domingo, 3 de janeiro de 2010

Só o ano é que mudou


Não sei se é uma característica dos portugueses, mas temos este hábito de vermos, em primeiro lugar, o lado mau da realidade.
No outro dia, numa viagem que fiz pelos meus links, vi uma votação para eleger o pior que aconteceu ao Sporting em 2009. Mas porquê o pior?
Ouço, todos os dias, reacções a discursos ou a intervenções em que, em vez de se aceitar os conselhos e as críticas, se entra logo numa lógica de conflito. Mas porquê?
Numa pausa que faço agora para descansar de horas seguidas de estudo intensivo, ligo a televisão e vejo que está a dar o "Eixo do Mal". Mas porquê do mal?
Bolas! Entrámos num novo ano, ouvimos ontem uma magnífica declaração do nosso Presidente da República, não está na altura de cortar um pouco com o lado negativo do passado? Pelo menos, no que for possível!
Será que nos temos de render ao pessimismo daqueles que, por serem (demasiado) pessimistas, têm sempre tempo de antena?
Eu não queria ser como o engenheiro Sócrates. Aliás, de comum, apenas teremos o facto de nenhum de nós ser verdadeiramente engenheiro! Não queria falar, nem ouvir falar, de um país das maravilhas que não existe. Mas começou agora um ano novo, logo depois de uma quadra natalícia, e será que temos de gramar sempre com a mesma coisa?
Quando é que a SIC Notícias muda o "Eixo do Mal" para o Eixo do Bem e substitui a fanática e os fanáticos que lá estão por pessoas mais independentes, que possam promover um debate político interessante e de bom humor? Já chateia esta aversão que estas pessoas têm a algumas pessoas do PSD! Já não se aguenta esta obsessão que têm por algumas pessoas, que fazem entrar sempre no debate de forma completamente descontextualizada!
Tinham um óptimo programa na "SIC Mulher", que era o "Prazer dos Diabos", feito por pessoas do humor e muito mais independentes. Pelo menos não eram nem loucos nem fanáticos.
Agora estamos condenados à banalidade, à mediocridade e aos fundamentalismos. Na política, na Justiça, na comunicação social...
E que grande oportunidade, esta que se desperdiçou para mudar a grelha!...
O ano mudou. De 2009 para 2010. O resto, infelizmente, continua igual. E agora só me resta mesmo mudar de canal!

Sem comentários: