quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Twente fez de Alkmaar


Os holandeses dificilmente se vão esquecer do Sporting. Porque, na noite que passou, o Sporting voltou a eliminar uma equipa holandesa no último minuto do jogo.
Quanto ao jogo de hoje, ainda com a garganta arranhada por força do grito do golo, o que posso dizer é que a exibição do Sporting voltou a não convencer. Mas convém dizer que na esmagadora maioria desta eliminatória o Sporting jogou contra uma equipa que estacionou o autocarro à frente da baliza. Convém sublinhar a dedicação e a vontade dos jogadores do Sporting, que acreditaram durante 180 minutos. E o potencial de uma equipa claramente reforçada com Caicedo (apesar de não marcar muitos golos, será, certamente, fundamental), André Marques (muito melhor que Caneira e Grimi), Miguel Veloso (onde é que este Veloso andou?) e Matias Fernandez (com a condição de que terá de ter mais ritmo).
Já se diz que não Caicedo. Caitarde. Mas cai dentro da baliza certa, a tempo de sermos apurados.
Volto a dizer que o Sporting precisa de se reforçar. Pelo menos com um lateral (direito) e um médio (que faça os rasgos, que os nossos não são capazes de fazer). Mas hoje senti uma equipa unida, capaz de construír uma vitória que a moralizará para o futuro. Porque não interessa ganhar os jogos da pré-época quando se vacila nos jogos a sério. Como acontece noutros lados, em histerismos que duram apenas até meados do Inverno.
Disse o conceituado treinador do Twente que esta derrota foi uma lição para a vida. Foi. Mas o anti-jogo ao longo da eliminatória fez por merecer esta derrota. Com os longos minutos gastos pelo guarda-redes, por não haver bola para recomeçar o jogo, pela demora em marcar as faltas, os cantos e os lançamentos, além do tempo (e timming) das substituições.
O Sporting ganhou, sim. Com esforço. Com muito esforço. Tanto como a dedicação e a devoção. Ganhou contra uma imprensa que arrasa todos os dias a equipa. Mas ganhou bem. Ou será que houve outra equipa que, pelo menos, quisesse mesmo jogar?
O Sporting ainda não convenceu. Os críticos, os jornalistas, os treinadores de bancada, os seus sócios e adeptos. Mas venceu. Que era o essencial. E isso, nesta altura, é o que interessa.
Com menos ansiedade e jogando aquilo que sabe, mas reforçado, este Sporting pode perfeitamente continuar a dar alegrias aos seus adeptos. Alegrias tão grandes como a que deu, outra vez num canto, outra vez no último minuto, na noite que passou, outra vez na Holanda. O herói voltou a ser, outra vez, o mais improvável. E, em vez de Rui, foi Rei...Patrício.

3 comentários:

Gustavo Menezes disse...

Que lhe parece um Michel Salgado? 33 anos não é velho, creio

maria disse...

Ganhou e é o que me interessa também :)

Estou feliz desde que o Sporting ganhe...até pode ser por meio golo...

O Sporting teve sorte??? Teve, mas também já merecia um bocadinho dela...além de que fez para a merecer, apesar de não ter jogado muito bem...

Há tantos que ganham apenas por sorte, por magia, na secretaria, porque são ajudados ou por tantas razões que agora não interessam...

Só "lamento" os pseudo-jornalistas da treta...atão não é que um jornal já tinha título para hoje..."Sporting "caicedo" da liga dos campeões..." e estragam-lhes a festa??? Coitados, tiveram que refazer toda a história do jogo...

A sorte faz falta, mas convém trabalhar um bocadinho para a ajudar...

Bjs :)

António Lopes da Costa disse...

Gustavo Menezes, é melhor que o Abel, mas se pudesse ser um jogador para poder resolver esse problema para vários anos, talvez fosse melhor.

Concordo consigo, Maria. Já não há paciência. Mas nesta altura (de pré-época), a euforia benfiquista ocupa todo o espaço. Tudo o resto não presta. Só é pena que tudo o resto esteja a lutar pela Liga dos Campeões ou que já esteja mesmo na Liga dos Campeões. O Benfica...não está...