segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A euforia acabou logo à 1ªJornada


Para a maioria das equipas da Liga, o campeonato começou este fim-de-semana. Para a maioria e não para todos porque existe uma excepção: o Benfica. É que o campeonato que os benfiquistas gostam de ver, o único em que o Benfica mobiliza as suas gentes e é sempre campeão já acabou. E acabou, aliás, em beleza graças a uma magnífica vitória de um a um contra o AC Milan. Curiosamente, foi esse o último jogo da temporada 2009/10 em que o Benfica defronta um colosso europeu, na medida em que, mais uma vez, não participa, certamente, na Liga dos Campeões.

Se eu lesse os jornais desportivos, se eu visse os jogos da pré-época, se eu levasse a sério o que diziam os benfiquistas até ao dia de hoje, estaria muitíssimo preocupado. Porque, se eu tivesse feito tudo isso, poderia pensar que o Sporting está numa posição miserável: é uma equipa que falha penalties, que não gastou fortunas em pseudo-vedetas, que pode não ir à Liga dos Campeões, que não joga um futebol suficiente para ganhar.

É que os jornalistas e os benfiquistas iam dizendo isso sobre o Sporting, que estaria em depressão. Contrastando com a euforia do Benfica.

Hoje, por muito que queiram tapar isso, o Benfica não ganha, não tem qualquer hipótese de ir à Liga dos Campeões este ano, gastou fortunas em segundas e terceiras linhas de outros clubes e jogadores sem categoria, manteve o pior dos seus guarda-redes como titular, continua sem um lateral direito, falhou um penalty, empatou em casa contra uma equipa forçada a jogar com algumas das suas segundas opções, etc.!

Mas não era o Sporting que estava mal? Será que um empate contra o Nacional, na Madeira, um resultado assim tão mau? E empatar em casa com o Marítimo? Será que o apuramento para o playoff de acesso à Liga dos Campeões não convence? E os penalties? Não eram o tormento do Sporting? Ou será que o mérito é do guarda-redes que defendeu o penalty do super-Cardozo?

O que eu vejo é um Sporting a crescer e um Benfica que não me consegue convencer. A grande diferença entre os dois clubes de Lisboa está no dinheiro gasto, sobretudo nas últimas três épocas, que contrasta com os resultados: quem gastou mais ficou atrás. O Benfica, com tanto reforço e com um plantel quase só estrangeiro, não vai ser campeão. Mas isso é uma evidência.

O FC Porto parte como favorito. Tem sido sempre assim. O Sporting, estou certo de que demorará tempo para crescer. Precisa ainda de reforços, que encontrará nas últimas oportunidades do mercado, que é a melhor altura para trazer os melhores jogadores. Precisa de um médio e de um lateral direito. Se não conseguir encontrar esses dois jogadores, dificilmente poderá ambicionar ser campeão. A não ser que, em Janeiro, ainda esteja a tempo de o conseguir.

Os outros que fiquem com o estádio cheio e com o maior número de sócios. Mas este ano, como sempre, as contas vão ser feitas no fim. E não agora. Ou ontem. Porque ontem, para muita gente, o Benfica já era o campeão.

Mas não se percebe que o Sporting, estando muito melhor a nível de resultados e de aproveitamento de recursos (muito mais escassos que os recursos do Benfica e do Porto) seja o patinho feio. Porque o Benfica está igual ou pior, mas todos os dias até agora se foi semeando e cultivando uma euforia exagerada e muitíssimo precipitada.

Também sobre o Benfica falou o presidente do Sporting. Em palavras que subscrevo inteiramente. Mas faltou-lhe uma coisa: entre tanta euforia, tanta mobilização, tanto esbanjamento, ao Benfica não lhe resta nada senão a obrigação de ganhar.

Uma última nota: apenas para dizer que, do que vi no resumo do Benfica-Marítimo e no jogo Nacional-Sporting, as arbitragens não poderiam ser mais exemplares. Já o tinham sido na final da Supertaça. Que assim continuem, para bem do futebol e da verdade.

Sem comentários: