quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Iordanov e a minha primeira vez




Foi a minha primeira vez.
No dia anterior, estava de cama com umas dores de garganta que só os quatro golos marcados no velhinho Vidal Pinheiro foram capazes de curar.
Era demasiado novo para perceber a dimensão de uma fé verde e branca que inundou Lisboa e todas as outras cidades do país, na precisa altura em que o já falecido Papa João Paulo II visitava Portugal, onde veio revelar o Terceiro Segredo de Fátima.
O Sporting acabara de ser campeão nacional e foi a primeira vez que fui festejar o grande título para as ruas de Lisboa num mar verde e branco e para um estádio que parecia a erupção de um vulcão.
O Iordanov era o capitão daquela equipa, exemplarmente orientada pelo Augusto Inácio, que tinha a honra de poder contar com alguns dos melhores jogadores que actuaram no futebol português.
Naquela noite memorável, Iordanov subiu à estátua do Marquês de Pombal para o vestir com as cores do nosso clube. E relembrar ao país de que, ao lado do Marquês, está um leão.
Anos antes, Iordanov já tinha marcado os dois golos que garantiram ao Sporting a conquista do primeiro troféu que vi na minha vida, num jogo contra o Marítimo para a final da Taça de Portugal.
São coisas que nunca se esquecem. E que permanecerão sempre na minha memória, em conjunto com uma eterna gratidão a este brilhante profissional, a este grande símbolo do meu querido Sporting.
Hoje, dez anos depois do primeiro campeonato que vi o Sporting vencer, terá lugar a justa homenagem ao Iordanov. Que contará, naturalmente, com a minha presença.
Vai valer a pena ir ao estádio. Homenagear o Iordanov. Relembrar outras glórias. Convidando e aplaudindo algumas referências de outros clubes, porque os nossos adversários não são, nunca foram, jamais serão, nossos inimigos.
Tudo isso faz parte do futebol em que acredito. E foi esta cultura que me fez decidir, num dia já distante, ser adepto do Sporting Clube de Portugal.
Hoje o dia é de festa. É de memória e de gratidão. Justifica-se dizer que o jogo ainda não começou e que Iordanov já é o homem do jogo.

Sem comentários: