terça-feira, 21 de julho de 2009

Como é possível? - parte II


Como é possível que um clube deixe sair, a troco de nada, os seus melhores jogadores? No ano passado, saíram Rui Costa e Petit. Este ano já saiu o Katsouranis.
Hoje gastaram mais 7 milhões em mais um trinco. Depois dos 5M do Saviola, dos 7,5M do Ramires, dos 3M do Patric e dos 2M do Schaffer.
Nos últimos anos, apenas com o que o Benfica gasta (em vão) em reforços, chegaria para o orçamento da época inteira do Sporting.
De onde é que vem esse dinheiro? Da Liga dos Campeões, onde o Benfica não vai há alguns anos? Da Taça Uefa, onde o Benfica não ganhou um único jogo? Da Liga, com o prémio de quem fica em terceiro ou quarto lugar? Dos jogadores que o Benfica não vende para lado nenhum?
Sendo certo que os patrocínios e as receitas da Benfica TV não chegam para compensar a falta de êxito desportivo (e, portanto, também financeiro), a conclusão a que chegamos é que o Benfica se está a meter num buraco. Noutro buraco. De onde dificilmente conseguirá sair. Pelo menos nos próximos anos.
Só é triste que esta loucura que assistimos, ano após ano e sempre sem dar resultado, seja apenas uma golpada. Outra. Para atirar areia, de forma a que os sócios não consigam perceber que, em vez de brasileirinhos, o Benfica poderia ter utilizado o dinheiro (que pelos vistos tem) em Cissokho e Álvaro Pereira e na manutenção de jogadores como César Rodriguez, Miccoli ou Falcão.
Mas de que valeria? O filme é sempre o mesmo: início em euforia, final em depressão. Mais uma época para o Sport Lisboa e Benfica.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Sendo certo que os patrocínios e as receitas da Benfica TV não chegam para compensar a falta de êxito desportivo"

tanta acertividade nesta afirmação leva-me a pedir provas antonio. falar é muito facil, mas esqueceres-te do contrato que o benfica acabou de assinar com a sagres (entre tantos tantos tantos outros) é no minimo ilucidativo que nao fazes a minima ideia daquilo que falas e que isso nao passa de ressabiamento.

quando dizes que o benfica nao usa o dinheiro para manter miccoli atinges de novo o ridiculo. é sabido que o benfica de tudo fez para o manter, os seus detentores é que nao queriam livrar-se dele devido à sua reconhecido qualidade.

em relaçao a falcao e alvaro pereira bem como a cristian rodriguez (que é o cesar rodriguez de quem mal falas), o benfica nao os conseguiu atingir porque o porto (nao por falta de vontade como é publicamente sabido), naturalmente por neste momento ser indiscutivelmente mais forte acima de tudo em nome, levou a melhor. é ridiculo e devias admiti-lo a politica de contrataçoes do porto. vao ao que os outros grandes querem. lembro assunçao e meireles que iam pa voces, bem como paulo ferreira! e gostava de saber em que é que te bazei-as para dizer que o benfica devia ter apostado no falcao e no alvaro pereira em vez de weldon e shaffer? tens conhecimento para dizer quais sao melhores que os outros? falas demais, mas o fundamento é praticamente nulo.

dar 7M pelo javi garcia posso admitir que (pelo menos para ja) é um exagero. mas prefiro olhar para a idade do jogador e ver que é indiscutivel numa equipa de meio da tabela espanhola (osasuna).

em relaçao a ramires, so um cego nao ve que foi um dos melhores golpes de mercado alguma vez visto! dar 7,5M pelo ramires antes da taça das confederaçoes foi de genio, e hoje em dia esta provado! ha colossos europeus a dizerem que ele vale mais de 20M.

sinceramente acho que ha mais uma mania de que o benfica falha no mercado. todos falham, ou nao te lembras de lucas mareque, mario bolatti, kmet, etc?

Petinga disse...

Muito bom. Subscrevo a 300%.

António Lopes da Costa disse...

caro anónimo: peço-lhe que me prove então o contrário do que eu disse. será que o dinheiro da benfica tv e dos patrocínios chega para tantos milhões em reforços, somados aos salários astronómicos dos jogadores?

sobre o ramires. lembro-me que neste benfica, com este senhor que está como presidente, se disse que mantorras valia muitos milhões. Onde é que eles ficaram? É a mesma história. Que se repete. Se Ramires valesse 20 milhões, será que ele estaria mesmo no Benfica? Mas se valesse, aí sim entendia as primeiras afirmações de Ramires depois de assinar o contrário: faz um ano no Benfica e depois vai embora. Quando eles são bons, não querem ficar presos a terceiros ou quartos lugares de uma liga como a portuguesa.

Petinga disse...

Porque e disso que no post se fala.

A mim espanta-me sinceramente que os Benfiquistas nao se perguntem de onde vem tanto dinheiro. Se o Sporting, com 4 idas consecutivas a Champions League, mal tem dinheiro para mandar cantar um cego, como e que um clube que nao passa do 3o-4o lugar na Liga Portuguesa pode gastar 30 milhoes de euros por epoca em reforcos, sem realizar mais-valias (desportivas ou financeiras!!) que se vejam?
Ah, ja sei, o Benfica e muito muito muito grande e tal, temos milhoes de socios pagantes e receitas fabulosas de patrocinios e da Benfica TV. Mas depois ninguem fica intrigado por uma venda de direitos a Sagres (se a memoria nao me falha) feita mesmo antes das eleicoes, por uns 10 anos. Nao tera sido para equilibrar contas? Just my opinion.

Cumprimentos

António Lopes da Costa disse...

É uma opinião que partilho, a sua, Petinga.