domingo, 12 de julho de 2009

Que aprendam a lição

Eu não vi o jogo de ontem do Sporting. Mas, pelo que li, sumariamente, em alguns blogues e nas páginas da net dos jornais desportivos, espero que a derrota de ontem tenha servido para que se aprenda qualquer coisa. Até porque é para isso que serve a pré-época. E não haverá sportinguista que prefira perder no campeonato do que ser vencido num jogo amigável contra uma equipa do secundo escalão inglês.
Pelo que li, o Sporting esteve perdulário na frente de ataque e jogou um futebol maçador. Ou seja, exactamente o que tinha acontecido na época que passou. E isso, apesar de pouco ou nada valer, não ajuda a apelar os sócios a comprar as suas gameboxes, irem ao estádio ver os jogos e acreditar que, no próximo ano, finalmente podemos ser campeões.
Apesar de acreditar em Bettencourt e confiar em Paulo Bento, há muitos dossiers por resolver: desde Stojkovic a Purovic, passando por Ronny, Romagnoli, Celsinho, Tiui e...Miguel Veloso. Além disso, ainda não chegaram os dois reforços que o Sporting precisa. E continuo crítico relativamente à questão dos laterais, pois parece-me que André Marques e Grimi, Pedro Silva e Abel não têm a qualidade suficiente para jogar num grande de Portugal e numa equipa iminentemente de Champions (League).
A quinze dias do primeiro jogo oficial (de uma enormíssima importância), resta-nos acreditar que as coisas se podem alterar, ter confiança no novo Presidente e esperança numa época melhor.
Mesmo que não se ganhe sempre, os adeptos do Sporting têm cada vez mais legitimidade para exigir que a equipa jogue futebol. Bom futebol. Não pode passar pela cabeça de ninguém que a época que agora começa será tão medíocre como a temporada anterior.

7 comentários:

JL disse...

Caro António Lopes da Costa,

O que é triste é que quando houve mais que fazer do acreditar não se sabe bem como ou em quem, escolhemos este caminho.

90% dos Sportinguistas escolheram este futebol tépido, sem chama, sem acutilância. Escolheram mais uma época de um esquema táctico estafado. Porque ao fim de 4 anos a ganhar Tacas esporádicas, só por ingenuidade ou gosto neste tipo de jogo é que alguém escolheria a continuidade deste treinador, achando que algo iria mudar. PB faz o que pode e sabe, mas o que ele pode e sabe não chegam e portanto ele deve seguir o seu caminho.

Quanto aos reforços, é absoluto lirismo esperar por eles em tempo útil. Se a 15 dias de jogarmos muita da nossa época desportiva e financeira eles ainda não chegaram, não será agora.

É absolutamente evidente que JEB contava já ter vendido alguém a esta altura e que mesmo MF só veio porque recebemos algum com a venda do CR.

O que agora se lastima é a aparente falta de memória dos Sócios, que correram atrás do JEB que já tinha a época preparada e o Ribeiro Telles em campo a tratar de tudo porque "isto não é o Manager". Agora, um mês depois, é patente que a época não está preparada coisíssima nenhuma e que a mudanca que JEB prometeu no Clube nem às moscas se estende, porque continuam todas as de antigamente.

Pegando no título do seu post, que aprendam a lição. Todos. É pena é que agora ela já possa ser usada daqui a 4 anos. Pode ser que o PB ganhe mais 2 ou 3 Tacas nesse cependant.

SL

António Lopes da Costa disse...

Caro JL,

Concordo consigo na questão do esquema táctico que já vem detrás e não deu grandes resultados.
Também concordo consigo na questão dos reforços. Há jogadores que não têm lugar no Sporting e que, já há algum tempo, não os conseguimos vender, aos quais eu juntaria ainda o Tonel (que poderia ser bem vendido) e o Abel ou o Pedro Silva (que apenas servem para o banco).
Contudo, eu acredito numa boa época desportiva. Não querendo comparar o incomparável, o Barcelona, no ano passado por esta altura também não convencia: também tinha um treinador novo e sem experiência e um esquema táctico que vinha detrás. A diferença (que é fundamental) está no esquema táctico, mas também na qualidade inquestionável dos jogadores que o Barcelona tem para cada posição.
Já não posso concordar consigo no caminho que escolhemos. Se fosse hoje, eu votaria da mesma forma. Consciente de que não é altura para aventuras. E convicto de que o Sporting, sem dinheiro para comprar ovos, os tem feito. Ovos como Rui Patrício, Adrien, Moutinho, Pereirinha, aos quais espero juntar André Marques e Saleiro. Com a escassez de ovos, as omoletes têm sido as possíveis.
Estou apenas desiludido porque, no futebol, o discurso não pode voltar a ser o mesmo. Sob pena de não mobilizar os sportinguistas. Os outros sportinguistas. Porque eu não deixarei de ir ao estádio, já renovei a minha gamebox e conto ir, com os meus amigos, atrás da minha equipa. Onde quer que seja. Onde o tempo disponível e a minha carteira me permitirem ir.
Com mais apoio temos mais hipóteses de ser campeões.

Vamos acreditar.
Viva o Sporting.

SL

JL disse...

Caro António Lopes da Costa,

Permanece a pergunta: 13 anos e milhões de Euros depois, porque é que o SCP não tem dinheiro para ovos?

Mind you, não falo de ovos como os do Real Madrid, falo de ovos. A possibilidade de comprar, mesmo que mal. O SCP, se quiser gastar 2 milhões de Euros num barrete como o Purovic, neste momento não os tem. Parece-lhe possível que não exista aqui incúria que deva ser verificada?

Parece-lhe crível que possam continuar as mesmas pessoas que ditaram este divórcio dos adeptos com o Clube? Se há coisa que não sou nem nunca fui é fã de FSF, mas achar que era nele que começavam e acabavam os problemas de estrutura do SCP é não ter olhos na cara. Pergunto-lhe eu: como pode JEB prometer mudança, se depois só muda ele, e os demais permanecem?

Pergunto-lhe mais: Acha que, face ao que JEB (não está) agora a fazer, acha que ele lhe contou tudo quando lhe prometeu plantel fechado ao primeiro dia de trabalhos e reforços que farão os adeptos suspirarem?

Caro ALC, o que me incomoda é o dislate com que JEB prometeu e mentiu, e a platitude quase bovina com que aceitamos que nos enganem. Diz-me que não estamos em altura de aventureirismos. Mas não será igualmente aventureiro avançar para um presidência que está visto que não foi preparada?

Quanto ao apoio, estou absolutamente convicto que PB exerce as suas funcoes de treinador no limite máximo não das capacidades dos jogadores que tem, mas antes nas suas. Verificado que a capacidade máxima de PB é o segundo lugar, é silogístico perceber-se que lhe falta capacidade para treinar o SCP. E quanto a isto, não há palmas que valham.

SL

Petinga disse...

JL,

200% de acordo. Escreveu tudo o que me apetecia dizer e com uma eloquencia notavel!

So queria acrescentar algo (que se calhar ate ja disse tambem): Quem sufragou com 90% JEB a pensar que (a) iamos passar a fazer um lucro de 10 milhoes por temporada, (b) que o PB ia finalmente colocar a equipa a jogar futebol e (c) que iamos ter um plantel fantastico com a epoca toda preparada a tempo, desculpem que o diga, mas quem votou a pensar isso nao merece mais do que o que temos actualmente.

Ate e capaz de chegar para mais um 2o lugar. Ate podemos ter sorte no sorteio das pre-eliminatorias (nao falo da 1a porque essa sei que o PB acaba por a ganhar, mas sim da 2a, potencialmente contra uma Fiorentina, Atletico de Madrid ou Estugarda - mais Alemaes nao, por favor!!!). Mas o "resto" encarregar-se-a de continuar lentamente a matar a tal "militancia".

Saudacoes Leoninas

JL disse...

Caro Petinga,

Adicionou o que me faz afoguear-me menos mas simultaneamente mais neste triste "status quo", e o que já venho dizendo desde antes das eleições.

Nas palavras de George Bernard Shaw, "democracia é o sistema que garante que somos governados exactamente como merecemos".

