segunda-feira, 13 de julho de 2009

Episódio de domingo à tarde

Quando, num domingo à tarde, entram dois grupos de homens e mulheres num mini-mercado de uma das avenidas mais "activas" do concelho de Oeiras, para furtar o que lhes aparece à frente, saindo desse mini-mercado (cheio de clientes) com a maior normalidade, é sinal de que a actualidade está preocupante.
Porque depois dos já pouco noticiados (por serem uma realidade cada vez mais normal) assaltos nocturnos, que assolaram algumas das papelarias desta avenida, um assalto ao Minipreço de Algés, ao fim da tarde de domingo, assusta. Porque estava repleto de gente.
Apesar do episódio em si, talvez não chegue dizer que as ruas (mesmo aquelas onde trabalhamos, estudamos ou vivemos) estão mais perigosas, que as pessoas precisam de roubar para sobreviver, que esta realidades das rixas e dos assaltos está a tornar-se cada vez mais comum. A única relação que vemos entre a Polícia e o Governo, é que o Governo anda a "apanhar bonés" dos polícias.
A polícia tem sido impotente. Talvez haja poucos polícias nas ruas. Talvez tenham poucos meios. Talvez o ministro já devesse ter sido demitido por não conseguir responder a estas necessidades. Que são de todos os cidadãos. Que se sentem cada vez menos seguros.
E, para juntar a tudo isto, o verão (digo, as férias de verão) estão à porta.

Sem comentários: