sábado, 27 de junho de 2009

O Sporting - Benfica, em juniores

O Sporting é multado se não der aos adversários uma percentagem (10%) de bilhetes. Sendo assim, o Sporting cumpre as regras.
Porque o Sporting cumpre as regras, porque o Sporting dignifica o desporto, porque o Sporting estimula a formação e educação de jovens atletas, hoje, o jogo que poderia dar ao Sporting o título de juniores acabou como todos sabemos.
Adeptos ilegalmente organizados, apoiantes do Benfica, entraram em Alcochete e apedrejaram adeptos de todas as equipas. No meio, muitas mulheres, muitas crianças, alguns idosos. O jogo acabou ali.
Como é possível que aqueles adeptos do Benfica não tenham sido detidos?
Quem pagará os estragos nos carros?
Quem irá ser responsabilizado pelas lesões de várias pessoas? Um adepto partiu a cabeça, outro fracturou o braço.
Perguntam-me: e os adeptos do Sporting? Respondo: se eu estivesse em Alcochete, numa bancada, a ser apedrejado, defendia-me. E a defesa, quando se é apedrejado por delinquentes, é legítima.
Parece que ninguém aprendeu a lição que culminou com a morte de um adepto do Sporting em pleno estádio do Jamor, em 1994.
Assim, como convenço os mais novos a irem ao futebol? Por que razão é que uma pessoa se submete a ser agredida?
É inacreditável que grupos organizados e ilegais entrem em recintos desportivos. E que entrem com pedras, petardos e outros objectos perigosos.
Se foi possível o que aconteceu hoje, quem é que garante que no futuro, as mesmas pessoas, do mesmo clube, não entrarão em recintos com pistolas e desatem a disparar em toda a gente?

O Sporting foi hoje prejudicado porque cumpriu as regras. Para não ser multado. A consequência? Feridos, danos vários, famílias que provavelmente não voltarão a ir ao futebol. Provavelmente, teremos de fazer este jogo decisivo, que nos poderia dar o título, com bancadas vazias, o que só prejudica o próprio Sporting. Mas é o que acontece a um clube que seja cumpridor, educado e que trate os assuntos desportivos com educação, fair-play e elevação.

Foi triste o que aconteceu hoje em Alcochete. Mas mais tristes são as causas e as consequências da pouca vergonha desta tarde.

O que é certo é que começa a ser hábito que se fale cada vez menos de jogo jogado. Sobretudo nos jogos entre Sporting e Benfica. Foi assim no jogo da final da Taça da Liga, foi assim no jogo de juniores. Razões diferentes, um resultado comum: o Sporting sai sempre prejudicado.

3 comentários:

João António disse...

António o que os NN fazem é o reflexo do seu presidente, fazer o que for preciso, mesmo tudo o que for preciso para ganhar! Ou achas foi por obra e graça do espírito de orelha ?
Saudações

Pedro Serro disse...

António: deixa-me dar-te duas informações que faltam ao teu post:
1) o jogo pode vir a ser reatado em campo neutro
2) os adeptos do benfica que provocaram aquela batalha campal não tinham bilhete e entraram porque lá fora havia só 10 ou 15 polícias e estavam a partir os carros às pessoas.

MAS PARA O BENFICA VALEU A PENA PORQUE SÃO UM CLUBE HABITUADA A GOLPADAS!

Anónimo disse...

é como o tijoão da tasca diz e é de lamentar o comunicado do benfica! apetece que para a proxima vamos todos po seixal mandar pedras e balazios e depois dizemos que a culpa é do benfica e que o campo do seixal é um matagal