quarta-feira, 21 de abril de 2010

O melhor treinador do mundo


Ainda não vou falar do Paulo Sérgio.
Lá iremos com mais calma. Noutra ocasião.
Mas ficou, hoje, confirmado o que, ontem, disse Guardiola: Mourinho é o melhor treinador do mundo.
Sei que ainda não passou. Que vai ser muito, muito difícil estar na final da Liga dos Campeões. Até porque basta um abrir e fechar de olhos para que o Barcelona marque dois golos.
Mas Mourinho conseguiu o que nenhum outro treinador conseguiu, o que nenhum outro treinador conseguiria: afastou, sem espinhas, o Chelsea, líder da Liga Inglesa, que foi, recentemente, ganhar a Old Trafford.
Fê-lo num jogo inteligente em Milão, onde ganhou vantagem. E num segundo jogo, que foi perfeito, em Londres, onde não se limitou a guardar a vantagem. Ampliou-a.
Hoje Mourinho ainda fez melhor. Recebeu a melhor equipa do mundo (que é uma das melhores equipas de todos os tempos) e venceu-a com uma margem (ainda muito perigosa) de dois golos de diferença.
Pode perder a Serie A para a Roma, pode ser eliminado na Catalunha ou perder a Champions League em Madrid, pode ser empurrado para fora da Taça de Itália. Pois pode. Há mais probabilidades, do ponto de vista matemático, que Mourinho, esta época, não ganhe nenhuma competição.
Mas quem viu o Porto e o Chelsea de Mourinho e quem vê este Inter em campo, sobretudo nestes jogos mais difíceis, só pode ter respeito e admiração por este treinador. Porque tem tentado desmentir a matemática. E tem sido inacreditavelmente bem sucedido.
Por alguma razão, os ingleses lhe chamaram o "special one".
É que Mourinho é o rei da táctica. É o mestre do banco. É mesmo o melhor treinador do mundo.

3 comentários:

Tite disse...

Totalmente de acordo.

E eu que o achava arrogante, passei a admirá-lo porque o seu valor é inegável.

Tem todos os motivos para ser vaidoso em fazer bem aquilo que estudou e estuda para o fazer.

Assim, até eu sinto orgulho em ser sua compatriota.

Rugido orgulhoso

Senti disse...

Realmente é verdade.este senhor é grande,Talvez nãoo como "pessoa" mas enquanto treinador,realmente é o melhor.
Muito devido á sua maneira de ser não o considero talvez boa pessoa por dizer tudo na cara,mas na verdade é isso que faz dele ser o melhor treinador do mundo.

Anónimo disse...

Esperemos que un nuevo "milagro" ocurra en el Camp Nou.......