sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Com Sentido


A propósito do que escrevi aqui, leia-se o que escreveu (e bem) o dr. Pedro Santana Lopes no Jornal "SOL", esta semana.

"Podridão

Calúnias e ameaças de campanha

É bom que as pessoas saibam estas verdades antes das eleições, porque depois já ligam menos e fazem sempre interpretações variadas, consoante os resultados.

Imaginem só que o sistema político português chegou ao nível de existir um jornal, julgo que mensal, que é pago, em grande medida, por juntas de freguesia. E esse jornal, supostamente destinado a tratar de assuntos de uma cidade, vai tratando, acima de tudo, de atacar pessoas de um partido, com base nos interesses dos que são ‘inimigos’ dos atacados.

Não digo que seja tudo ‘farinha do mesmo saco’, mas várias das pessoas envolvidas nessas histórias já foram muito próximas ou mesmo muito amigas. Desde há tempos, os que eram subordinados ou colaboradores tudo fazem para destruir aqueles por cuja mão vieram. A velha história da criatura que se vira contra o criador!...

Se falo neste assunto é por dois motivos: em primeiro lugar, porque há dinheiro dos contribuintes envolvido, que deveria servir para outras finalidades; em segundo lugar, pelo facto de se arrastar pela lama da calúnia assuntos tão sérios quanto os do bom nome e da honra das pessoas.

Durante o processo de elaboração das listas, eu e colaboradores meus, fomos inundados com mails e telefonemas tentando impedir a candidatura de um dado presidente de Junta, senhor com mais de 60 anos – dizendo sobre ele tudo o que se possa imaginar, acerca de supostas condenações com trânsito em julgado nas mais variadas matérias.

Ao que apurei, nada correspondia à realidade ou, pelo menos, nada de relevante ou correspondente ao que me havia sido transmitido. Este caso é só um exemplo do que se passa, semana após semana, num processo absolutamente kafkiano. De facto, são tantas as histórias que tantos vêem e sabem e que fingem ignorar…

Tudo isto visa garantir esquemas de poder e de contrapartidas a várias pessoas, ligadas a alguns ‘pregadores’ de moral que por aí pululam. E manda a verdade dizer que é sabido de vários quadrantes partidários que vão mantendo a indiferença na esperança de verem tombar um qualquer adversário às mãos de mais uma infâmia forjada. Tentam que uma notícia em ‘folha de couve’ seja reproduzida em jornal nacional, que, eventualmente, perante a denúncia, haja a obrigação de um inquérito ou de uma investigação e que, assim, possa também haver mais um arguido(a) e, desse modo, mais um lugar numa lista.

Os cidadãos que não estão envolvidos nestas andanças da política não sonham o que, hoje em dia, temos de aturar de falta de escrúpulos de um conjunto de pessoas que se apresentam ‘trajadas’ de puritanas.

Se tivesse provas de matéria criminal, já as teria participado. Para já, tenho a certeza de que se trata de situações intoleráveis, cuja verdadeira dimensão só pude constatar nas últimas semanas. Jornal, queixas, ameaças, calúnias, chantagens, tudo misturado. À atenção de quem de direito."


Pedro Santana Lopes, Equinócios e Solstícios - 28 de Agosto de 2009, SOL

1 comentário:

teresa mendonça disse...

Nem sempre conseguimos limpar bem o pó. às vezes o pano não presta...!