada por todos os atletas, capaz de impor disciplina no plantel. Nas últimas épocas sucederam-se casos que revelavam que estas características (vitais) faltavam no Sporting, como o de Stojkovic, Vukcevic, Miguel Veloso e do próprio Yannick Djaló.
O facto de se poder trazer para a estrutura de futebol os maiores símbolos do clube cultiva o amor à camisola que, em muitos casos, parece desaparecer e contribui para um ainda maior empenho em todos os jogos.
Além destes nomes, ou em vez de alguns destes, um Luís Figo (primeira escolha) ou um João Pinto (escolha mais realista) poderiam ajudar nestes aspectos e, pela influência que têm no mundo do futebol, o Sporting será um clube mais apetecível para os craques.

2) Privilégio dos sócios – Não é admissível que um sócio que tenha comprado o lugar por 20 anos pague 450 euros por ano pelo seu lugar na central e que um não-sócio, por ser menor de idade, consiga obter meia gamebox por 150. Deveria ser repensada a “política de bilheteira” no intuito de trazer mais gente ao estádio, porque esse factor pode, ainda que de forma indirecta, aumentar as receitas: porque mais gente é, normalmente, sinónimo de mais apoio e mais apoio, na minha opinião, aumenta as possibilidades de vitória. E vitórias trazem dinheiro. Esta política deve privilegiar os sócios e deve ser mantido o “direito de preferência” que estes têm na compra de bilhetes para as finais e para os jogos que se disputem fora de Alvalade. Só se pode aumentar o número de sócios (sobretudo pagantes) e fidelizar os que já o são com contrapartidas visíveis. Seria importante que o clube estreitasse a relação também com as claques.

3) Clube ecléctico – este factor distinguiu, durante um século, o Sporting dos seus maiores rivais, fazendo com que o Sporting seja um clube que compete com Barcelona e Real Madrid. O primeiro referendo, que espero ver ser instituído, deve ser sobre qual a modalidade a fazer renascer. O clube deve manter e reforçar, no que for possível, a aposta nas modalidades amadoras e procurar, com urgência, resolver o problema da ausência de pavilhão. E que saudades tenho da velhinha Nave de Alvalade, cheia de gente, aos domingos à tarde, antes do jogos de futebol…

4) Rentável – um clube sem sucesso desportivo não é apelativo para ninguém, não cativa os patrocinadores e não consegue ampliar receitas. Com o estádio cheio (fruto de uma diminuição do preço dos bilhetes), com uma estrutura de futebol sólida e forte, com uma aposta no renascimento do ecletismo e com os sócios mobilizados, estou convencido de que o Sporting vencerá mais vezes no campo e na tesouraria, não sendo necessária nenhuma espécie de engenharia financeira.

Estes são os quatro pilares do caminho que quero ver seguido pelo Sporting, depois das eleições. É um clube viável financeiramente e vencedor. É um clube mítico e apaixonante. Ecléctico e construído pelos seus. Com muito Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.

Viva o Sporting!

2 comentários:

maria disse...

António Lopes da Costa a presidente do Sporting Clube de Portugal JÁ!

É assim mesmo que se fala e já agora peço licença para acrescentar mais um ponto: O respeito dos outros ao Sporting!

Viva o Sporting!

Bjs :)

António Lopes da Costa disse...

Cara Maria,

Sem dúvida que merecemos o respeito dos outros. Mas já merecemos hoje. Pelos títulos conquistados. Por termos mais de 13 mil títulos conquistados em todas as modalidades. Por termos formado dois melhores jogadores do Mundo nos últimos anos. Pelo serviço público que prestamos ao País.
No futuro, teremos de nos empenhar em cumprir o nosso lema. E teremos de ser respeitados também por isso.

Um beijinho