sexta-feira, 12 de junho de 2009

Para reflectir no Verão


1) Três décadas e meia depois da democratização do país, apenas um terço dos cidadãos vai votar. Desinteresse pela vida política, descredibilização dos partidos, ignorância ou conformismo?

2) A quantidade imensa de votos nulos nas eleições mais recentes. Sinal de quê?

3) A probabilidade de não termos um governo com maioria no final de 2009 e a consequente possibilidade de vermos uma coligação de esquerda no Governo e na Assembleia da República. Será que, numa altura de crise económica e social, vamos ser governados com uma coligação que inclui a esquerda extrema e radical?

4) Ao contrário do que aconteceu por quase toda a Europa, em Portugal foi a esquerda (e centro-esquerda) que tiveram a maioria. Em Espanha, a "esquerda" (digo, o Partido Socialista) também está no poder. Curiosamente foram os dois países que mais sentiram esta crise e nos quais se diz que a crise perdurará por mais tempo. Coincidência?

São apenas alguns assuntos, entre muitos, muitos, outros. Talvez sejam os que mais assustam. E, quando isso acontece, há que reflectir.

3 comentários:

Gustavo Gouveia disse...

enganaste-te no primeiro ponto. Do que eu sei, só um terço é que votou!

António Lopes da Costa disse...

Gustavo,

Obrigado pela correcção.
Tinha escrito ao contrário. Já está corrigido.

Um abraço

maria disse...

1) é tudo junto...

2) sinal do mesmo que leva as pessoas a não votarem...

3) a probabilidade de não termos um governo com maioria é grande, tão grande que o partido que agora está no governo e que quer continuar a governar já conta com a esquerda para lhe dar uma mãozinha...coisa que aliás a esquerda lhe tem feito nestes últimos 4 anos...

4) coincidência, claro! Se bem que incompetência também rima...

São muitos assuntos para reflectir...assuntos que em tempo de férias não dá jeito nenhum pensar...

Bjs :)