segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como é possível?


Um bom lateral direito e um bom lateral esquerdo. São dois jogadores que o Sporting continua a não ter. Como é possível que não se tenha ido ao mercado buscar um jogador para essas posições?
À partida para esta época, o Sporting tem revelado os problemas do costume: falta de discernimento na defesa, falta de concentração, falta de altura nas bolas paradas defensivas, ausência de um fio de jogo que leve a saídas rápidas para o ataque, um meio-campo demasiado exposto a prováveis mudanças de velocidade dos adversários e um ataque ineficaz, demasiado perdulário.
Com a entrada de Marques, Saleiro e Fernandez, certo é que quase nada mudou. Em vez de Ronny, temos Marques, demasiado novo. Em vez de Tiui, temos Saleiro. Em vez de Romagnoli, temos Matias. Então e para o lugar de Abel (ou Pedro Silva)? E o lugar de Grimi? E para a posição 6? E um homem que consiga fazer a diferença num meio-campo demasiado amorfo? E um homem que consiga pôr a bola lá dentro?
Outra coisa que é certa é a ausência de dinheiro para reforçar a equipa. Contudo, não pode deixar de ser preocupante que o Sporting não tenha hoje alguém que substitua Derlei, que foi fundamental na época transacta. O Sporting quer ainda trazer um novo jogador para um meio-campo, que, com qualidade, já tem Moutinho e Vukcevic, aos quais se podem juntar Veloso (a melhorar), Matias (será que sim?), Rochemback (se ele quiser), Adrien (com confiança e rodagem pode ser alternativa aos titulares), Pereirinha (rápido, precisa de mais tempo em campo). Ainda por cima, agora Izmailov é carta fora do baralho. Que venha ele esse jogador.
Mas é provável que o Sporting possa conseguir encontrar o desejado reforço para o meio campo dentro do próprio plantel, porque qualidade e margem de progressão não falta naqueles jogadores. Nas laterais defensivas é que não há nem qualidade nem margem de progressão. Pelo que deviam ser as posições a reforçar. Com urgência. E, porventura, até se poderia tentar trocar Tonel por um central mais novo e mais acertado, se o mercado estivesse para isso. Um Cáceres (que o Barça quer pôr a rodar), um Zé Castro, um Manuel da Costa...
Sendo pouco provável uma ida à Liga dos Campeões, nesta pré-época, a ideia que fica é que, por muito que o meio-campo faça, por muito que trabalhem os avançados, vamos "ficar a vê-los passar", pelas laterais com a maior das facilidades. E isso, a este nível, nem sequer chega a ser medíocre. É quase trágico. Sobretudo para uma equipa que se quer campeã nacional.

2 comentários:

Anónimo disse...

nao tens mm noçao do "tamanhinho" ridiculo do teu clube.

caceres deve ser pa rir - ja chegou a acordo com a juventus

LOL

António Lopes da Costa disse...

Se no Sporting o ridículo tem um tamanhinho, nos clubes que ficam (constantemente) atrás do Sporting, o ridículo terá um...tamanhão!...não?