segunda-feira, 6 de julho de 2009

O conquistador de Madrid (e do resto do Mundo)


Se ainda há dias em que se exalta o orgulho enorme que sentimos em sermos portugueses, hoje é certamente um desses dias. Porque nos sentimos, como noutros tempos da nossa imperial História, quase predestinados a sermos um povo de guerreiros e, pois claro, de conquistadores.
Ver um português conquistar terras britânicas já sobrava para alimentar o nosso patriotismo. Mas hoje, ao ver o Santiago Bernabéu repleto de gente para a apresentação de um português é algo absolutamente espectacular. Porque nunca antes se tinha visto uma coisa destas. Porque Madrid não é uma cidade qualquer. E porque o Real é o grande clube da História do futebol.
Com bandeiras portuguesas e camisolas da selecção nacional, ao som de uma música portuguesa, todo o Mundo viu em directo a apresentação daquele que será, porventura, um dos melhores jogadores de todos os tempos. E é português.
Boa sorte ao Cristiano Ronaldo. Que continue a dignificar a nobre História de um povo de guerreiros. Que continue a honrar o nosso País e a expandi-lo, no que for possível, por todo esse mundo fora.
E nós, portugueses, só temos o dever de o apoiar. Porque ele é, como outros portugueses da nossa História, um conquistador. Um conquistador a sério.

Sem comentários: