quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Um caminho errado, que me assusta


Uma das coisas que mais me assusta é quando existe uma possibilidade de regresso ao pior do passado. Assusta-me ainda mais quando esse regresso ao pior do passado é feito com a aposta em gente muito pouco competente, afastando alguns jovens. Jovens não só de idade, mas também de espírito. Jovens pelos quais, além de carinho pessoal, eu continuo a ter a maior das admirações.
O sangue novo é fundamental, porque, normalmente, os jovens não se perseguem uns aos outros, têm um olhar ambicioso e sonhador (enquadrando-se, por isso, como ninguém), refrescam e trazem dinâmica.
É importante rodearmo-nos por alguém que tenha valores. Mais do que valores, é elementar que aqueles que nos rodeiam tenham escrúpulos. E não façam um convite para dizer que o fizeram. Porque, depois de dada a resposta, não dizem mais nada.
É evidente que estou assustado com a mediocridade de algumas pessoas, que rodeiam outras. Mais do que por isso, estou preocupado porque uma vitória que se adivinhava e que estava a ser construída a pouco e pouco tem vindo a transformar-se numa derrota quase certa.
Será a derrota dos que quiseram estar por estar. Estar para outros não estarem. E assim poderá ser, infelizmente. Caso contrário, a derrota não existia. Era a vitória da ambição, da esperança, da vida, da alma, dos valores, dos escrúpulos, das convicções, de amigos e companheiros, de pessoas que ali estavam com o único intuito de, em equipa, alcançar essa mesma vitória. Para se valorizar, pois claro. Mas, em primeiro lugar, estava (sempre) o todo.
Sem organização, sem disciplina, sem escrúpulos, sem competência, sem amizade, sem palavra, sem gente que ponha o interesse de todos à frente do seu interesse próprio, não pode haver esperança em coisas boas. Tenho pena. Dos que ficaram de fora. Mas sobretudo daqueles que lá estão e não mereciam que o cenário actual fosse uma probabilidade grande de derrota.
Probabilidade grande, sim. Porque, como na imagem, quando a base não é sólida, o mais provável é mesmo o comboio caír.

6 comentários:

IL disse...

Caro Antº:
Ainda bem que conhece jovens, que não são ladrões e 'tachistas'. Eu cada vez vejo mais dessa mediocridade.(Alguns não são jovens mas...)

Tem razão quando diz que vitórias, racionalmente fáceis,se tornam em pesadelos, porque alguns ficam 'loucos' com a sensação de poder. Arrivistas arrogantes, transformam-se em eucaliptos, matando tudo em volta; restringindo "grandes exércitos" a bandos, de apoiantes acéfalos, que repetem esses comportamentos.

Uma guerra é muitas vezes ganha,não pelo exército mais poderoso,mas pelo que tem a noção da justeza, aquele que luta por ideais.

Veja-se Napoleão derrotado pelas milícias de camponeses em Portugal! Não foi o governo,ou o exército oficial,controlado por maçons e que se rendeu -foi a massa da população que defendia a sua casa.

Infelizmente muitos só sabem governar pela concessão do 'tacho' (a incompetentes sabujos),ou pelo terror. É assim há 200 anos. O PPD foi uma organização para transformar Portugal num estado moderno e de direito. Mas o PSD foi "opado". Hoje é apenas uma secção do PS. As provas andam nos media e não vale a pena repetirmo-las aqui.

Só me assusta que os portugueses não possam fugir, pela emigração. Que haja tanta miséria, que em confronto com o espavento dos boys/girls do sistema, haja uma revolução. Das verdadeiras, com mortos, muitos mortos, com a 'limpeza' de todos os filhos do sistema. Não é que eles mereçam o ar que respiram, mas como são bípedes, sem penas -só por isso-não gostava que os corvos se cevassem nos seus cadáveres.

Infelizmente o país real está bem pior do que se imagina e os caminhos que estão a ser trilhados,vão parar ao abismo. Os arrogantes querem lá saber -há bancos cheios de dinheiro português na Suiça e nas Cayman-eles fogem e nós ficamos na Idade Média -cada um cultivando o seu campo...

miguel vaz serra. disse...

Amigo António
Uma amiga chamou-me a atenção para este comentário e perguntou: de que está a falar o António? Eu na verdade li e reli dezenas de vezes e não encontro resposta, assim que pergunto: De que estás a falar neste comentário?
abraço

António Lopes da Costa disse...

Caro IL,

Os jovens são aqueles que refrescam e que trazem o sonho. E conheço muitos jovens cheios de valor (e valores) que têm o sonho de qualquer pessoa nesta fase da vida: ajudar a fazer deste mundo, nem que seja o nosso mundo (aquele que nos rodeia) um pouco melhor.
Mas há outros, que não sendo jovens, o são nessa mesma parte do sonho e da esperança, além do empreendedorismo e reformismo. Esses são fundamentais na política.
É pena que os lugares destes sejam ocupados por outros, que você define. E bem.
Um abraço

Caro Miguel,
Já tive a oportunidade de lhe responder por e-mail. São divagações.
Um grande abraço para si.

teresa mendonça disse...

...divaguemos...é trite ver gente que não se importa de fazer de conta que é solução para um problema que só existiu porque alguém precisava de um complot para se saír menos mal... estou a falar de Isaltino de Morais r daqueles que lhe estão a fazer o geito como por exemplo Carlos Carreiras e Isabel Meirelles.
já disse!

miguel vaz serra... disse...

yes Sir :)

Anónimo disse...

Será mais: Yes, Mam!
E fazer jeitos ao Isaltino, bom ele há tantos -por diferentes razões- que este blog não tem espaço...

Lol, senão enlouquecemos.