quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Sporting precisa de se reforçar


Começo por dizer que, numa primeira análise, o que senti quando o árbitro assinalou a grande penalidade (falhada por Moutinho) a favor do Sporting foi que tivemos sorte: minutos antes, o árbitro não assinalou uma grande penalidade evidente por falta de Carriço. E, até aí, o Twente era dono e senhor do jogo.
A partir daí vi uma equipa incapaz de derrotar um segundo classificado holandês a jogar com menos um jogador. Incapaz porque falta um jogador no meio-campo. Incapaz porque, excluindo Liedson, não há outro avançado capaz de fazer a diferença. Mas pior do que isso, o que constato é que a incapacidade do Sporting em dominar (desde o primeiro minuto) começa na defesa, que se atrapalha com a bola, perde minutos em ressaltos, bolas perdidas e demais aselhices...e ainda cria alguns calafrios.
O Sporting tem apenas um grande jogador no sector defensivo, que se chama Daniel Carriço. Não contando obviamente com Miguel Veloso que foi, para mim, o melhor em campo. Se Polga é (apenas) mais um jogador, já Abel, Pedro Silva e Caneira (a titulares) são sempre pior do que ter um jogador a menos. Tonel também não serve para uma equipa que ambiciona (pelos menos) chegar à Liga dos Campeões. Grimi prefere a noite para outras coisas, e não para jogar à bola. E, na defesa, o Sporting não tem mais ninguém.
É evidente que o Sporting precisa de um bom lateral direito e um bom lateral esquerdo. Simplesmente para poderem jogar no onze, porque os que cá estão não têm nem arte nem engenho para serem sequer alternativas. Exceptuando, talvez, o Caneira. Excepção que se deve ao enorme sportinguismo do jogador.
É aqui que o Sporting precisa de se reforçar. Sob pena de ter uma defesa pior que a do Sporting de Braga. Porque uma equipa que tenha Veloso (sem amuos), Moutinho (em forma), Fernandez (que está a melhorar), Vukcevic (noutra posição), Adrien (mais rodado) e Pereirinha (a sua velocidade exige mais tempo em campo), além de Izmailov, já é equipa para lutar pelo título. Meio-campo ao qual se poderia juntar mais um bom jogador, se, no mercado, houvesse uma boa oportunidade.
Oxalá que Caicedo seja solução e não mais uma tentativa para tapar um buraco.
Não faltou atitute nem determinação nem ambição a nenhum dos que vestiram a camisola do Sporting na noite que passou. Faltou qualidade. A que não havia nas laterais. A que causava a ineficácia no sector ofensivo.
O Sporting com estes laterais e com esta defesa abaixo do medíocre não pode querer jogar na mesma Liga que o Barcelona. É pena. Porque estou absolutamente convencido de que, com mais dois (laterais) ou três bons defesas (um central e dois laterais), o Sporting poderia ser boa figura nas competições europeias e lutar, a sério, para ser campeão nacional. Caso contrário, será mais um campeonato que se escapará para...a cidade Invicta.

2 comentários:

Anónimo disse...

PARA ALEM DESSES REFORÇOS QUE ESTOU DE ACORDO, O PAULO BENTO JÁ ESGUTOU A SU CAPACIDADE.
PAULO ENTO JÁ NÃO SERVE O SPORTING

Anónimo disse...

PAULO BENTO, JÁ NÃO DÁ MAIS NADA, SE ESGOTOU.
A EQUIPA JOGA O MESMO FUTEBOL DE SEMPRE, SEM INTERESSE, TUDO DEVIDAMENTE DENUNCIADO.
JÁ HÁ MUITO QUE DIGO QUE O PAULO BENTE ESTÁ ESGOTADO