sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sir Bobby Robson


Era ele o treinador do Sporting quando comecei a gostar de futebol, logo aos cinco anos de idade, se não me engano. Foi, provavelmente, a sua elevação que me fez crer, já naquela idade, que o Sporting era um clube diferente dos outros.
Foi ele que lançou uma equipa super promissora, que poderia ter sido campeã nacional. Poderia, com ele, ter começado uma nova era, vencedora, no Sporting. Só não começou porque foi cometido aquele que terá, provavelmente, sido o maior erro dos últimos vinte anos do Sporting: o de se ter despedido Bobby Robson.
Não me esqueço daquele jogo fatal, em que Bobby Robson se sagrou campeão nacional, depois de ter ido para o Porto. Chorei muito por não ter ido ao estádio. A minha mãe não deixou, porque era um jogo de alto risco. Lembro-me perfeitamente desse dia. Salvo erro, foi Iordanov que cometeu a falta que deu origem à grande penalidade que Domingos facturou. Com esse golo, o Porto foi campeão nacional. Chorei muito nesse dia e foi a minha irmã Teresa que me consolou. Porque, nessa altura, ainda era matematicamente possível o Sporting sagrar-se campeão. Foi uma espécie de vingança, merecida, de um homem a sério, dos poucos que passaram pelo futebol português.
Fui seguindo a sua carreira, sobretudo o futebol espectáculo praticado pelo Barcelona, que ajudou muito ao crescimento do futebol espanhol, mas também no Newcastle. Não cheguei ao mundo a tempo de o ver como jogador e como seleccionador inglês.
Mas, pela importância que teve (e que poderia ter tido se não tivesse sido despedido do Sporting) e pela sua maneira de estar no futebol e na vida, a morte de Sir Bobby Robson é uma grande perda para o futebol mundial.

2 comentários:

Bruno Gomes disse...

Acho piada aos episódios da tua vida que são tão antigos e que relatas sobre os momentos da vida - este blog fica muito mais interessante e é completamente diferente dos outros. Ganhaste um leitor.

Bruno Gomes disse...

Acho piada aos episódios da tua vida que são tão antigos e que relatas sobre os momentos da vida - este blog fica muito mais interessante e é completamente diferente dos outros. Ganhaste um leitor.