quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Primeiro, os interesses do País



Como tem sido hábito em alturas difíceis, vários meios da comunicação social têm estado entretidos com diversos fait-divers com um objectivo específico: desviar a atenção das pessoas daquela que é a sua preocupação e motivação central – derrotar Sócrates.
Agora, são as listas do PSD. Apenas porque Manuela quis escolher os seus.
Os que no passado recente não a apoiaram também queriam estar nas listas. Reparemos que as listas do PS não eram assim tão apelativas para os supostos opositores internos de Sócrates, tendo mesmo os alegristas recusado a entrada nessas listas.
Porque é que isto acontece? Porque há uma minoria de sujeitos, no PSD como em todos os partidos, mais interessados em arranjar tachos (mesmo que, no passado, não fizessem por merecerem a chamada para cargos públicos) do que em derrotar Sócrates. Sujeitos que, pelos vistos, se revelaram agora.
Por exemplo, onde é que esteve o presidente da Distrital de Lisboa? Porque deveria ter sido ele a pedir publicamente a saída de António Costa da “Quadratura do Círculo” para garantir uma posição de igualdade, assumindo a mesma atitude que Santana tomou em 2001. Não o fez. Mesmo sabendo que essa omissão pode ser prejudicial para o candidato do seu partido da capital do Distrito a que preside.
Talvez tenha andado a votar uma moção de apoio a uma candidatura a Oeiras, à revelia da Direcção Nacional do Partido. Suportando, com isso, a colocação de cartazes, pela secção de Oeiras, de apoio ao referido e suposto candidato. Que afinal já não o era. Fê-lo, sabendo que isso poderia ser prejudicial para a (verdadeira) candidata do seu partido.
O porquê destas atitudes está nos seus apoiantes. Que são os mesmos que tudo fizeram para que Santana caísse. Em Lisboa e no País. E que assumem uma atitude quase vingativa para os seus opositores internos. Que, entretanto, deixaram de o ser, porque respeitam a vontade dos militantes. Como pode este presidente da Distrital apoiar verdadeiramente Santana Lopes? O que fez foi decidir o que já estava irremediavelmente decidido pela Direcção Nacional do Partido. Não apoiou Ferreira Leite. Entrou em guerra com alguns dos seus apoiantes. E juntou-se ao que de pior existe no PSD. Sim, porque repito, no PSD, como em todos os partidos, nem todos estão com os mesmos interesses. Que deveriam ser políticos e públicos e não privados ou particulares.
Quando Carlos Carreiras coloca a possibilidade de se demitir, demonstra que os seus fins eram apenas os de colocar pessoas. Onde é que está o respeito por quem o elegeu? Onde é que está a defesa dos verdadeiros e ambiciosos interesses do Partido e do País?
Em Lisboa, é assim que se explica esta história. E é assim que se alimentam fait-divers. Que só servem para desconcentrar as pessoas daquele que é o desafio de todos – derrotar José Sócrates e o Partido Socialista. E, nas eleições autárquicas, juntar a uma vitória nacional, uma saborosa vitória em Lisboa.
Agora deixemos os fait-divers e canalizemos as nossas forças para derrotar Sócrates. Até porque é isso que o país quer. Trabalhemos para isso. Para uma política de verdade no País. Para uma Lisboa Com Sentido. Os portugueses só têm a ganhar se assim for. E mesquinho é quem não pensa assim.

3 comentários:

rei dolce disse...

Caro Antonio,

sou de DIREITA e militante do PSD há muitos anos.
A elaboração desta lista de possiveis deputados não me agrada nada, mesmo nada. Nomes como:
Pacheco pereira; Helena Lopes da costa; Antonio preto; Couto dos Santos....
a falta de nomes como:
Pedro Passos Coelho; Relvas; Carlos Duarte; NINGUÉM do instituto Francisco Sá Carneiro?! como é possivel?!
foram erros politicos graves, que divivem(outra vez) o PSD nesta recta final, muito mau.

Amigos de direita e militantes do PSD ligaram-me nessa noite e o sentimento era este
" em setembro o CDS vai subir a votação..."

manda quem pode(e MFL pode) vote que quer.

cumprimentos.

luis cirilo disse...

Carlos Carreiras é um personagem menor de toda esta história das listas de deputados.
E que vendo-se completamente marginalizado nas escolhas resolveu disparar em todas as direcções como se o país estivesse ansioso por o ouvir.
Creio que perdeu uma bela oportunidade de estar calado.
E de não se cobrir de ridiculo.
Porque quando vem falar das "velhas práticas" na distrital de Lisboa,querendo com isso atacar antigos dirigentes,parece que se esqueceu de onde vieram os votos que lhe permitiram ser eleito.
De onde vieram e como vieram.
Talvez por isso MFL tenha varrido das listas de deputados os seus (dele Carreiras)apoiantes.
Nisso,irónicamente,associando-se a ele no repúdio das "velhas práticas".
Cuspir para o ar nunca foi grande ideia....

Anónimo disse...

Não vou defender CC, nem tenho de, mas se lermos «primeiro os interesses do país» e levarmos a sério, temos que:
-quem é Antº Preto, senão um advogado mafioso -como tantos que por aí há?
-não tem dom de palavra;
-nunca lhe ouvimos uma ideia;
-se PP disse que os militantes eram dispensáveis e foi dispensado pelos ditos, Preto (e quem o dirige!) destruiram a instituição militante laranja.;
-encheram as secções de inscritos a quem pagam quotas e votos;
-os caciques de tais rebanhos são compensados com milhares de euros TUDO DE MALAS,
-malas dadas por amigos empresários, que continuam, a cometer crimes -como de darem cartas a 500 euros, sem lições, nem exames!
-e que contratados por CM's dão mau nome a pessoas que nem suspeitam, à partida, daquilo em que se metem.

Caro Antº, a srª sua mãe foi beneficiada por MFL, mas isso não lhe tolde o juízo -MFL não presta. É mal-educada, arrogante, numa palavra ARRIVISTA! e NÃO RESPEITA OS ESTATUTOS. Sabe que os candidatos às autarquias são nomeados pelas concelhias? que a nacional apenas tem direito de veto? Sabe que a nacional, ou uma distital, não pode fazer/entregar listas? (com a CP do concelho em efectividade de funções? Nem nomear mandatários? Sabe que o PSD se arrisca a não ter lista aprovada num tribunal por causa de tais disparates?

Claro que nunca esperei mais do que isto: o 1º acto de MFL foi falsificar o registo de militantes...