terça-feira, 13 de abril de 2010

Este é especial


Este, da fotografia, é especial.
Porque só vê depois dos 90 minutos.
E consegue ouvir, nos 90 minutos, como nenhum outro.
É diferente dos outros.
Porque Paraty viu e fez que não viu.
Lucílio fez que viu o que não existiu.
Este é diferente.
O Benfica ganhou este campeonato no jogo da Madeira, em que este senhor expulsou um jogador que nada fez.
Expulsou-o por palavras.
Foi o ponto de partida para uma das goleadas que o Benfica deu nesta época.
Daquelas que, além da expulsão de jogadores adversários, o Benfica teve direito a penalty e tudo!
Este senhor, o da fotografia, foi o que elaborou o relatório do Hulk.
É o homem do túnel.
Viu e ouviu o que quis ver e ouvir.
Não viu e não ouviu o que não dava jeito.
Do que quis ver e ouvir, fez um relatório. O que privou o Porto de Hulk e a Liga Portuguesa de um dos seus grandes jogadores.
Pergunto agora, sobre o jogo de hoje:
Vai pôr no relatório que Javi Garcia tentou dar um pontapé no João Moutinho?
Vai pôr no relatório as sucessivas simulações de David Luiz, Aimar e Cardozo, que não puniu?
Vai pôr no relatório o murro que Luizão deu no Tonel, num canto, no ângulo de visão do árbitro e do fiscal de linha?
Vai explicar, nesse relatório, por que razão não expulsou, como tinha expulsado o jogador do Marítimo, o Carlos Martins, que protestou de joelhos, e o Di Maria?
Vai pôr no relatório que, depois de ter dado um murro no Tonel, o Luizão entrou de carrinho, por trás, com o jogo parado e sem bola sobre o Liedson e que apenas levou o cartão amarelo? Menos grave foi aquela falta do João Pereira, junto à linha lateral, em que o jogador do Sporting foi expulso, por um desses senhores que apita, logo aos dois minutos...
E não, senhor João Ferreira, o Luizão não escorregou!
Vai pôr no relatório que Coentrão, que fez uma entrada por trás, apenas levou o cartão amarelo?
E dizer, nesse mesmíssimo relatório, que o pontapé que David Luiz deu ao Matias Fernandez passou impune?
Este árbitro entrou em jogo quando o Sporting dominava, foi conivente com as simulações, agressões e faltas grosseiras, e empurrou, daí para a frente, o Sporting para trás. Tal e qual como disse o João Moutinho.
Obviamente, enquanto sportinguista, creio que o Sporting não deve falar com este tipo de gente. Este campeonato, desde a primeira jornada, que foi uma vergonha. Tal e qual como disse o Costinha.
Não fui à Luz porque o árbitro era este senhor e porque o Sporting não podia jogar com o Izmailov. Que fez menos do que o Luizão fez hoje. E não jogou hoje porque foi expulso pelo sócio do Benfica, Pedro Proença.
O senhor da fotografia, tal como o Pedro Proença, o Lucílio e alguns outros, numa liga normal, não voltavam a apitar um jogo de futebol.
Cá em Portugal, não só apitam como são determinantes. Porque decidem campeonatos.

27 comentários:

Tomás Pipa disse...

António, este senhor também não viu o que todos vimos. A mão de Ronny!

Anónimo disse...

Este senhor também não viu o Petit a cuspir-lhe na cara no Bessa...

Anónimo disse...

"O jogo na minha opinião resumiu-se a dois minutos da segunda parte. Houve uma entrada dura em que o árbitro disse que o Luisão escorregou." (João Moutinho)

Acho que diz tudo!

Anónimo disse...

VERGONHA era o que este senhor devia sentir...e como tal devia retirar-se da arbitragem... mas isso não pode ser e sabem porque?? porque assim o benfica jamais era campeão....este é como o senhor pinto da costa diz o campeonato dos tuneis!! Vergonha nacional.... Isto é levar o benfica ao colo!!!

Unknown disse...

Um gajo vai à bola e tem de vir a correr para casa porque esses senhores do SLB e o joão ferreira costumam armar das suas nos túneis depois do jogo!
Ainda não deu nada na televisão! Alguém já viu se hoje meteu túnel? Esta é a liga das fantasias mas o futebol português vai continuar assim!

