sábado, 22 de agosto de 2009

Sporting - Fiorentina

Fui do Algarve a Lisboa para ver, de propósito, as minhas duas equipas preferidas: o Sporting, que é o clube do meu coração, e a Fiorentina, clube que sigo há vários anos, de uma cidade (onde apenas estive dia e meio) pela qual me apaixonei.
Vi sozinho, do meu lugar, um grande jogo de futebol. Arrepiei-me com as mensagens de boas vindas das claques do Sporting, com o tocar do hino da competição com as duas equipas lado a lado, com os gritos de "Sporting" dados pelos adeptos italianos. Pensei, várias vezes, que o mais justo passava pelo apuramento das duas equipas.
Contudo, apesar de um jogo espectacular e disputado até ao último segundo, a arbitragem manchou todo aquele sonho que tive o privilégio de poder viver. Não falo da expulsão de Vukcevic. Uma coisa é a lei estar mal. Está. Mas não se pode condenar um árbitro que fez cumprir a lei. O segundo amarelo a Vukcevic foi uma das poucas coisas que o húngaro Kassai fez de acertado durante os noventa minutos.
Não se compreende como é que Gamberini continuou em campo depois de ter agredido um jogador adversário. A Fiorentina jogaria 80 minutos com um jogador a menos (e talvez tudo pudesse ter ficado resolvido) e não jogaria a segunda mão, assim como Daineli (que deveria ter visto o segundo amarelo por falta cometida sobre Moutinho).
Vi ainda um penalty claríssimo, mesmo à minha frente, por falta sobre Liedson. Eu estava na linha do fiscal de linha. Eu vi, ele também. O árbitro provavelmente também terá visto, mas não marcou. Como também não expulsou dois jogadores italianos.
É inacreditável que, depois do afastamento do Vitória na época transacta, o Sporting seja agora privado de jogar na competição europeia que corresponde ao seu valor, graças a uma arbitragem miserável de um senhor terá, de certeza, entrado em campo com a intenção de fazer com que os italianos seguissem em frente.
Foi um nojo de arbitragem o que impediu uma memorável vitória do Sporting e um apuramento tirado a ferros.
Em Florença, o Sporting não jogará contra a Fiorentina. Até porque as boas relações atenuam a rivalidade. Jogará contra todos os mais altos interesses que existem no futebol. Interesses esses que mereciam uma tomada de atitute das várias entidades nacionais dos países que um certo grupo de pessoas trata como a Europa de segunda classe.
Aproveito para dar os parabéns ao Benfica pela vitória e desejar muita sorte ao Nacional. Cada vez é mais importante haver uma união dos portugueses à volta das equipas nacionais. Caso contrário, o futebol português terá ainda menos peso na Europa do futebol.

Sem comentários: