domingo, 11 de abril de 2010

Pellegrini a menos para Barça a mais


As diferenças entre Barcelona e Real Madrid são as que distinguem uma grande equipa de um conjunto de super-estrelas.
O Barcelona não só é muito melhor que o Real Madrid como será também a melhor equipa do mundo da actualidade. E uma das melhores equipas de todos os tempos.
Daí que se justifique com grande facilidade a vitória no Santiago Bernabéu, que foi um obstáculo ultrapassado para a conquista de mais um título por parte dos catalães.
Mas quem acompanha o Real Madrid deve estar a pensar que, se Pellegrini tivesse lido bem o jogo e o encarasse com coragem, o resultado poderia ter sido outro.
Van der Vaart (claramente, o patinho feio nesta noite) esteve demasiado tempo em campo, Guti e Raul entraram tarde demais, com o jogo decidido.
O Real Madrid fica, assim, praticamente arredado da possibilidade de conquistar um título nesta temporada. E tal feito não é responsabilidade de quem investiu 300 milhões para ter uma equipa capaz de competir com um Super-Barcelona. Pellegrini tem muitas responsabilidades. E foi determinante neste jogo, como também já o tinha sido na eliminação prematura, e em casa, da Liga dos Campeões e no afastamento da Taça do Rei, humilhado por um pequeno clube dos arredores de Madrid.
De todo o modo, a exibição de Xavi, o equilíbrio defensivo e as transições fizeram com que o Barcelona tivesse ganho o jogo (e talvez, também, o campeonato) com todo o mérito. Fê-lo com oito jogadores da formação e com um treinador da casa.
Talvez por isso se justifique aquela frase de que o Barca é muito mais do que um clube.

1 comentário:

luis cirilo disse...

É a tal questão da "cantera" que ganha á "cartera".
Pela simples razão de que todos os grandes jogadores são "feitos" em algum lado.
O Barcelona tem o mérito de fazer muitos nas suas escolas.
E de os pôr a jogar.
Aliás estou crente que se a realidade financeira dos portugueses fosse idêntica á dos espanhois só existiria um clube capaz de ombrear com o BArça em termos de grandes equipas com base na formação.
O "seu" Sporting.
Porque tivessem podido manter Cristiano Ronaldo, Quaresma, Figo, Simão, Nani etc e que grande equipa jogaria em Alvalade.