segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cristóvão, Bento e o modelo de jogo


Paulo Cristóvão colocou em cima da mesa vários assuntos de grande relevância. Um exemplo disso foi a crítica que fez ao esquema táctico de Paulo Bento, que tem merecido muitas e justas críticas. Afinal, como pode uma equipa que forma grandes extremos ter um sistema táctico em não os utiliza? Se, da Academia, saísse um novo Cristiano Ronaldo ou um novo Luís Figo, dificilmente se poderia revelar na primeira equipa do Sporting. Provavelmente seria adaptado para outra posição, como tem acontecido (e mal, na minha opinião) com vários outros jogadores.
O 4x4x2 losângo nunca deu resultados extraordinários. Ganhámos alguns troféus e praticámos, com essa táctica, o futebol "sexy" na altura em que José Peseiro nos levou à luta pelo título e a uma final europeia. Mas uma equipa que ambiciona competir com os grandes clubes europeus (como o Barcelona, o Bayern, o Manchester e também o Futebol Clube do Porto) tem de ter um sistema de jogo próprio, coeso defensivamente, com um meio campo musculado e com uma frente de ataque imprivisivel e eficaz. Com o 4x4x2 losângo somos mais permeáveis, torna-nos mais dependentes do erro do adversário, além de que é um sistema que pode ser facilmente estudado pelos adversários. E se apanhamos equipas de mais alto gabarito, corremos o risco de ser banalizados.
Em mais de três anos de Paulo Bento, o Sporting não tem um sistema alternativo. Não promove os extremos da cantera. E deixou de praticar o futebol sexy e atractivo pelo qual ficámos a ser conhecidos na Europa.
Contudo, Paulo Bento continua a merecer um também justo benefício da dúvida. E merece ter um plantel muito mais forte. Sem penas de pau. E o Sporting tem tido muitos pernas de pau.
Um 4x4x2 losângo exige dois grandes laterais, de valor inquestionável, que sejam indiscutíveis. E, laterais desses, o Sporting não tem.
Outro problema do Sporting são as sucessivas adaptações. Como pode Yannick jogar a 10, Vukcevic estar no lado esquerdo do meio-campo e Moutinho ser o trinco? Para não falar do Miguel Veloso a jogar a defesa esquerdo...
Isso só acontece porque o plantel do Sporting, além de ter uma evidente escassez de qualidade em alguns sectores, também não tem banco, facto que contribui para que, quase todas as semanas, a equipa tenha sempre jogadores a jogar fora da sua posição.
Desta análise, consigo tirar duas conclusões: a primeira é a de que o Sporting precisa de ter um estilo de jogo alternativo, sobretudo para jogar com as grandes equipas; a segunda é a de que o Sporting precisa de se reforçar. De se reforçar bem. E para tal é necessário um grande investimento. Se não for feito agora e continuando a ter de vender as jóias da academia, quando é que o Sporting vai ter um plantel completo, ambicioso e fixado no título? Será que há alguém que pensa que o Sporting consegue abater passivo se não ganhar e se não cativar os sócios e adeptos? Ou vamos estar sempre a jogar um futebol maçador, com o objectivo de ficar no segundo lugar?
O problema das adaptações e da falta de qualidade do platel e, por isso, do futebol praticado não é, no meu entendimento, culpa do Paulo Bento. Ele faz o que pode e, com os recursos que tem, os resultados têm sido positivos.
Voltamos aqui a Paulo Cristóvão. Que foi quem levantou a questão do modelo táctico do Sporting. O que ele apresenta é um treinador com um currículo absolutamente notável. Mas quantos títulos ganhou Eriksson nas últimas épocas? Que feitos alcançou nos clubes e selecções por onde passou? Sem dúvida que se alguém apresentasse Eriksson para treinador do Sporting há 15 anos iria dar uma grande notícia aos sportinguistas. Hoje, já não é tão boa assim. Não há nada que Eriksson possa fazer que Paulo Bento, neste momento e com os mesmos recursos, não consiga superar. Pelo menos essa é a minha opinião. Até que alguém consiga provar o contrário.
É evidente que é uma demagogia dizer que os jogadores devem trabalhar das 9 às 5. Assim como a questão dos ordenados do Presidente e do treinador é completamente irrelevante. Porque quanto mais ganham, mais responsabilidade têm e mais contas têm de prestar aos sócios e adeptos.
Também não concordo com Cristóvão na questão do guarda-redes. Há um ano, o Sporting não tinha. Agora já tem. E é o mesmo guarda-redes, o Rui Patrício, que cresceu ao ponto de, na minha opinião, dever ser convocado para a selecção nacional. Curioso que o clube-referência de Cristóvão é o Barcelona. Que tem um guarda-redes jovem. Que, como Rui Patrício, cometeu muitos erros. Mas evoluiu e hoje é indiscutível na baliza do Barça, como Patrício é o indiscutível guarda-redes do Sporting.
Falar de um regresso de Stojkovic à baliza do Sporting não pode ser para levar a sério. Toda a gente percebeu que é um jogador indisciplinado, que desestabiliza os balneários onde se veste para os treinos e para os jogos. Por muita qualidade que tenha (e tem), entre um guarda-redes e uma equipa, eu prefiro ter uma equipa. Mesmo que tenha de apostar num guarda-redes como menos experiência e formado na casa, como fez o Barcelona.
Sabemos como estão as coisas. E com esta conjuntura não devemos, porque não podemos mesmo, entrar em aventuras. Porque aventuras acontecem todos os anos do lado de lá da segunda circular, com grandes treinadores e grandes jogadores. E os resultados dessas aventuras estão à vista de todos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Para mim, a proposta de Bettencourt é sem dúvida a mais realista! Contudo, vamos deixar que o Sporting continue nesta mísera realidade? No dizer que uma época em que perdemos, again, na final da Taça da Liga (roubados ou não, perdemos), ficamos em segundo sem nunca perturbar, nem de perto nem de longe, o Porto, levamos das maiores humilhações da história do nosso clube, dizer que isto é uma época razoável?! Por amor de Deus! E como é que crucificaram o Peseiro por ir à Final da Uefa e ganhar quase o campeonato, praticando o futebol mais bonito de sempre da nossa história? Paulo Bento não ganha, não joga, não é ambicioso.. Stojkovic? Não sei, dou o benefício da dúvida ao mister! Vuckcevic? Tivemos sorte de não se ter posto a andar! Miguel Veloso? Ainda não foi porque ninguém o quer.. O que interessa ter Paulo Bento, se ele até embirrar com os melhores embirra? Só falta o Moutinho e o Liedson.. Não sei se Eriksson vem ou não, não sei se o Cristovão fala a verdade quando diz que "o segundo lugar nunca será bom para mim", mas a verdade, é que realista ou não, eu já não aguento com o "deixar estar" do SCP, é sempre a mesma coisa.. Vou acreditar no Cristovão, porque quero mudar, porque NÃO QUERO O PAULO BENTO!! Vamos ver se é desta que muda.. O que é que eu queria mesmo? O Pinto da Costa!

verd&branco disse...

Sem ovos não se fazem omoletes! PB com o seu plantel não pode ter grandes resultados. Vejamos:
DE - Ronny (deve ser emprestado com opção de compra), Grimi(deve ser vendido se aparecer alguma boa proposta) - ou seja NÃO TEMOS NENHUM,
DD - Abel (para vender já), Pedro Silva (o melhorzinho só pela forma como sente a camisola), FALTA UM LATERAL DIREITO
Centrais - Carriço (grande), Polga (bom), Tonel (transferível), Caneira (para ficar)
TRINCO - Veloso (para vender para encaixar dinheiro), Roca (para emagrecer e trabalhar), Adrien (para evoluír) - FALTA UM! Na Academia não há?
Médios - Izma, Vuk, Pereirinha, Adiren Moutinho (ficam), Romagnoli (sai), temos grandes lacunas. SECTOR A REFORÇAR e em peso!
Avançados - Liedson, Djaló, Postiga (imprescindiveis), Derlei (depende), Tiui (sai ou emprestado) - talvez possamos reforçar se sairem dois ou ir buscar algum jovem para trabalhar

ou seja, não há ovos para fazer um 11 se jeito! Mas o SCP deve fazer dinheiro, com Stoijkovic e Purovic, além dos que referi! Com o dinheiro das vendas podemos ir buscar belos reforços.

Que é feito do Tiago Pinto? Alguém me sabe dizer? Era boa opção para disputar a titularidade com outro.

Exemplos de reforços? Giovanni do City, Néné do Nacional, Hugo Viana do Valência (a custo zero - compensa os ordenados do Romagnoli e é mais uma boa opção) e mais dois grandes laterais!

MAS PAULO BENTO É PARA FICAR COM O BETTENCOURT PORQUE FORAM OS 2 RESPONSÁVEIS POR TODOS OS ÚLTIMOS TÍTULOS ALCANÇADOS - UM AS TAÇAS, OU OUTRO OS CAMPEONATOS! PODE CONTAR COM OS MEUS VOTOS!

Anónimo disse...

