sábado, 24 de abril de 2010

Acordar tarde


O PSD perdeu as eleições legislativas de 2005 e 2009 porque falou verdade aos portugueses.
Em 2005, estiveram em discussão, entre outras coisas, a possibilidade de aumento de impostos, o aumento da idade de reforma e a colocação de portagens nas SCUT's.
Julgava o PSD, há cinco anos atrás, que essas três medidas seriam importantes para o reequilíbrio das contas públicas.
De 2005 a 2009, o PS incumpriu várias promessas de 2005, aumentando os impostos e a idade de reforma.
Foi preciso chegar a 2010, numa altura em que Portugal é um problema sério que a Europa tem para resolver (frequentemente comparado à Grécia), para que Sócrates rompesse com uma das suas promessas de 2005 e colocasse portagens, sem critérios, nas SCUT’s.
Parece-me evidente que estas medidas não seriam as únicas que poderiam evitar o mergulho de cabeça nesta crise económica com precedentes distantes em Portugal. Teriam de ser acompanhadas por reformas de fundo, como aquela de que ouço falar desde que sou vivo, na função pública.
5 após a primeira vitória de Sócrates, em 2005, os portugueses têm agora duas certezas: não podem voltar a caír na tentação de votar em quem promete as facilidades e que, se tivesse sido o PSD a governar desde 2005, o país estaria bem melhor.
Pois que apliquem na prática as certezas que tivemos e que desafiem o PSD a voltar ao Governo do país. Para resolver o caos que os socialistas, faltando à verdade, nos deixaram.
Como em 2005 e em 2009, o interesse nacional volta a impor um Governo social-democrata.

1 comentário:

Tite disse...

Políticas àparte, não estará na hora de colocar o país inteiro a sustentar a crise, neste momento apontada por todos a nível internacional?
Já cansa os portugueses mouros andarem permanentemente a pagar para o país do norte desafogado.

É um ponto de visto de quem não quer ser político mas justo.

Rugidos de desespero