segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Jamor


A Taça de Portugal só é uma competição menor para quem nunca viu a final da competição ao vivo no Jamor.
A final da Taça de Portugal só deve ser fora do Jamor para aqueles que nunca foram lá assistir a um jogo ao vivo. Pare esses e para os provincianos.
Para mim, que já fui ao Jamor várias vezes, a Taça de Portugal só é especial porque a final se joga precisamente no Jamor, a um domingo à tarde, permitindo fazer um "programa" com amigos, com comes e bebes, na mata. Há polícia a cavalo e grande convívio entre adeptos das equipas. Mesmo nos jogos de alto risco, como um Sporting-Porto, no Jamor, no ano passado, a festa foi feita por todos. Antes, durante e depois do jogo. Antes, todos juntos. No jogo, em bancadas opostas. No fim, uns ficam com a Taça e os outros voltam a casa, levando, na memória, uma tarde bem passada. Mas, quando voltam do Jamor, todos voltam felizes. É sempre único e memorável ver uma final da Taça naquele lugar.
É evidente que o Estádio do Jamor precisa de obras. Por três razões: primeiro, porque apesar da vasta mata cheia de árvores, sabe sempre melhor ter uma casa de banho por perto (dentro e fora do estádio); segundo, porque apesar de normalmente ser uma festa para todos, há sempre claques ilegais que lançam very-lights que matam adeptos adversários e atiram pedras, pela mata fora, a homens, mulheres e crianças que não tenham o cachecol do seu clube; e terceiro, porque o Jamor precisa de fazer as obras necessárias de forma a que a Uefa possa aceitar que aquele recinto passe a ser o novo estádio da selecção nacional de futebol.
Relativamente a esta última razão, creio que o Estádio do Jamor deveria ser o estádio da selecção nacional, onde esta faria os seus jogos no Verão. No Inverno, como o estádio não é coberto (e porque não deve ser, senão deixa de ser o mesmo), os jogos devem continuar a ser realizados nos vários estádios do Euro2004, de forma a descentralizar o futebol (levando-o a todo o lado) e contribuir para a rentabilização desses recintos. Nesse sentido, o Sporting e o Benfica deveriam abdicar de receber jogos da selecção nacional, para que os mesmos se realizassem no Jamor. Depois das obras, que o estádio precisa. E merece.
Independentemente de todos estes fait-divers, gostava de dar um abraço de parabéns aos adeptos, dirigentes e atletas do Paços de Ferreira. Porque, a partir de agora, eles também têm o mesmo sentimento relativamente ao estádio do Jamor. É único! É memorável ir ver a nossa equipa jogar uma final naquele ambiente e naquele lugar. Será um dia que os pacenses jamais vão esquecer. Só foi pena não levarem a taça, recebendo-a directamente do Presidente da República, depois de subirem as escadas no meio dos adeptos. Nem os portistas teriam levado a mal se isso tivesse acontecido.
Quanto ao Porto, aqui deixo os meus parabéns, pela vitória merecida, depois da derrota no ano passado.

Sem comentários: