segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Só o ano é que mudou - parte II

Esperei para ver as primeiras páginas dos jornais, para escrever sobre este assunto.
O Benfica recebeu e venceu ontem o Nacional da Madeira. Num jogo que, a julgar pelo resumo que vi, foi cheio de casos, de jogadas duríssimas e de más decisões da equipa de arbitragem favoráveis à equipa do Benfica.
Depois da vergonha da final da Taça da Liga do ano passado, esta competição não me motiva minimamente. Mas ontem, o que se passou no estádio da Luz, em directo para todos os portugueses, mostra bem como são decididos os jogos de futebol em Portugal.
Um penalty claríssimo dentro da área do Benfica, em que David Luiz atropelou um jogador do Nacional, um pontapé carregado de intencionalidade de Luisão a um jogador do Nacional (já sem bola!), um golo limpo anulado ao Nacional quando estava 0-0, uma entrada duríssima de Maxi Pereira sobre um jogador do Nacional, etc.! É evidente que, entre tantas situações, ficou, naturalmente, um jogador do Nacional por expulsar.
O Benfica ganhou o jogo, é certo. Mas, a jogar com menos um jogador (jogaria 9 contra 10), a perder por 1-0 e com um penalty a favor do Nacional, duvido que o Benfica fosse capaz de ter sequer empatado o jogo.
2010 começa como acabou 2009. Com o Benfica a ser levado ao colo. Com atentados sucessivos à verdade desportiva. Com uma Taça da Liga que é, simplesmente, vergonhosa. Para ser simpático.
No futebol português, só o ano é que mudou. Porque a "porcaria" continua a ser a mesma. E continua a ser branqueada por uma simples razão: o lucro!

11 comentários:

Martinho Sousa disse...

Toni o golo do Nacional está em fora de jogo (vai ver à wikipédia a lei do fora de jogo).O Luisão deveria ter sido expulso , tal como o Amuneke.O David Luiz entra com dureza sobre o jogador do Nacional mas corta a bola com o joelho esquerdo.A entrada do Maxi não vi portanto não me pronuncio.Existe também um penalty duvidoso sobre o Fábio Coentrão que não foi assinalado.
2010 começa de facto como acabou 2009 - a imprensa , sportinguistas e portistas a tentarem fazer passar a imagem de que o Benfica é benefeciado.

Bom Ano,
Sousa

António Lopes da Costa disse...

Sousa, um Feliz Ano também para ti e para a tua família, incluíndo ao novo elemento que entrou no ano passado.

Um abraço

Tiago Mendonça disse...

António,

Antes de mais um excelente ano para ti e para os teus.

Quanto ao jogo, não vi grande parte do jogo. Não vi o golo anulado do Nacional, não vi o penalty do David Luiz nem a entrada do Maxi. Vi o lance do Luisão, e em limite, deveriam ter sido expulsos os dois jogadores, porque um homem do Nacional agride primeiro o jogador Benfiquista. Mas admito, porque não vi, que o Benfica tenha sido beneficiado nesta partida. Mas não o tem sido. Este ano dos "quatro" grandes (existe um blogue que acompanha esses jogos e vai contabilizando os erros com influência directa no resultado - é subjectivo mas é melhor que nada) Benfica e Sporting foram prejudicados, Braga e Porto Beneficiados.

De todo o modo, o ano de 2009, acabou com uma roubalheira no Estádio da Luz, ante o Futebol Clube do Porto. Aquele penalty do Rodriguez, é bem mais escandaloso, do que por exemplo, assinalar-se o penalty a Pedro Silva.

A questão da Taça da Liga é sempre chamada à colação. De facto, nesse jogo, o árbitro comete um erro grave com influência no resultado. Mas durante todo o jogo, sistematicamente, beneficiou o Sporting.

Eu consigo distinguir bem entre erros, que podem acontecer, com um golo mal anulado por um offside quase em linha, um penalty duvidoso de bola na mão, enfim, erros, importantes, mas isolados no decorrer do jogo. Ou seja, há que distinguir entre arbitragens manhosas, tendenciosas, recheadas de pequenas faltas e faltinhas que vão empurrando a equipa prejudicada para a sua baliza e erros isolados, que, por muito que nos custe, acontecem.

Na Taça da Liga, com o Sporting, foi isso que sucedeu. Um erro, após um jogo em que Lucilio favoreceu o Sporting, com influência. Incompetência? Talvez. Dizer-se que foi de propósito é que acho que já não é correcto. De todo o modo, esse golo abriu a possibilidade de um prelongamento (com 30 minutos para o Sporting provar a sua pretensa superioridade) e uma desempate por grandes penalidades.

Mas enfim. Um dos lances que mais me impressão meteu, e já escrevi sobre isso, é o de Henry com a mão. Já escrevi que me meteu nojo. Mas acredito, que o árbitro não tenha mesmo visto.

O que não pode voltar a acontecer é o que aconteceu no tempo do penta portista. O campo estava inclinado.

E acho que Benfica e Sporting, como já o fizeram no passado, deveriam falar a uma só voz, para acabar com o verdadeiro sistema.

Um grande abraço e um excelente 2010!

Petinga disse...

Tiago Mendonca,

Essa agora foi mesmo a melhor. Lamento informar, mas se houve coisa que na final da Taca da Liga o Lucilio Baptista NAO FEZ foi beneficiar o Sporting. E se essa e a nova "verdade" que os benfiquistas inventaram para lhes cair melhor a Taca da Liga no goto, entao nao vale sequer a pena comecar a discussao.

Esqueces-te de um simples facto: com esse penalti inexistente (e que o proprio Lucilio admitiu nao ter "visto") ocorreu tambem uma expulsao, e uma equipa que estava a alguns minutos de erguer um caneco se viu de repente obrigada a jogar com 10 contra 11 durante o prolongamento que referes (com "o"), por um erro grosseiro e que, a luz do que disse o Lucilio nos dias que se seguiram, so pode ser entendido como premeditado. Se conheces alguma coisa sobre a importancia da forca animica e os efeitos psicologicos em futebol, sabes que o impacto que essa decisao teve se estendeu bem para alem do "ah ok, foi so um penalti inexistente para ajudar o Benfas, bora la marcar outro golo".
O triste da situacao e que o Sporting estava a dominar facilmente o jogo. Mesmo estando ja na fase descendente do percurso-Bento.

Nao sei se o "verdadeiro sistema" de que falas e o que deu ao Benfica o seu ultimo titulo de campeao (e que parece ir ajudando providencialmente os da Luz a manterem o passo com o Braga na classificacao esta epoca). Porque nesse caso, confesso que prefiro que o Sporting fale por si, ja que esse parece ter sido o resultado da ultima vez em que "os clubes de Lisboa se uniram a uma voz contra o Porto". De resto, e essa a estupidez do meu clube: esta emparedado entre aliancas com o Porto, que o rebaixam a subserviencia, e pseudo-aliancas com o Benfica, que a primeira oportunidade aproveita para roubar tudo e todos, porque infelizmente nao tem dirigentes a altura (como por exemplo quando o Luis Duque la esteve). Mas isso sao outras historias.

Cumprimentos Antonio, e Bom Ano

António Lopes da Costa disse...

Sem dúvida. O Sporting não tem nenhuma obrigação de ter de jogar com menos um jogador e de ter de marcar dois golos para ganhar uma competição só porque alguém assim o quis.
O erro de Lucílio foi grosseiro. Uma coisa é não se marcar uma falta porque não se viu. Outra é marcar penalty numa falta que não existe e que, ainda para mais, foi fora da área.
E digo mais. O erro foi premeditado. Porque foi confirmado por um senhor, a 50 metros do lance(que, para agir dessa forma, tinha de ter a certeza absoluta).

É mentira, mentira(!) mesmo, que o Lucílio tenha beneficiado o Sporting. Pelo contrário. Eu fui ao estádio e, aos dez minutos (se calhar nem tanto) comentei com o meu primo que aquilo estava viciado e que os amarelos às entradas duríssimas dos jogadores do Benfica estavam a ficar no bolso.

O jogo está, certamente, gravado e poderemos, se for caso disso, rever todas as imagens. Com maior frieza, poderás reconhecer o que, com a emoção do jogo, um adepto de equipa que está em campo não se consegue aperceber.

Provavelmente, não viste, Tiago, mas em Alvalade, neste último jogo, houve um lance em que Adrien foi agredido com uma "chapada". O jogador do Braga levou amarelo. O Adrien, por ter sido agredido, também.

Eu sei que há razão para se mostrar sempre amarelo ao Adrien. Porque os amarelos acumulados dão lugar a um jogo de suspensão. E o Adrien, pelo que tem jogado e pelo espaço que tem dado ao Veloso, assuta.

Quanto ao resto, estou de acordo com o Petinga. O Sporting não deve estar do lado do Benfica nem do lado do Porto. Seria diferente se o presidente do Benfica fosse José Eduardo Moniz, por exemplo. Mas não devemos fazer acordos com gente que luta, num nojento "vale tudo", pelas vitórias.

Se o Sporting sabe alguma coisa, pois que denuncie, como fez. E não faça como o Benfica, que actuou de uma forma reprovável no pós-final da Taça da Liga, que pressiona constantemente os árbitros e quem os dirige e que se aproveita de comportamentos que não foram os seus.


Um Bom Ano para os dois

Manú disse...

antonio essa historia do adrien ja vi que pegou moda. adrien chuta a bola para longe do local onde vai ser marcada a falta. isso tambem da direito a cartao amarelo! nao vamos fingir q nao vimos as coisas, fica muito mal! ou, se nao viste, vai ver que eu nao minto!

quanto ao benfica ser levado ao colo, entristece-me como benfiquista estar a fazer umas das melhores epocas desde q nasci e que queiram confundir isso com ser levado ao colo, que foi coisas que o porto foi para atingir a hegemonia nos ultimos 20 anos!
o benfica pode ter sido beneficiado em alguns jogos estes ano, como os outros ja o foram tambem. e prejudicado como os outros ja o foram.
vamos ser serios e nao confundir as coisas e tirar o merito que o benfica tem tido.
o benfica foi superior ao nacional no jogo de ontem, obvio que foi beneficiado, mas o futebol praticado foi bem melhor pela parte do benfica.

chega a ser irritante dizeres que houve uma data de coisas a favor do benfica e depois que obvio que houve uma coisa q beneficiou o nacional como se fosse premeditado para balancear as coisas. porque achas isso e nao achas que os erros sao humanos?

SAO OS TRIPEIROS QUE VICIARAM O FUTEBOL NOS ULTIMOS ANOS! ABRE OS OLHOS E PARA DE CRITICAR O BENFICA QUE SO ESTA A FAZER O SEU TRABALHO!

Manú disse...

e gostes ou nao o filipe vieira desmascarou muito do que o porto fez e desportivamente nao é corrupto! nao percebo porque essa coisa toda contra o lfv que ate se da bem com o vosso presidente.

o nojo do nosso futebol é o porto!

Manú disse...

so mais uma coisa, nunca mais te vi envolvido nas discussoes do settore. está bem vivo aquilo agora, aparece por la para mandar achas para a fogueira!

todos os outros leitores estao convidados obviamente

www.sectorofensivo.blogspot.com

abraço e bom ano

Tiago Mendonça disse...

António e Petinga,

Da análise que fiz do jogo da Taça da Liga, em minha opinião, repito que é apenas a minha opinião, no global dos 90 minutos, o Benfica foi prejudicado mais vezes que o Sporting.

O erro de Lucilio é grosseiro, prejudicou objectivamente o Sporting. Sem dúvida. Mas cumpre separar as duas coisas.

Quanto a este ano, concordo com o Manu. O Benfica está a praticar um futebol estrondoso. Provavelmente, em especial até Novembro, era a equipa a praticar melhor futebol em toda a Europa (mais uma vez é mera opinião). Levado ao colo nem pensar.

Quanto ao Sporting, e digo-o com sinceridade, espero que rapidamente se consiga reabilitar e tenha possibilidade ainda de lutar por marcar presença na Liga Europa do próximo ano, porque um Sporting forte é bom para o Futebol Português.

Petinga disse...

O Benfica joga bem esta epoca? Pois joga. Mas o Sporting do Mirko Jozic tambem jogava que se fartava e ficou em 4o lugar...

O facto de a equipa A jogar melhor do que os adversarios nao justifica, por si so, que se marquem penaltis inexistentes a favor de A. Ou que os golos limpos a favor dos seus adversarios sejam anulados.

Nao vale a pena comentar muito mais. Mas conheco benfiquistas suficientes para saber que essa fabula da Taca da Liga 2008/09 que o Tiago Mendonca provavelmente repetira ate a exaustao deve ser uma invencao recente - porque nao ha UM SO dos que conheco que se orgulhe da forma como a dita foi ganha.

PS: Afinal o Porto e que e o nojo do nosso futebol? E quem e apanhado em escutas a combinar arbitros e o que, entao?

Ja escrevi isto algures nessa blogosfera: NINGUEM em Portugal parece interessado em fazer beneficiar o futebol portugues no seu todo (de ha 30 anos para ca). O que as pessoas querem e que o seu clube ganhe mais que os outros, vendendo a propria mae se for preciso (e enchendo os bolsos sempre que possivel). E os adeptos vao na cantiga: afinal de contas, as vitorias sao o opio do povo...

António Lopes da Costa disse...

Petinga,

Curiosa a referência a Mirko Jozic. Porque foi, na minha opinião, o melhor treinador que passou pelo Sporting desde que gosto de futebol.