Dinheiro para reforçar o plantel?
Stojkovic - 1M
Grimi - 3M
Tonel - 3M
Abel - 2M
Veloso - 15M
Romagnoli - 1,5M
Dinheiro para pagar a reforços?
Sem os referidos jogadores ainda há os que devem ser emprestados ou saír definitivamante: Ronny, Pedro Silva(?), Tiui, Derlei(?)

No total bem vendidos pode chegar aos 25,5M em vendas + o dinheiro que se poupa em massa salarial. 15M para reforçar o planel não é mau...

guga disse...

Então António? Olha por mim ia buscar o Ricardo Rocha ao Tottenham e o Viana do Osasuna se não me engano (eram mais duas boas opções flexíveis). Depois parece-me que precisa dos bons defesas laterais que tu falas e de mais um ou outro jogador de alta craveira que vendam camisolas e que levem o pessoal ao estádio! De resto tou mais ou menos de acordo ctg e com os comentários!

VIVA O SPORTING E VIVA O ZÉ EDUARDO BETTENCOURT

Anónimo disse...

SÓCIOS DO GRANDE SPORTING,
MAS VÃO VOTAR NA CONTINUIDADE (JEB) DO QUE?
CONTINUAR O QUE?!?!?!?!...

- SEGUNDOS LUGARES?
- CADA VEZ MENOS SÓCIOS?
- CADA VEZ MENOS GAMEBOXS?
- ESTA MENTALIDADE MISERÁVELISTA?
- A VENDER TODO O NOSSO PATRIMÓNIO?
- A DESPREZAR AS MODALIDADES?

MAS VOCÊS ESTÃO TODOS CEGOS OU QUE??????

http://img10.imageshack.us/img10/8762/ppcg.jpg


VAMOS SALVAR O SPORTING DESTES SUGADORES!

VAMOS VOTAR PAULO PEREIRA CRISTOVÃO!

Anónimo disse...

Do que é que se pode esperar de um presidente que nao aceita um "frente-a-frente" que nao aceita uma auditoria externa às contas do SCP... é pq tem algo a esconder!!!

não façam parte da carneirada!!!

PAULO PEREIRA CRISTOVÃO!!!!!

o faxe e ouzo disse...

eu não me identifico mas também tenho um blog(tu sabes quem eu sou) em que me entopem de votos na sondagem e de comentários cheios de calúnias e insultos. O SPORTING SEMPRE FOI UM CLUBE SUPERIOR!

QUEM É ESTA GENTE QUE ANDA A DESTRUIR O QUE DEMOROU MAIS DE 100 ANOS DE ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO PARA SER CRIADO?

OS MEUS VOTOS VÃO PARA O JEB! SPORTING SEMPRE

Anónimo disse...

"QUEM É ESTA GENTE QUE ANDA A DESTRUIR O QUE DEMOROU MAIS DE 100 ANOS DE ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO PARA SER CRIADO?"

Então mas se sabem que estão a distruir porque é que querem CONTINUIDADE?

O Paulo Pereira Cristovao nao foi de certeza, pois nunca foi parte desta direcção chupista... já o JEB...

Klim7 disse...

Só um burro é que ainda nao perebeu que o JEB só quer ir para o scp para enxer os bolsos...

Ideias é 0 e as poucas que tem são plágio do Cristóvão.

Não quer frente-a-frete nem debates com o outro candidato.. vá-se la saber porquê..

Não quer que seja reveladas as contas dos últimos anos de roquetismo, podera deve estar entalado até ao pescoço, e voces sócios LUDIBRIADOS e CEGOS, que PELA PRIMEIRA VEZ VÃO TER ALTERNATIVA A ESTE ROQUETISMO QUE TEM DESTRUÍDO O NOSSO SPORTING, vão votar nele... muito bem...


SL

António Lopes da Costa disse...

Gostava de lembrar ao sr. anónimo que ainda ontem, no Dia Seguinte, José Eduardo Bettencourt disse que sempre teve as contas auditadas.

Gostava de lembrar ao sr.anónimo que o Sporting, há pouco tempo, fez um frente a frente que muitos de vós pediram e que nada se ganhou com ele. Pelo contrário.

Gostava de dizer ao sr.anónimo que José Eduardo Bettencourt disse ontem que a continuidade faz sentido se à realidade que se pretende dar continuidade se juntarem as mais-valias necessárias.

Não chame cego a ninguém. Porque pelos vistos você foi surdo e não ouviu Bettencourt. Deveria ter ouvido.

Agradeço, a todos, o comentário. Vários comentários não foram publicados por conterem insultos ou difamações muito graves. Peço a todos a maior contenção e elevação. Porque, dessa forma, não estão a debater ideias. Apenas a insultar pessoas e a dizer inverdades.

Um abraço