sábado, 5 de maio de 2007

Tréguas



Na sequência da apreensão da faixa de apoio ao Sporting, no passado domingo, no Estádio da Luz, fui, pelas duas e meia da tarde de ontem, recebido por Paulo Silva, director da organização de jogos do Sport Lisboa e Benfica. Em causa estava a apreensão por parte de um segurança de uma faixa de apoio ao Sporting, que levei para o jogo entre o Benfica e o Sporting.
Durante 40 minutos, estive com o meu amigo e, também ele, grande adepto do Sporting, João Faria, numa sala de reuniões do clube da Luz.
Se há algo de que se pode acusar os adeptos do Sporting é de exigência. Somos exigentes com a equipa e também devemos querer que o espectáculo não tenha erros. Porém, achámos que a apreensão daquela faixa, que, para nós, é muito mais do que um metro e pouco de pano verde, pintado com letras brancas, vir pedir, pessoalmente explicações aos responsáveis pela organização dos jogos. Há um valor simbólico naquela faixa, facto que não foi esquecido pelo sr.Paulo Silva.
Contudo, tendo em conta que houve uma demonstração grande de competência, quando o sr. Paulo Silva assumiu as responsabilidades pelo erro, decidimos ficar por ali. Foi, de facto, um erro e todos temos o direito de errar. Foi uma conversa muitíssimo interessante, em que houve uma compreensão das duas partes. Fomos muito bem recebidos, bem tratados e só não houve uma explicação, pelo simples facto de que foi um erro. Tendo em conta a coragem e o sentido de responsabilidade do senhor que comanda a segurança dos jogos do principal rival do meu clube, ao assumir o erro, ao explicar toda a situação e, sobretudo, devido ao excelente trabalho que este senhor desempenhou, visto que o jogo foi muito bem organizado, relativamente aos últimos jogos no estádio da Luz, decidimos, eu e o João, ficar por ali. Errar é normal e numa situação em que a adrenalina é imensa, visto que estavam milhares de ultras do Sporting mortinhos para entrar no estádio, estas situações acontecem. Era, de facto, apenas uma faixa com palavras de apoio ao Sporting e nenhuma razão havia para a apreensão.
Mas seria muito injusto, tanto quanto foi a apreensão para nós, se não respeitássemos o senhor e pedíssemos que nos pagassem o valor da faixa. Afinal, no fundo, naquela altura, há mais emoção que racionalidade, facto que levou o segurança a apreender aquela faixa. Foi um erro, que devia ser apontado, mas foi assumido, facto que acontece cada vez menos, em Portugal.
Pela disponibilidade, pela conversa, pela explicação e pela forma como fomos tratados, seria injusto se não publicasse, por escrito, este desfecho. Ficámos de acordo e agradecemos os elogios do senhor Paulo Silva, quando disse que tomámos a atitude certa, ao reclamar no momento e pedir explicações depois. É assim que deve ser e só assim se podem corrigir os erros, que, sublinho, cada vez são menos. Das duas partes, houve uma compreensão total e, nesse sentido, deixo aqui a minha total disponibilidade em fazer com que o Benfica – Sporting, do próximo ano seja ainda melhor.
É impossível eu adorar o Benfica, mas, pelo menos, pelo dia de ontem, já gosto um bocadinho mais…

1 comentário:

Anónimo disse...

seus vândalos das claques!tiveste o que merecias!