sexta-feira, 31 de julho de 2009

PSD Algés - um exemplo de democracia

A Secção de Algés do PSD tem dado, nos últimos anos, o exemplo de como deve ser a democracia num partido político. Em Algés, os militantes são convidados a dar a sua opinião sobre quem querem que seja o candidato aos órgãos locais. Têm-no feito democraticamente. E no fim de discutirem as opções, os nomes são escolhidos num sufrágio directo e secreto.
Quando for altura de ir a votos, os cidadãos vão saber que o candidato do PSD (se tudo correr com democracia) ao cargo local foi escolhido pelos militantes locais do Partido.
Curiosamente, quando a Distrital não acatou o que foi escolhido pelos militantes de Algés, no passado recente, o PSD deu-se mal. E dar-se mal é sinónimo de perder eleições. Porque são os de cá que sabem o que cá é preciso. São os de cá que sabem o que é melhor. Para o Partido, para o seu concelho, para a sua freguesia.
Em Algés não há cartazes sem uma posição definitiva, oficial e pública da Direcção Nacional do Partido. Em Algés não há polícia para garantir a segurança no escrutínio. Em Algés não há imposições, mas liberdade total dos militantes em fazer as suas escolhas. Em Algés não há militantes em bico de pé, para votar o que já foi votado e decidir o que já foi decidido, apenas para ter poder.
Tem sido assim, por ser exemplar, que a secção de Algés tem crescido e garantido, ao longo da sua história, importantíssimas vitórias para o PSD. E em Algés os militantes não se põem ao lado de quem não gostam para ter alguma visibilidade.
Os militantes escolheram e está decidido. Esperam, agora, uma atitude exemplar de uma Distrital que é composta por gente diferente da maioria dos militantes de Algés. Caso contrário, haverá, na altura certa, que pedir responsabilidades. E, se for caso disso, de exigir demissões. Porque, como disse acima, não chega decidir o que, irremediavelmente, já tinha sido decidido (sobretudo para a cidade de Lisboa). Por uma Direcção Nacional que já levou o PSD à vitória nas Europeias, que esteve um ano inteiro a ouvir os cidadãos e, talvez por isso, sente e percebe melhor as pessoas.
E é assim, com prazer acrescido, que vou de férias. Podendo dizer com o orgulho de sempre que sou militante do PSD. Que sou militante na secção de Algés.

6 comentários:

Anónimo disse...

Prezado António: o Carreiras & Lipari, Lda. apanhou um susto do camandro - pensou que a tua mãe era a candidata escolhida por Ferreira Leite para ganhar Oeiras. Ele tinha medo que isso acontecesse porque a sua ex-adversária poderia ganhar Oeiras ao Isaltino pela primeira vez na estória o que era um marco significativo, só que a tua mãe está entre duas amizades: ou concorre com o seu amigo Santana Lopes e ganha Lisboa outra vez ou apresenta-se na lista por Lisboa como deputada contribuindo (de forma menos significativa do que em Lisboa) para a vitória de Ferreira Leite. Oeiras era mais uma dúvida a juntar-se a elas e a tua mãe que teria o apoio óbvio da direcção nacional abdicou.
Não sei o que a tua mãe decidiu ou sequer se já decidiu mas a admiração que nutro por ela, pela sua história de luta e de vitórias sem nada (querer e) ganhar com a política faz-me crer que as inimizades criadas com alguns tontos e ignorantes vão fazer com que os nomes não passem nesta distrital. É que eles odeiam-na mais do que a ninguém e desperdiçam a vida para fazer guerra com ela como fizeram (lembro-me eu) com o Santana Lopes só que a tua mãe tem o apoio total de Ferreira Leite. Só não percebo os elogios constantes que tu fazes ao Santana Lopes - nunca(!) ele teve uma palavra de solidariedade pública para com a tua mãe. No debate mostrou a fotografia dela e dos outros vereadores como se fossem culpados - todos e não ele - não percebendo que sem eles e principalmente sem o Pedro Pinto e a tua mãe ao lado dele, ele levará uma derrota brutal. Quem é que vota numa pessoa que é todo conversinhas com a gentalha do PSD?

Um abraço e aproveita as férias.

L.L.R.

JoãoAlmeida disse...

Liga do Sábio
Este passatempo consiste em mandar bitaites acerca da nova época. Vais conseguir pontos e poderás sair vencedor!

Entra já no jogo e participa...

www.futebolodesportorei.blogspot.com

teresa mendonça disse...

DEMOCRACIA...!
Caro António, espero que aproveite as férias e carregue baterias porque tempos trabalhosos se aproximam. Sobre a secção de Algés é mais do mesmo:lutas intestinas contra a HLC e meia dúzia de palermas que o único valor que têm é serem "feios, porcos e maus" e que estão nisto tudo para conseguirem o poder a qualquer preço, nem que para isso tenham de "vender a mãe". Eu pensava que o CC, não sendo grnde coisa, era melhor que eles. O Lipari é uma triste marionete mas, como tem cara de bonzinho, vai passando. Melhores tempos virão e conseguiremos provar todas as canalhices e a verdade virá ao de cima. No entanto anda muita gente disfarçada no processo de Algés e precisamos estar atentos...
Um abraço

regina disse...

Bom dia António! Veja, no blog lisboalisboa, o post carmona. Muito interessante...

Unknown disse...

Boas.
Porque é que a sua mãe Helena Lopes da Costa não é a candidata, seguramente vitoriosa, do PSD á Camara Municipal de Oeiras?
Você não enxerga isso, pois como diria o Dr. Fernando Nogueira, o cheiro do perfume só o sente quem não usa.
Mas enfim, você ainda é muito novo e não pode compreender muitas coisas, apesar da enorme maturidade que manifesta em relação aos jovens da sua idade. Quanto aos comentários terem de ser aprovados pelo autor do blog, isso remete-nos para uma questão bastante sensível, a liberdade de expressão. Existem soluções técnicas para "filtrar" comentários menos educados,ou mesmo indesejáveis, isto sempre segundo o bom senso do ponto de vista do autor do blogue. Boa sorte

Anónimo disse...

Pois é pena que MFL não siga o exemplo!