Guarda Abel disse...

ULTIMA HORA: Direcção do SLBenfica decide que os festejos do título vão continuar a ser no Marquês, mas em vez de ser na rotunda, vai ser junto ao túnel.

Zé Maria S. Nunes disse...

Três pontos:

Primeiro ponto - acho que o Sporting fez bem em adiar o jogo.
Segundo ponto - acho que o Sporting fez bem em não fazer barulho aquando da nomeação do árbitro.
Último ponto - tendo em conta que não prevaleceu o fair-play e a verdade desportiva, o Sporting deve entrar em blackout até ao fim da época.

Zé Maria S. Nunes disse...

(Desculpa mas tinha só de explicar o terceiro ponto pq achei q não tava muito bem.)

O que quero dizer é que o Sporting fez o que devia ter feito e isso não é ser anjinho pq é fazer o que está certo e de acordo com os nossos valores centenários. Fizemos tudo bem mas não nos respeitaram, nao corresponderam ao termos sido clube bom para os outros e por isso defendo o blackout.
Também é verdade que a época foi muito desastrada por parte do presidente - plantel e treinador medianos.
NA NOSSA PIOR ÉPOCA NÃO FICÁMOS EM 6º LUGAR.

Jinka disse...

Agora que isto está vivaço queria fazer-vos uma pergunta pouco ou nada relacionada com o assunto. ora a questão é o seguinte: porque é que nas outras modalidades metem sempre por exemplo 12-5 (5-1 ao intervalo)...para que interessa o resultado ao intervalo? alguem me sabe dizer?

Anónimo disse...

este texto está bom. Apenas se tem falado da entrada do luisão. mas é bom que se acrescente o murro que ele deu ao tonel. assim como a agressão ao joão pereira, que depois de sofrer uma entrada por tras ainda levou um pontapé na cara, lance que a sportv fez o favor de não mostrar. aqui já eram 3 vermelhos e depois ainda temos os atropelamentos ao moutinho, um deles na área. simulações sem conta, etc, etc

guerreiro disse...

sabes o que te digo?
o mesmo que o zahovic disse um dia sobre o benfica: "eu quero é que o benfica se fo**."

SL

Anónimo disse...

António:

Tens mais em comum com o Costinha do que o Cost(inh)a, nenhum de vocês dá uma palavra de parabéns ao Benfica.
O Benfica ganhou porque foi melhor durante uma hora inteira de jogo e não foi por causa do árbitro. Claro que com 10 podia ter sido diferente como foi diferente ter jogado contra 10 em Alvalade mas não sabes nem eu sei se o Sporting ganhava o jogo.
Disseste-me em Fevereiro pela primeira vez que o Benfica ia ser campeão, que tudo já estava decidido e que tinha sido com a ajuda deste João Ferreira.
Estava mesmo à espera que te viesses desculpar desta derrota por ter sido este o árbitro. Nós não temos culpa que vocês sejam anjinhos...de qualquer modo, o Benfica não foi levado ao colo e é o campeão nacional com todo o mérito contra tudo e contra todos!
Mudem de presidente!

FM

Martinho Sousa disse...

Se eu não tivesse visto o jogo achava que o resultado justo era 0-3 pois o Benfica acabava com menos de 7 jogadores em campo.Já agora obrigado por participarem na festa

Anónimo disse...

Andaste imenso tempo a dizer que o Sporting ia ganhar o jogo com um ou dois golos do Grimi...mas não! Foi CARDOZO E AIMAR, a nossa dupla! Rendam-se ao nosso futebol!

Rui Cunha disse...

Eu quero que o Benfica perca sempre.
Quero que o Sporting ganhe sempre.
Nos jogos entre Sporting e Benfica, quero isso muito mais. Estou de rastos.

Fomos eliminados da Liga dos Campeões por uma arbitragem escandalosa em Alvalade e a dualidade de critérios não fez que perdessemos o campeonato, mas que o Benfica o ganhasse. Exemplos? Fora o castigo do Hulk e do Vandinho, o Benfica-Nacional, o Guimarães-Benfica, o Leiria-Benfica, o Benfica-Porto, o Benfica-Sporting e o Marítimo-Benfica. 15 PONTOS é o que está em discussão.

