quinta-feira, 16 de julho de 2009

As vaquinhas e o Sporting


Quando eu e os meus amigos queremos ir saír à noite e um deles não tem dinheiro, os outros fazem uma "vaquinha" e acabamos por ir todos juntos.
Até nos casamentos, sendo certo que um jovem casal não tem dinheiro para comprar um carro, uma casa, móveis e decoração, o que acontece, na prática, é que os convidados do casamento fazem, de uma maneira ou de outra, uma espécie de vaquinha. E os que casam só assim podem viver numa casa mobiladada, ter um carro, além do próprio casamento em si.
Por que razão não temos, nós sportinguistas, de pensar assim? Em palavras de entendimento fácil para uma criancinha pequena, o Sporting não tem dinheiro. E, como não tem dinheiro, não tem uma boa equipa. Como não tem uma boa equipa, não ganha campeonatos. Como não ganha campeonatos, não mobiliza e assim também não resolve o seu passivo. Em situações semelhantes o que acontece? Faz-se uma vaquinha.
Não é que andem alguns voluntários a pedir moedinhas aos sócios e adeptos. São os sócios e os adeptos do Sporting que devem sentir esse dever. Vão menos ao cinema, saiam menos à noite, vão jantar fora menos vezes, comprem menos brinquedos para os filhos. Mas comprem as gameboxes, façam-se sócios e, em vez de brinquedos para os miúdos, ofereçam-lhes equipamentos completos do Sporting. Até podem pôr o número de anos do filho e escrever o seu nome na parte de trás. Vão mais à bola. E levem os amigos e a família.
Poupe-se no tabaco, nas revistas cor de cosa, nos jornais desportivos. Poupe-se na gasolina e nas contas da casa. Poupe-se nos cafés e em tudo o que se puder. Mas de ir ao estádio, de ter uma camisola e um cachecol do Sporting é que não se pode abdicar. Assine-se também o Jornal Sporting.
Fazendo as contas, os que fumam um maço por dia, gastam, pelo menos, 1000 euros por ano. Para quantas gameboxes dá esse dinheiro?
Os que tomam um café por dia, gastam mais de 350 euros por ano. Já dava para uma gamebox mesmo na Bancada Central.
Ainda por cima, o tabaco e o café só prejudicam a saúde. E, se todos fizessem esta espécie de vaquinha, tenho a certeza que o retorno seria enorme. Porque de quinze em quinze dias, deita-se cá para fora a tensão acumulada. Com o estádio sempre cheio, de verde e branco de uma ponta à outra, o Sporting ganharia mais vezes. E qual é o sportinguista que não fica feliz quando a equipa ganha? Pelo menos eu fico insuportável quando o Sporting não ganha e não paro de chatear os meus amigos, de outros clubes, quando saímos vitoriosos.
Antes de exigir mais dos outros, exijamos primeiro o máximo de nós próprios. Em prol do Sporting. Investir no Sporting, nem que seja comprando um lugar anual*, uma camisola ou um cachecol, é uma obrigação que todos nós, sportinguistas, temos de assumir. Para que o Sporting seja um "grande, tão grande como os maiores da Europa".



*Ser sócio e comprar a gamebox tem muitas vantagens. Por exemplo, ainda ontem fui ao cinema na Alvalaxia e por cada bilhetes comprado oferecem outro.

Sem comentários: