quarta-feira, 27 de maio de 2009

Que raio de sportinguismo, este!


No tempo do José Roquette, não podiam com o José Roquette.
No tempo do Dias da Cunha, odiavam e insultavam o Dias da Cunha.
Depois passaram a gostar de Dias da Cunha porque o presidente era, entretanto, Soares Franco. E um não se dava bem com o outro.
Claro que dizem, hoje, que o Soares Franco foi o pior presidente do Sporting.
Entretanto, voltaram a odiar e insultar o Dias da Cunha, porque este apoia o candidato Bettencourt.
Nunca ninguém sabe quem são estas pessoas, porque só vão ao estádio colocar faixas a insultar a equipa e a direcção. Ou para assobiar. Porque a regra é ficarem em casa.
Agora, desdobram-se em afirmações caluniosas e difamatórias em relação a Bettencourt. Na defesa de um candidato que ninguém conhece e que nunca geriu coisa nenhuma senão a sua própria casa. Candidato, cujo discurso só poderá convencer os irracionais, porque o futebol faz erguer as irracionalidades e porque tudo o que diz é demagogia. E inviável.
Têm saudades dos momentos memoráveis. Há pouco tempo, falavam das saudades que tinham do tempo do Jardel. Mas quem foi que o trouxe?
Quais foram os dirigentes que levaram o Sporting aos títulos e à conquista de troféus?
Ainda por cima, dizem mal do estádio (querem tirar o fosso e mudar as cores). Por que não mudar o símbolo e a cor da camisola?
Que raio de sportinguismo é este?
É que eu não percebo por que é que os que odeiam seja quem for o presidente e não gostam do estádio, que é um sítio onde nunca os vemos, continuam a ser do Sporting. Porque o Sporting é um clube com valores bem definidos. Que nunca mudam. Nem mudarão nunca.
SER do SPORTING implica saber os valores, compreender o clube. Só assim o podemos viver, sentir e amar.
SER do SPORTING é viver numa família unida, em que vamos a todos os encontros, com amigos e em clima de festa.
SER do SPORTING é respeitar a sua História e os seus representantes do ontem, do hoje e do amanhã.
Talvez fosse bom que essa pequena minoria de sportinguistas percebesse isso. Se, por um lado, essas pessoas não se revêem no Sporting, por outro, os sportinguistas nunca se irão rever numa direcção apoiada por elas.
É evidente que nada tenho contra Paulo Cristóvão. Porque não o conheço e nunca o vi em lado nenhum. Acho que a sua candidatura é importante e merecedora de todo o respeito. Mas nunca teria o meu voto por uma coisa que não podia ser mais básica: não voto em quem não conheço. Como também não abro a porta de casa a estranhos. É uma questão básica, de confiança. Neste caso, de falta dela.
Mas talvez fosse um passo importante se alguns dos seus apoiantes (mais ou menos assumidos também na blogosfera) pusessem os superiores interesses do Sporting acima desta constante e contínua campanha do bota abaixo.

Viva o Sporting!

6 comentários:

maria disse...

É um Sportinguismo da treta...

São Sportinguistas que estão sempre do contra, que falam mal de tudo e de todos, até do que não conhecem...que estão contra jogadores, presidente, treinador e até contra os roupeiros...os mesmos que quando não têm nada para dizer até falam da má qualidade da relva do estádio...

Devem ser os mesmos que quando estão no estádio vêm tudo menos o jogo...olham apenas para o ecrã gigante na esperança de aparecerem...

Se há coisas más é ouvir Sportinguistas falarem mal do Sporting...para isso já bastam os nossos "rivais".

Sou a favor da oposição quando ela é construtiva e não quando serve só para destruir...

Enfim!

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

Bjs :)

Anónimo disse...

Caro Antonio Lopes da Costa

Pessoalmente tenho acompanhado tudo isto com muita apreensao. A mesma que me faz ter pouca esperanca no futuro do nosso Pais, porque - ao contrario daquilo em que o Antonio me parece acreditar, quando leio o seu blog - quer ganhe PS, quer ganhe PSD, ou outro qualquer, nao vao de repente aparecer pessoas super-honestas em todas as posicoes de lideranca a resolver os problemas.
Idem para o Sporting. Escreve que nunca votaria em PPC porque nao o conhece. E ja pensou porque e que conhece o candidato Bettencourt? Sera por ele ter sido dirigente de uma instituicao centenaria e a custa dela ter ganho a sua notoriedade (e nao estou a falar do Banco Santander...)?
A questao parece-me falaciosa porque "nao votar em quem nao se conhece", tendo em conta o passado recente do nosso clube, resume-se a votar em mais do mesmo. Assim tipo PS ou PSD, em que so chegam a Secretario-Geral pessoas que ja estiveram em anteriores Governos. Vira o disco...

Ou seja, se eu me candidatasse a presidencia do Sporting, tivesse o melhor programa eleitoral como candidato, um discurso elevado e honesto e propusesse alternativas crediveis e serias para ajudar o nosso clube, nao votaria em mim apenas porque nao sou um dos tais "notaveis"? Porque nunca participei em paineis televisivos?

Que raio de democracia e esta?, poderia eu perguntar agora.

E friso que nao apoio em particular nenhum candidato. Acho simplesmente que sao ambos o reflexo do nosso clube, e a vitoria de qualquer um deles e aquilo que ele parece, nesta altura, merecer. E afianco-lhe que na minha vida sou, por natureza, o maior dos curiosos e dos optimistas, sobretudo em relacao ao que nao conheco bem...

Saudacoes e parabens pelo blog
Petinga

António Lopes da Costa disse...

Subscrevo inteiramente o que disse, Maria.

Caro Petinga, o seu comentário, por ter muita substância, merece uma resposta proporcional.
Deixe-me que lhe diga que o facto de ser militante e de me rever inteiramente neste PSD não se deve a uma crença sebastianista, mas a factos concretos, a ideologias, a comportamentos, entre outras coisas, de que, agora, pouco interessa falar.
Conheço o JEB do Sporting. Porque percebo pouco de finanças e do mundo da banca. JEB foi o que travou, com sucesso, uma invasão de campo. JEB foi o que contribuiu para trazer Jardel. JEB foi quem deu a cara quando Mourinho rasgou a camisola do Rui Jorge.
JEB é um sportinguista dos meus. Que vive o Sporting com uma intensidade e paixão à medida da grandeza do clube. É um homem que permitirá, ao Sporting, manter-se na defesa de alguns valores, que são e sempre foram nossos.
Desconfio sempre de quem aparece como sendo um descamisado, que insulta o clube e os companheiros de bancada.
Gostava muito de acreditar no projecto de PPC. Mas deixe-me que lhe diga, com a maior das franquezas, que não consigo. Por causa de uma sucessão de factos, dos quais sempre desconfiei.
Não conheço a pessoa. Mas o facto de ter havido, nos últimos tempos, uma oposição exclusivamente destrutiva, não ajuda.
Eu quero para presidente uma pessoa que sinta o Sporting como eu. Eu sei quem são os que sentem. Porque vou a todas. E conheço as pessoas. Você, como eu, sentirá o mesmo.
De qualquer modo, entre uma pessoa que conheço e de quem gosto e uma pessoa que não conheço, prefiro jogar sempre pelo seguro. Até porque a experiência importa muito. Quem nunca geriu nada, nem sequer uma empresa, não é capaz de gerir um clube (que é uma realidade muito mais complexa, como você sabe).
E isto nada tem que ver com ser ou não ser notável.

Um abraço

António Lopes da Costa disse...

Deixe-me, caro Petinga, que lhe diga ainda que seja quem for o Presidente do Sporting merecerá sempre o meu total apoio e respeito. Porque será o meu presidente. Nunca o insultarei, nem nunca assobiarei nenhum outro profissional que represente o meu Sporting.
As diferenças são muitas. E caberá aos sócios decidir. Espero que decidam o que for o melhor para o Sporting, sendo que eu tenho as minhas convicções.

Outro abraço

Anónimo disse...

pois é caro antónio, mas parece que hoje vão aparecer grandiosas novidades para o futebol do Sporting que podem alterar o sentido do voto de muito boa gente: a candidatura ser sporting vai apresentar ao que se sabe um novo treinador e é possível que fale de reforços para o sporting!
neste aspecto, cristovão ganha: JEB não tem nada para dizer sobre o futebol!

Estejamos atentos.

Saudações leoninas

Anónimo disse...

Carissimo Antonio

Que bom seria se fosse sempre possivel discutir o nosso Sporting com tanta elevacao!...

Faz-me confusao ver um Sporting que se contenta com ficar a frente do Benfica. Cujo Presidente se senta na tribuna de honra ao lado de Pinto da Costa. Que nao toma posicao sobre o Apito Dourado. Que esqueceu a sua cultura de exigencia, e cujos adeptos se afastam do Estadio. Que nao tem Pavilhao para as suas modalidades amadoras. Que vive ha anos em contencao de despesas mas cujo passivo nao cessa de aumentar. Que continua firmemente crente na premissa de que e passando tudo para a SAD que, qual fuga para a frente, se vao resolver os problemas de engenharia financeira do futebol em Portugal. Para quem perder 12-1 nuns 1/8 de final contra o Bayern de Munique e perfeitamente aceitavel.

E sabe que mais? Vejo a repeticao desse Sporting, com ligeiros retoques, na lista de JEB. Nem sequer vislumbro um esforco de mudanca: o homem ja deve ter percebido que nao engana ninguem. Nem e preciso: o concurso de popularidade garante-lhe a vitoria nas urnas.

No fundo, vejo dois cheques: um "em branco" para a candidatura de PPC, um risco desmesurado e demasiada loucura, sob pretexto da "paixao e emocao".
E o outro cheque, da candidatura de JEB, vejo-o completamente preenchido. Com mais do mesmo. E sem luz ao fundo do tunel.

Os Sportinguistas que assinem onde acharem melhor. Eu so espero estar enganado, e tal como o Antonio continuarei a seguir e apoiar o Sporting com qualquer presidente, treinador, roupeiro ou jogador.

Saudacoes Leoninas e um Abraco
Petinga