terça-feira, 2 de junho de 2009

Censura?


Em Itália, ouve-se música italiana. Na rádio e também nas discotecas, onde passava (e muito), na altura em que lá fui o Mi sono fatto da solo, que era uma música de intervenção. Passava em todo o lado. Realce-se, com isso, o estofo de Berlusconi!
Em Espanha, ouve-se música espanhola.
Na Suíça, não se ouve muita música suíça, porque é um país diferente, em que, de um lado se fala francês e, do outro, se fala alemão.
Em França, ouve-se também muita música francesa.
Falo dos exemplos destes países, porque foram os quatro países estrangeiros onde estive mais recentemente.
É óbvio que em Inglaterra e nos Estados Unidos também se ouvem as músicas desses países.
Em Portugal, ouve-se música italiana, espanhola, francesa, inglesa e americana. É raro ouvirmos músicas portuguesas, facto que levou a que, muitas vezes, os cantores reclamassem por esse direito. Passam apenas, nas rádios, alguns clássicos e as músicas mais recentes que estiverem na moda. Mas, entre estas, apenas se ouviu, uma única vez, a nova música dos Xutos (dos quais sempre fui fã).
Curioso. Porque esta música já foi ouvida milhares de vezes na net.
Mas estranho. Porque não passa em lado nenhum, apesar de ser popular.
E duvidoso. Porque há muito que sentimos um défice democrático, para os quais Manuela Ferreira Leite há muito alertava. Que Paulo Rangel também denunciou, chamando-lhe claustrofobia.
Talvez seja pela forma directa com que os Xutos falam de um certo e também determinado engenheiro. Não sei.
O que sei é que com mais de quatro anos de Sócrates, Portugal é um país mais atrasado, mais pobre, menos desenvolvido. E muito menos democrático.
E cabe-nos a todos mudar este cenário, votando no próximo dia 7 de Junho, para dar o primeiro sinal de que queremos mudar. Pelos cantores, pelos produtores, pelos compositores, mas também pelos desempregados, empregados, professores, estudantes, polícias. Por todos eles e por muitos mais. E por todos nós. Ou então vamos de férias, vamos para a praia e deixamos tudo na mesma, hipotecando o nosso futuro pelo egoísmo de não querer perder alguns minutos num dia para ir às urnas.


Sobre este assunto, ver também:
- Depois Falamos

5 comentários:

maria disse...

Oiço rádio quase o dia todo, em casa e no emprego e soube dessa música apenas por ouvir falar nela no telejornal...que me lembre só a oiço numa brincadeira diária que a Maria Rueff faz na TSF, onde brinca com um assunto actual...a música é cantada por ela e, penso, com a letra alterada, onde faz também muitas vénias ao PM, chamando-lhe "O meu querido..."

O facto de ter sido ouvida milhares de vezes no youtube é apenas porque foi censurada..."o fruto proibido..."

Vivemos em democracia??? Vivemos se dissermos bem deste governo...e vivem todos aqueles que acham que democracia é sermos governados por um partido de esquerda...

Bjs :)

Anónimo disse...

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=F982E621-8DFC-4AA9-AC86-385885123894&channelid=00000214-0000-0000-0000-000000000214


Anda um leão à solta, vamos elege-lo para Presidente!!!!!!

k7 pirata disse...

http://www.rr.pt/BolaBrancaDetalhe.aspx?AreaId=12&ContentId=288772

Agora eu pergunto.. É isto que querem para presidente? :|

António Lopes da Costa disse...

Já notou, maria, como o PS anda nervoso?

maria disse...

Já, António...e hoje mais que nunca...acabei de ouvir que o PSD está à frente nas sondagens...

Sondagens são o que são e valem o que valem, mas...

Agora sff, volte para os livros...pode ser uma seca estudar, mas uma nota positiva vale o esforço :)

Bjs :)