domingo, 31 de janeiro de 2010

Risco Alegre


Com Manuel Alegre, parece-me evidente que em Portugal o risco de se ter um Presidente da República com o apoio, inequívoco e incondicional, do Bloco de Esquerda é superior do que se a escolha tivesse passado por qualquer outro candidato.
Parece-me também evidente que será muito difícil a Alegre conseguir derrotar Cavaco Silva, facto que, a acontecer, só seria possível numa segunda volta. Apesar de ser muito difícil e de eu não acreditar muito que venha a acontecer, ainda assim, não deixa de ser possível. Parto do princípio, ainda não confirmado, de que Cavaco Silva se irá recandidatar para segundo mandato.
A conjuntura é dura: o desemprego está nos dois dígitos, o défice está também perto desses dois dígitos, a dívida do Estado compromete já, e de forma bastante séria, as gerações de portugueses que ainda estão por nascer. Politicamente, a esquerda extremista e radical tem um peso muitíssimo superior do que nos países modernos e desenvolvidos da Europa e do Mundo. O partido de Governo não tem maioria absoluta na Assembleia da República. É certo que seria melhor se houvesse, nestas circunstâncias, uma maioria absoluta de apoio à política do Governo. Mas tendo em conta que, neste momento, o partido de Governo é o Partido Socialista, a maioria relativa parlamentar, a julgar pelos últimos anos (e correspondentes resultados), acaba por ter de ser vista como um cenário menos mau.
Será esta, certamente, a conjuntura do país quando houver Presidenciais, em 2011.
Mas será que Portugal, com esta conjuntura, "sobreviveria" com um Presidente da República de esquerda? Seria viável um Portugal com um Presidente que teve, em primeiro lugar, o apoio do Bloco de Esquerda?
A candidatura de Alegre deve ser vista, pelos portugueses, como um grande risco. Mais um risco que nós, portugueses, correríamos. É um risco Alegre, que não traz rigorosamente nada de alegre para o país. Pelo contrário, até.
E este é um cenário. Pouco provável, é certo. Mas possível. Normalmente, quando se quer fugir das perguntas, os políticos dizem que não falam de cenários. Pois que não fujam a esta questão nem deixem de avisar os portugueses do cenário de um país com este Risco Alegre. É que não poderia haver pior altura para riscos.

1 comentário:

Anónimo disse...

ACHA QUE OS PORTUGUESES, VÃO VOTAR NUM DESETOR E TRAIDOR DA PÁTRIA?FUGIU DA TROPA EM NAMBUANGONGO PARA A ARGÉLIA E AÍ PASSOU INFORMÇÕES IMPORTANTES À UNIÃO SOVIETICA. SIM PORQUE, ELE NA ALTURA JUNTO COM PITEIRA SANTOS ERAM DO P.C.P
ESTE É MAIS UM HEROI NACIONAL