Nós merecemos isto. Lamentámo-nos pelo miserando futebol da época passada, mas carregámos em ombros um candidato que nos garantiu que com ele ao leme, o treinador do futebol miserando ficava para sempre.

Cantamos loas ao grande génio da banca que se dispôs, do alto da sua sapiência, a vir gerir o SCP, mas esquecemos que a última vez que o geriu, deixou um legado de quase 60 milhões de Euros de prejuízo na SAD em 3 exercícios.

Congratulamo-nos por termos ao nosso "serviço" os gestores mais capazes, mas o SCP é o Clube com mais dificuldade no acesso ao crédito, e, quando o consegue, é o que compra o dinheiro mais caro. E porque? Porque os nossos gestores amarraram-nos ao Millenium e ao BES, deram passes de jogadores em garantia, património em garantia, comprometeram-se a uma relação "privilegiada" com estas entidades, que na prática se traduz em o SCP não poder beneficiar dum mecanismo simples em economia como é o da oferta e da procura. Não temos esse luxo, ou nos governamos com 2 bancos num universo de 1000, ou então os dois bancos comem-nos a carne e mandam fora os ossos.

JEB apareceu montado no seu cavalo branco a prometer rigor e a insinuar que um simples polícia não o podia dar porque ele é que sabia como se faziam as coisas. O que é facto que quando se lhe pediu uma auditoria externa e independente, ele disse que não.

Caro Petinga, escrevo cartas ao Presidente da Mesa e ao Conselho Fiscal há mais ou menos 2 anos a pedir auditorias. Travo-me de razões jurídicas e de facto com eles. Peco actas de AGs e relatórios e contas. Ouço de tudo: "não temos", "foram publicados, mas agora já não estão publicados e não voltamos a publicar", "não tem direito a saber o conteúdo desses documentos", "tem direito a saber, mas só nos disser para que é que os quer". Isto parece-lhe rigor? Parece-lhe que há aqui transparencia?

Vou-lhe dar um exemplo cronológico breve, depois outros poderão chamar-me paranóico: os potenciais candidatos do Projecto, durante muito tempo, foram Carlos Barbosa Cruz ou Menezes Rodrigues. Aparece Souto porque JEB afirma a pés juntos à saída do Congresso que não se candidata. Pereira Cristovão afirma em conferencia de imprensa que caso ganhe, no dia seguinte ordena uma auditoria ao Grupo Sporting para os últimos 10 anos, com resultados a publicar e averiguação de responsabilidades, caso as existam. No dia seguinte, jantar de "notáveis" em Lisboa, JEB é intimado a candidatar-se. Dois dias depois, apresenta-se como candidato. Souto, siderado, sai de cena a afirmar-se enganado.

Acha que foi coincidência? Os sinais de que algo ali dentro é um segredo bem guardado são palpáveis. E no entanto vamos alegremente atrás de quem nos assobia com o rigor e com o nome pomposo, como tanto gostamos.

Mas desta vez com uma nuance: ele ainda nos conseguiu prometer a continuidade do mesmo futebol miserando e cumprir e prometer que a equipa seria reforçada, com qualidade e a tempo e horas, e mentir.

Realmente, estamos a ter o que merecemos.

SL

António Lopes da Costa disse...

Penso que há uma questão que, pelos comentários recebidos, se impõe: quem garante que um homem que nunca trabalhou no mundo do futebol, um director-desportivo que não conhece o futebol português há duas décadas e um treinador em idade de reforma poderiam fazer melhor? É que se está a partir desse princípio. Princípio que está errado.

Outro ponto está apenas meio certo: o Sporting não tem equipa para ser campeão. Não, comparando com os rivais, temos um plantel menos equilibrado e uma equipa que joga um futebol insuficiente. Não temos equipa porque não temos dinheiro. E não temos dinheiro, não só mas também porque o esbanjámos em jogadores de qualidade inferior. Essa é única questão que, seguindo a lógica, está certo.

O problema não está, do meu ponto de vista, em quem dirige, neste momento, o futebol do Sporting. Não há dinheiro. No Sporting e em 99,9999% dos clubes mundiais. Se não vendemos jogadores, também não os podemos comprar.

Imagine os adeptos do Basileia, que tem um orçamento muito maior que o nosso e não vêem sequer buscar um Romagnoli.
Imagine os adeptos do Benfica, que tem um orçamento maior que o nosso e ficam sempre arredados dos maiores palcos europeus.
Nós, com o dinheiro que (não) temos, temos conseguido, muitas vezes lutar de igual para igual contra os maiores da Europa. E não podemos exigir vitórias contra os Manchesters, os Reais Madrid, os Barcelona, os Inters, os Bayerns. Do mesmo modo que os adeptos da Naval não exigem aos seus profissionais que ganhem contra o Sporting.

Outra questão importante, creio eu, é o caso Izmailov. É inacreditável que o jogador esteja lesionado há meses e não tenha sido devidamente tratado. Pelo menos, joga meia época e fica garantido que não sai. Mas o departamento médico deveria ser responsabilizado.

Como sportinguista (daqueles que vai a todas) estou preocupado com tudo isto. Temos o que merecemos? Sim, temos. Senão tivessemos votado de forma esmagadora nesta direcção, não sei como seria. Mas estou absolutamente convicto de, tendo em conta os tempos em que vivemos, provavelmente estariamos a dar a sentença final e a arruinar definitivamente o clube dos nossos corações.

Mas lanço um desafio aos sportinguistas. Ponham dinheiro no Sporting. Invistam no clube. Em vez de irem à bola sozinhos, levem as namoradas, as mulheres, os amigos e os filhos. Dêem aos vossos filhos, nos anos, o equipamento completo do Sporting. Comprem gameboxes e incentivem os amigos e colegas, pelo menos, a fazerem-se sócios. Assinem o lendário jornal do nosso clube.

Se não aparece ninguém com os milhões para que o clube possa ser ambicioso, pois que sejamos nós, dentro das nossas limitações, a contribuir para termos a equipa que desejamos. A equipa e tudo o resto.

É assim que eu faço. E este ano já fiz com que o meu primo mais novo renovasse a gamebox. Tenho o meu lugar no sítio mais caro do estádio. Vou menos ao cinema, ando mais a pé e o que poupo, não comprando, por exemplo, jornais desportivos (que pouco informam) já dá para ir ver um outro jogo da equipa de futebol no estrangeiro.

Sejamos todos assim. Porque, se todos formos, não tenho a mínima dúvida de que a nossa equipa ganhará mais vezes.

Viva o Sporting.

Anónimo disse...

a grande verdade aqui meus caros JL e Petinga, é que nao apareceu um candidato que fosse de encontro as vossas lamentaçoes. acho que teem toda a razao no que dizem, mas parafraseando o antonio, nao seria PPC a ir ao encontro das vossas preces. so iria piorar tudo obviamente.

bettencourt, parece me obvio, nao tinha nada preparado. nada mesmo. veio apenas para salvar o seu clube do coraçao. disse o que se queria ouvir naquela altura e conseguiu os emagadores 90%.
foi o melhor para o sporting dentro das alternativas que haviam.

agora, é realmente dificil comprar quando nao ha dinheiro.
a maior parte dos sportinguistas, incluindo JEB acha que a sua cantera, so por se apostar nela, tem sempre que dar muito dinheiro, mas veloso nao tem mercado. é um facto, esta deveras desvalorizado. por ma gestao do "perfeito" paulo bento. patricio, adrien, pereirinha nao dao dinheiro para se comprar melhor que eles.
de saleiro e marques ja nem falo, peço desculpa, mas eram suplentes utilizados de academica e setubal.
apenas moutinho e carriço podiam dar um bom dinheiro, mas seria tragico para a (fraca) equipa do sporting perdê-los agora.

quanto a tonel, antonio, nao da mesmo para fazer bom dinheiro.
convence-te que os clubes endinheirados quando nao teem duvidas pagam logo e bem. acredita.
tonel nao daria quase nada. é um central perfeitamente banal, nao melhor que um jovem da cantera de qualquer clube de outros paises.

sem mais,

Anonimo