domingo, 26 de julho de 2009

Incitamento à violência é crime


Agora é mais fácil ser campeão em Portugal: basta juntar trinta delinquentes, associados numa claque ilegal, invadir estádios e atirar pedras a homens, mulheres e crianças. Foi isso mesmo que o Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol disse, ao impedir a consumação do jogo que iria decidir o título de juniores. E, pior do que isso, atribuiu o título a quem protagonizou um cenário nunca antes visto num local como uma academia de formação de jovens atletas.
Por isso, uma equipa que fizer três pontos na primeira jornada e tiver a maior diferença de golos pode seguir essa via: impede a consumação dos outros jogos e dos seus próprios, com marginais a atirar pedras.
Além de uma péssima decisão, é um precedente gravíssimo o que se abre. Porque se foi assim que o Conselho Disciplinar julgou, no futuro está obrigado a decidir da mesma maneira. Tanto a Federação como a Liga.
Afinal, no futebol em Portugal, pode-se ganhar desta forma. À pedrada.
Não deixa de ser curioso que Fernando Ruas tenha sido recentemente condenado por incitamento à violência quando apelou há três anos a que se corresse à pedrada com os vigilantes da natureza. Estes agora vêem dizer o mesmo. E dizendo-o, incitam à violência. Mesmo que não o fizessem, protegiam aqueles que cometeram um crime. Se não tinham bilhete, não podem entrar em propriedade privada. Se tivessem, as ofensas à integridade física foram evidentes. E, neste caso, a defesa dos sportinguistas parece ser legítima. Mas decidiram ao contrário. E isso é demonstrativo do pântano a que chegou a Justiça. Sobretudo a "justiça desportiva".

3 comentários:

João António disse...

Para ajudar a entender:
http://atascadotijoao.blogspot.com/2009/07/sera-pura-ficcao.html
http://atascadotijoao.blogspot.com/2009/07/neste-pais-as-ligacoes-perigosas-sao-o.html

luis cirilo disse...

É um caso absolutamente chocante de uma decisão que de justa nada tem.
E a protecção e favorecimento ao Benfica continuam a processar-se de uma forma que faz lembrar a Roménia de Ceausescu em que os campeões eram nomeados conforme a vontade do ditador.
Mas sinceramente não me admira nada que se tenha chegado a este ponto.
Se nos lembrarmos que nas recentes eleições(???) do SLB o ministro da administração interna era da comissão de honra de Vieira e assistiu,impávido e sereno,ao candidato da oposição ter ido votar rodeado por policias e seguranças ,logo percebemos que a favôr do Benfica vale tudo !
Este campeonato vai ser feio.
Porque com a excitação slb que por ai anda não me parece que exista "clima" para eventuais fracassos.
Daí que a pressão sobre árbitros e jornalistas vá ser tremenda.
Porque o SLB tem de ganhar.
De qualquer maneira.
Nem que seja á moda de "Alcochete".
A ver vamos...

jm disse...

e espero q ja tenhas visto o video do presidente do conselho de disciplina da fpf a entregar presentes na casa do benfica em palmela! Ainda temos q aceitar estas decisões compradas?