segunda-feira, 17 de maio de 2010

O meu feeling


Se fosse seleccionador nacional, teria feito uma convocatória diferente, mas dentro das linhas gerais de Carlos Queiroz. Teria dúvidas relativamente ao guarda-redes, entre Quim ou Rui Patrício no lugar de Daniel Fernandes. Teria prescindido de Rolando, Ricardo Costa e Zé Castro e, no seu lugar, convocaria Fernando Meira e Nuno Gomes. O primeiro porque é polivalente, tem experiência e altura, o segundo porque poderia trazer até esta nova equipa tudo o que conseguiu aprender no seu passado na selecção nacional. Seria, Nuno Gomes, o capitão, dentro e, sobretudo, fora do campo.
Quanto ao resto, possivelmente teria punido Miguel pelos seus episódios nocturnos e pelos quilos a mais, e substitui-lo-ia por João Pereira.
Se dependesse de mim, também deixaria João Moutinho em Lisboa, devido ao fraco rendimento recente e dar-lhe-ia o descanso de que precisa para poder, no futuro, assumir um lugar de destaque numa selecção nacional capaz de garantir rapidamente a presença no Euro 2012.
Se fosse o responsável por colocar onze jogadores em campo, colocaria Pepe ao lado de Ricardo Carvalho como defesas centrais e Pedro Mendes como trinco. Seriam a base de uma equipa estável, cujos laterais poderiam alternar consoante o adversário, sendo que, daí para a frente, apenas Cristiano Ronaldo teria sempre o seu lugar garantido.
Mas não sou seleccionador nacional. Não tenho experiência, nem competência para o ser, pelo que me limito a assumir como um treinador de bancada, desqualificado como todos os outros. Não tenho o conhecimento de alguns convocados que o seleccionador tem. Não sei qual vai ser o nosso esquema táctico.
Ao contrário da atitude que tive no passado, muito criticada aqui por várias pessoas (mas carregada de razão), o facto de concordar com as linhas gerais da convocatória e de estar surpreendido com a preparação pormenorizada do estágio, quero acreditar na selecção e no seleccionador.
Tenho esperança.
E se a tenho, isso deve-se a três razões: estamos perto do início da competição, sou apaixonado por Portugal e o Brasil, maior concorrente no grupo e candidato sério à conquista da competição, não vai contar com Pato e Ronaldinho.
Assim sendo, a vitória contra a Costa do Marfim poderá ser decisiva para que, no terceiro jogo, contra uma selecção brasileira com ausências inesperadas possamos fazer uma surpresa (um empate pode chegar) e…evitar Espanha.
Quero acreditar que, na Covilhã, está a começar a ser escrita uma nova página, com grandes feitos, no futebol português.
Compete a cada português criar um clima favorável à selecção portuguesa. Temos de lhes dar o apoio em massa e transmitir-lhes a esperança que neles confiamos. E teremos de ser cúmplices de todos aqueles que tomarem a iniciativa de criar um clima adverso a todas as selecções que ousarem enfrentar a nossa.
Voltemos a ser Conquistadores. Sejamos Maiores.
Foi sempre quando menos esperavam de nós que fomos capazes de ir mais longe.
E Portugal é isso mesmo. É ir mais longe.
Vamos ser capazes...

3 comentários:

Martinho Sousa disse...

Deixo aqui um nome esquecido pelo Queiroz que, a meu ver, deveria estar nos eleitos em vez de Ricardo Costa, Rolando ou Zé Castro: Nunes do Maiorca.
http://www.goal.com/en/news/1717/editorial/2010/05/17/1928625/goalcom-special-la-liga-team-of-the-season-2009-10

Martinho Sousa disse...

Deixo aqui um nome esquecido pelo Queiroz que, a meu ver, deveria estar nos eleitos em vez de Ricardo Costa, Rolando ou Zé Castro: Nunes do Maiorca.
http://www.goal.com/en/news/1717/editorial/2010/05/17/1928625/goalcom-special-la-liga-team-of-the-season-2009-10

luis cirilo disse...

Com excepção dos guarda redes (eu levaria Hilario e Rui Patricio mais o titular Eduardo),e ressalvo nao ter visto nenhum jogo de Daniel Fernandes pelo que se calhar até foi bem convocado,estou genericamente de acordo com as suas opiniões.
Nomeadamente quanto a Miguel e Moutinho.
Já quanto a Nuno Gomes acho que Queiroz fez bem.
Pode sempre levá-lo como convidado porque como jogador esta época nada fez para isso.
A minha selecção seria:
Eduardo,Paulo Ferreira,Pepe,Ricardo Carvalho e Duda; Pedro Mendes, Raul Meireles,Deco e Danny. Ronaldo e Nani.
Mas desconfio que Queiroz vai ter outra opinião.