sábado, 29 de maio de 2010

O princípio do fim do Bloco de Esquerda?




O Bloco de Esquerda nasceu torto, porque surgiu do desespero de um conjunto de movimentos que o tempo se encarregou de esvaziar politicamente.
Nasceu torto, mas, ainda assim, foi crescendo, aproveitando a aproximação dos socialistas ao PSD e o desgaste do PCP devido a vários anos de previsibilidade.
Com o apoio da comunicação social e de um grupo de intelectuais, o Bloco pegou na bandeira do aborto, já perdida pelo PS, e recolocou-a na agenda, tentou falar das drogas leves e chamou pelas minorias, com destaque para a minoria homossexual que queria ter direito a casar. Com outro homossexual, do mesmo sexo.
Com o “sim” do Bloco ao segundo referendo para liberalizar o aborto, este foi liberalizado.
Com o “não” do Bloco a um primeiro referendo para alargar o casamento a pessoas do mesmo sexo, este acabou por ser aprovado na Assembleia e promulgado pelo Presidente da República.
Com isto, o Bloco está a esvaziar-se, contra o que era previsível. Resume-se hoje às drogas leves, à adopção por homossexuais e o resto é…hipocrisia.
Depois de um período em que parecia não parar de crescer, o Bloco estagnou. Desde aí foi somando feridas de…morte.
Há meses, o sonho de ser a terceira força política foi destruído pelo CDS.
Na semana passada, viu o PCP apresentar uma moção de censura, demonstrando que a oposição à esquerda voltou a ser liderada pelos comunistas portugueses.
Ontem de manhã, a propósito das grandes obras públicas, Pedro Mota Soares protagonizou um massacre político como há muito não se via na Casa da Democracia Portuguesa. A vítima foi este Bloco hipócrita, que não quer governar, que recusa responsabilidades, que assume slogans e coloca cartazes que vão contra as decisões que toma nas alturas em que tem mesmo de tomar decisões.
Se, há um ano, o apoio do Bloco de Esquerda era um mérito de Manuel Alegre, hoje, o Bloco de Esquerda, depende, e muito, de um bom resultado presidencial para sobreviver.
O Bloco é a lição para os jovens que querem exercer funções políticas. Porque seguiu o caminho mais fácil. Hipócrita, irresponsável e incoerente. Que o está a levar para o precipício, muito mais depressa do que qualquer pessoa expectaria.
Quem das cinzas vem, nas cinzas acaba. E este Bloco de Esquerda caminha, a passos largos, para o vazio de ideias derrotadas que o fez nascer.

Sem comentários: