quarta-feira, 26 de maio de 2010

Formando o futuro


A JSD não é o princípio, não é uma etapa e muito menos é um meio. Pelo contrário. A JSD é um fim em si mesmo, onde um conjunto de jovens, paralelamente à sua vida estudantil ou profissional, se dedica a defender e promover, de acordo com as suas convicções ideológicas e políticas, os interesses da juventude portuguesa.

Tinha pensado escrever sobre isso há algum tempo, mas, pela inconveniência dos momentos, acabei por não publicar nenhum artigo sobre a JSD. Faço-o agora. E pelas melhores razões.

Quem está na JSD, deve estar com um motivo, uma motivação: servir o país. E a JSD, porque vai ao encontro das preocupações políticas, económicas e sociais das pessoas, é um instrumento útil para que possamos perceber na prática aquilo para o qual a teoria nos oferece as linhas gerais.

É sem dúvida um factor que enriquece a nossa experiência. Por isso, a JSD é uma mais-valia. E, tendo um papel pró-activo, na defesa de ideias, de convicções, de políticas e de valores, a JSD é aquilo que acima disse: um fim em si mesmo.

Também referi que a actividade na JSD deve ser paralela ao trajecto que nos prepara e nos faz entrar no mercado de trabalho. Porque a JSD, sendo útil e uma mais-valia, não chega para nos tornarmos qualificados para que, eventualmente, no futuro possamos exercer funções públicas, com as enormes responsabilidades que as mesmas acarretam.

Ora, a Susana, que conheci há já alguns anos, tem o melhor desses dois mundos.

O seu percurso político deve-se à força do seu trabalho em prol dos interesses do partido e da JSD. Assumiu sempre um papel activo, desde o primeiro dia, e, com reconhecimento de todos, chegou a presidente da JSD Algés/Carnaxide em 2008.

Mais do que o trabalho que fez enquanto militante, dos conhecimentos práticos que obteve, das amizades que criou, a Susana não se ficou por aí. Em dois anos, promoveu debates, lançou o site da JSD Algés, apresentou propostas concretas, promoveu convívios, reuniu com importantes estruturas locais e, acima de tudo isso, criou e desenvolveu vários cursos de formação, essenciais na partilha de experiências. Isso sim, é um importantíssimo meio para a qualificação daqueles que pensam, um dia, vir a exercer funções políticas.

Pelo seu contributo valioso para os jovens sociais-democratas, a Susana e a JSD Algés/Carnaxide foram notícia. Várias vezes. E pelas melhores razões, o que, infelizmente, já vai sendo raro na vida partidária portuguesa.

O seu desempenho enquanto presidente da JSD Algés/Carnaxide justificava, só por si, o meu voto e o meu apoio incondicional.

Mas a Susana não é só uma amiga, uma militante empenhada e uma Presidente bem-sucedida. Porque a sua vida, ao contrário do que o seu fantástico trabalho na JSD possa dar a entender, não se resume à JSD.

Pelo contrário. Apesar da sua juventude, seguiu, “paralelamente”, o seu trajecto profissional, sendo professora de Mestrado há já quatro anos. Ensina os jovens, aspirantes a mestres, a criação e o empreendedorismo.

São esses os conhecimentos que transmite aos seus alunos. E também aos jovens da JSD. Que complementa com a sua experiência académica e profissional e com os conhecimentos que foi adquirindo ao longo da sua actividade política.

Mais do que expressar o meu apoio à Susana, gostava de dizer que a Susana é o exemplo. Bem-sucedido. Que todos devemos seguir.

Todos dizemos que o exemplo tem de vir de cima. E, neste momento, na JSD Algés/Carnaxide, não temos outro exemplo tão bom. Até fora dela, da JSD da nossa Secção, é difícil encontrarmos exemplos assim.

Somos, por isso, privilegiados.

E, no próximo domingo, nós, que estamos na política para servir, com espírito de missão, vamos votar nos nossos valores. Vamos investir o nosso voto na formação do futuro.

Vamos votar na experiência, na qualificação, na proximidade e na força do trabalho.

Vamos votar no nosso exemplo. E o nosso grande exemplo é a Susana.

Viva a JSD!

4 comentários:

Nunes disse...

Shor Lopes da Costa!!
Era só para dar os Parabéns e mandar um grande abraço pá!

Martinho Sousa disse...

Também aproveito para te dar os parabéns aqui!Grande abraço Toni

António Lopes da Costa disse...

Nunes e Sousa,
Muito obrigado por se terem lembrado. Um grande abraço para os dois.

regina disse...

gostei da apreciação que fez da JSD (Carnaxide) e da sua Presidente. Os tempos "vão" conturbados e consigo compreender alguns comportamentos. apesar de os não aceitar. Com o direito que me assiste de aparecer na secção, em qualquer acto eleitoral, desde que o não faça perturbando, no dia 30 lá fui ver os meus "meninos". Se vi comportamentos correctos, também vi coisas que me entristeceram, a saber: o senhor Presidente da Mesa do Plenário da JSD de Carnaxide aceitou e publicitou listas irregulares; ficou-lhe mal, pela responsabilidade do cargo que ocupava, pelos acordos concelhios que tinha feito e ainda porque no decurso da campanha para estas eleições disse, a quasi todos com quem falou, que fazia parte do núcleo duro do "Passos Coelho". Alguém que quer ser considerado e respeitado não pode ter os comportamentos tresloucados de gritaria e, atitudes pouco ortodoxas de cola folha, arranca folha em total desrespeito pelos estatutos. Depois que dizer do palavreado "exibido" por alguns e algumas jotas e o total desrespeito pelo PSD e por eles próprios? Mais uma vez, o mesmo perdeu em Algés...quando é que isto vai acabar?
Boa sorte para os exames, beijinhos pelos 22 a 27, e...tá tudo dito