Mesmo assim, tendo em conta os 2 campeonatos que nos roubaram nos últimos 6 anos, mais vale que seja o Benfica a ganhar. É que para o ano ficam a ver navios...e aproveitamos o tempo daqui até Agosto para aproveitar as outras coisas boas da vida, como tu dizes!

VIVA O SPORTING!

Manú disse...

antónio pelo que vejo estás a optar por nao responder aos comentários, talvez por falta de tempo nao sei.

mas gostava so que me respondesses se viste o penalty que o carlos martins protestou de joelhos? viste ou nao a mao do carriço tirar a bola da direcçao da baliza?
é incrivel a lata que tens para pedir o cartao para o carlos e nao falar do penalty, ganda risada!

gostava tambem que me respondas se viste o miguel veloso saltar com o kardec e cravar lhe os pitons na perna? diz me so se viste. viste?

falando de outro jogo, ouviste o que o jogador do maritimo disse ao joao ferreira no jogo dos barreiros? desculpa mas nao posso admitir que ponhas no meio do texto argumentos falaciosos para o encher e tentar provar que foi tudo a favor do benfica. tu nao sabes que o que ele disse ao joao ferreira. nao sabes o que se passou no tunel tambem (a unica coisa que viste foi o que eu vi e isso foram as agressoes!). pa nao consigo percebo entao porque nao te insurges contra a vergonha que se passou em braga contra o guimaraes. isso prejudicou o benfica!

espero sinceramente que respondas com frieza e imparcialidade às perguntas que te fiz. e vais ver que o campo nao tem estado assim tao inclinado.

João Faria disse...

Este "senhor" já deu mais que provas do seu anti-sportinguismo e benfiquismo primário. É um dos piores àrbitros em Portugal, e não duvido que foi escolhido a dedo. A entrada do Luisão não dar vermelho é das coisas mais inacreditáveis que eu já vi no futebol..

Eu estive lá, e apesar de ter saído triste com o resultado, nunca invejarei os lampiões. Porque à minha volta, de vermelho, só via camionistas e afins. Gente sem nível nenhum. A condizer com a equipa..quantas vezes vi o david luiz a atirar-se para o chão sem ninguém lhe tocar o ou di maria a fazer o mesmo!

Podem ter ganho o jogo, podem até ganhar o campeonato, mas para mim e para muita gente, benfica é hoje e sempre MERDA!

Anónimo disse...

Caro António, não não sou sportinguista mas reconheço que ontem o Sporting, a partir de um certo momento (aquele em que o Javi tentou dar um pontapé no Moutinho), foi empurrado para trás.
Já joguei vários desportivos de equipas, uns como federado, outros como amador, e sei bem que se o árbitro, em pequenos lances, é parcial, os jogadores retraem-se com medo de partir pernas e tudo isso.
Foi isso que aconteceu cirurgicamente ao seu Sporting. Em certos jogos, o meu Belenenses foi empurrado para trás. Lembra-se do jogo contra o Benfica? Lembrar-se-á apenas da goleada mas esquece aquelas pequenas picardias a meio campo...
Este é o campeonato das várias agressões de Bruno Alves, Luizão, Javi Garcia, ontem o Carlos Martins devia ter ido era para o olho da rua como também foi o António Oliveira, então treinador do Porto, também no estádio da Luz.
Qualquer pessoa sensata sabe que o Benfica jogou bem durante os primeiros jogos mas que, pela regularidade e mérito, o campeão devia ser o Sporting de Braga.

António Lopes da Costa disse...

Tomás,
De facto, não ter visto o que todos conseguimos ver é mais uma característica que torna este senhor mais especial.

Anónimo 1,
O Petit cuspiu-lhe na cara. Mas foi mais grave o que lhe disse o jogador do Marítimo.

Anónimo 2,
Não diz tudo, mas está lá perto.

Anónimo 3,
Se tivessem vergonha, não tínhamos árbitros suficientes para apitar na primeira liga.

Carlos,
Foi visível que os jogadores do Sporting tinham instruções para não caírem em armadilhas. Mas, com medo de pôr em causa a sua integridade física, tiveram medo e, depois de dominarem o jogo, foram encostados lá atrás.

Guarda Abel,
Não há túneis perto de minha casa. Na noite dos festejos vou poder dormir descansado.

Zé,
Sexto lugar? Nem na nossa pior época…

Jinka,
Não sei, mas, francamente, também não tenho grande interesse em saber porquê.

Anónimo 4,
Parece que os adeptos começaram a cantar “mostra a tua raça, o teu querer e ambição”. O árbitro pensou que era para ele e cumpriu a sua missão.

Guerreiro,
Que bem que falava o Zahovic…

Anónimo 5,
O bom pai é o que dá bom colo ao filho.

Sousa,
De acordo com as regras, talvez 0-3 fosse mesmo o resultado mais normal.

Anónimo 6,
É verdade. E teria sido muito mais bonito se o resultado tivesse sido de 0-1 com golo de Grimi num remate de longe, de preferência a poucos minutos do fim.

Rui,
Partilho o sentimento, agradeço os exemplos e há mais vida para além do futebol.

Manel,
O Carriço só não agarrou a bola e fugiu com ela porque não pôde.
Ele estava a cair, o que fez foi por o braço para amparar a queda.
Diz-me tu o que foi que disse o jogador do Marítimo. Porque deu para ver o que lhe disse, ontem, o Carlos Martins. E olha que não foi bonito.

Faria,
No fim do jogo, pelo que me disseram, havia um grupo de benfiquistas que diziam “e este m… é toda nossa allez, allez”. Foram eles que disseram, não fui eu. Se eles o dizem…

Anónimo 7,
Os dirigentes do Belenenses fizeram um plantel interessante. Mas isso não chega. Com as mesmas ajudas que o Benfica tem tido, o Belenenses era mais do que capaz de ganhar a Liga dos Campeões.

Um abraço a todos

Anónimo disse...

"O Braga campeão só se for na playstation".
Também não fui eu que disse isto!

Manú disse...

a agressão bárbara do veloso já não viste. enfim, escrever um texto todo inclinado para um lado é facil. mas nao houve nenhum roubo ontem. houve erros para ambos os lados e o benfica foi superior porque criou na segunda parte o perigo que o sporting nao criou na primeira e foi eficaz.

em relação ao carriço é penalty antónio, ele tinha o braço fora da área do corpo e o braço impediu a bola de ir na direcção da baliza.

em relação a todas os outros lances de que falas acho que o luisão deveria ter ido para a rua mas com o resultado ja 1-0 com o golo do penalty do carriço.

no lance do luisao com o tonel, o luisao tinha sangue na boca, logo deduzo que tenha sido mutua agressao porque o luisao nao se agrediria a si proprio.

o resto dos lances tenho uma frase: isto não é basket. ninguem falou da maior parte dos lances que enuncias aí. eu nem tinha visto que o matias jogou ve la!

nao te ficava mal em termos de credibilidade aceitar que o benfica ganhou porque foi superior, que o sporting nem perigo criou praticamente e que o benfica se for campeao é porque tem os melhor marcador, os 3 melhores assistentes da liga, o melhor ataque, a melhor defesa, uma diferença de golos melhor que o segundo melhor ataque, marcou 108 golos a época todas, tem melhores jogadores (coisa que ontem ficou bem patente).

falando de outras coisas, acho que faziam bem em livrar-se do moutinho enquanto ainda render um dinheiro razoável. estagnou completamente ele e pa melhorarem precisam de melhor que aquilo a ocupar a posiçao de jogador tao influente.

Manú disse...

antónio, convido-te a veres estes links sff.

http://4.bp.blogspot.com/_2f7ku7LQWO4/S8XAtmZ6ulI/AAAAAAAAB_0/-1C5psrs1Co/s1600/Campo+inclinado.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_2f7ku7LQWO4/S8XAna1rOJI/AAAAAAAAB_s/HiajRpZCqNg/s1600/Karate+Kid.jpg

asério a tua análise brinca com a inteligência das pessoas, não estás a ser sério ao pôr a culpa da derrota no árbitro!
só sporting é que perde com isso!

Anónimo disse...

caga nisso. é o campeonato dos túneis e ponto final

António Lopes da Costa disse...

Anónimo 8,
Pois não. Foi o Jorge Jesus.

Manel,

O Sporting estava a jogar muito melhor até ao momento em que o Javi Garcia tentou pontapear o João Moutinho, em que o Luizão deu um murro no Tonel, em que o Luizão fez aquela entrada sobre o Liedson.

Os jogadores do Sporting (Miguel Veloso e João Moutinho) perderam a cabeça com isso e com a impunidade aos jogadores do Benfica, que simulavam, protestavam e jogavam muito acima dos limites do que é permitido.

Deduzes mal, nessa questão do Tonel e do Luizão. Aliás, com sangue, como sabes, tem de se saír. Foi outra que o senhor não quis ver logo...

Este árbitro não teve a coragem do Paraty, do Lucílio ou do Benquerença...ou melhor, teve demasiada coragem.

Pondo um ponto final neste assunto, a nomeação deste senhor foi uma provocação de uma Liga que está de saída. E está de saída porque teve influência directa no campeonato, pelas suas decisões, e porque nomeou árbitros parciais.

Não estou a dizer, nem nunca o direi, que o Sporting, este ano, devia estar acima do quarto lugar.

Não. Tudo começou torto com a falta de sorte nas duas primeiras jornadas. O Sporting, mais ainda com a pressão dos adeptos, nunca conseguiu dar a volta e vacilou em momentos decisivos, como aconteceu em Guimarães.

Mas o Benfica, apesar de, nas primeiras jornadas, contra as equipas mais fracas, ter praticado um futebol atractivo, teve muitas ajudas.

O facto de não terem falado destes lances é apenas a demonstração de que temos jornalistas incompetentes, que não são equidistantes e que têm demonstrado, muitas vezes nestes últimos tempos, que são imbecis.

Ambos conhecemos uma pessoa que foi, noutros tempos, jornalista desportivo num diário. Hoje, quantos jornalistas tão bons quanto ele há nos diários?


Anónimo 9,
Tão perto da verdade que nem merece comentários.

Um abraço

Manú disse...

em relaçao aos jornalistas concordo plenamente. sabem muito pouco do que falam e nao sao tao imparciais como deviam.

a coisa que mais me irrita é comentadores dizerem coisas erradas sistematicamente.

antonio relembro-te so que o sporting jogou melhor mas nem perigo criou. foi um jogo fácil para o benfica em que o arbitro nao teve a minima influencia no decorrer dos acontecimentos. voces nem uma oportunidade tiveram.

e essa deduçao que fazes que eles perderam a cabeça porque nao puniram os jogadores do benfica é a tipica conversa, cada um puxa para seu lado. eu diria que perderam a cabeça por frustraçao face à inferioridade patente na 2ª parte.

mostrei as imagens porque apenas falaste de lances sobre jogadores do benfica (muitos deles claramente exagerados da tua parte) para tentar desvirtuar o resultado e dizer que o campo estava inclinado, mas voces tb deviam ter acabo com 9 (relembro que o pepe tb perdeu a cabeça qnd esmurrou o pessoal todo e nao podia).

devíamos abrir um jornal desportivo com o tio a.p.!

António Lopes da Costa disse...

Manel,

Não sei, se ganhávamos ou não. Não foi isso que eu disse.

Sobre o jornalismo desportivo, acho que tem sido cúmplice do que se está a passar: que é uma guerra pelo poder sem escrúpulos entre Porto e Benfica.

Não me revejo. Nem na guerra, nem no jornalismo.

Acho que o Sporting não deve ter relações com nenhum desses dois clubes, depois da conferência de imprensa que o Benfica deu após a penúltima final da Taça da Liga e depois do conhecimento público das escutas a Pinto da Costa.

Não tendo valor jurídico, o conteúdo das escutas não deixa margem para outra solução.

E tenho essa ideia, custe o que custar: 23, 26, 30 pontos de atraso e nenhum título conquistado.

No futebol e na vida, não se deve querer ganhar a qualquer custo.

Sobre o jornalismo, não tenhas dúvidas: eu, tu e mais uma série de pessoas, sendo imparciais (porque, não sendo apenas bloggers, o tinhamos de ser), faziamos melhor do que uma série de imbecis, que têm sido cúmplices com o estado a que chegou o futebol português.

Terminada que está a discussão deste Benfica-Sporting, sendo piroso dar saudações desportivas (até porque o desportivismo é muito relativo em Portugal), espero que aceites umas calorosas Saudações Leoninas.

Anónimo disse...

ai essa azia, Calimero!