sábado, 8 de maio de 2010

Maturidade, liberdade e democracia


Uma das coisas que demonstra a falta de maturidade da nossa democracia tem a ver precisamente com o comportamento dos meios de comunicação social em períodos de campanha eleitoral.
As recentes disputas entre Cameron, Clegg e Brown e entre Obama e McCain relevaram, entre muitas outras coisas, a maturidade democrática desses países, onde os órgãos de comunicação social puderam apoiar o seu candidato com total autonomia, independência e liberdade.
Em Portugal, tudo é feito com hipocrisia. Com o aproximar das eleições, os media vão lançando suspeitas, umas mais fundamentadas que outras, conjugadas com injúrias e ataques pessoais. E, como ainda não são verdadeiramente livres, os jornais (assim como as revistas, as rádios e as televisões) vão-se aproximando, timidamente, daquele que tem melhores condições de ganhar.
Seria curioso ver o comportamento da comunicação social agora que, tirando as obras públicas (pelo menos no discurso), há cada vez menos coisas a distinguir os partidos do centro. Se fosse igual ao que acontece no Reino Unido ou nos Estados Unidos da América, seria interessante ver que candidato apoiariam as redacções. Porque, basicamente, os dois candidatos dividem um mesmo espaço e representam um mesmo interesse.
É por tudo ser feito encapotado que os partidos políticos, sobretudo aqueles que estão no poder, seguem o seu instinto de querer dominar ou, pelo menos, controlar, os órgãos de comunicação social.
Um dia isso vai acabar. Os jornalistas vão ser livres. Os órgãos de comunicação social vão ser autónomos. Os políticos irão bater-se por ideias e convicções. E a política vai tornar-se independente do Bloco Central de interesses, premiando o mérito e abrindo-se à sociedade civil.
Até esse dia chegar iremos continuar a desconfiar dos jornalistas e dos políticos. E Portugal vai continuar a ser apenas uma democracia a meio gás.

1 comentário:

maria disse...

É por isso que em Portugal não acreditamos e não confiamos em ninguém.

Um dia vai acabar??? Não acredito.

Mas sonhar não custa.

Bjs :)