segunda-feira, 21 de maio de 2007

Uma crença, uma fé...


Pois é. O Sporting mesmo com uma recta final brilhante, despede-se do campeonato com uma goleada diante do Belenenses por 4-0, o que, contudo, foi insuficiente para se tornar no novo campeão nacional.

O ambiente que houve em Alvalade no final do jogo foi espectacular. Aos 86 minutos, o público pediu só um golo. Mas os jogadores do Sporting deram 2. Os adeptos, então, levantaram-se e, como acontece em Inglaterra, nomeadamente com o Liverpool, os perto de 40 mil adeptos levantaram-se, esticaram os seus cachecois e as agitaram as suas bandeiras e, todos juntos, cantámos "até morrer, Sporting allez!"... Foi algo nunca antes visto por adeptos portugueses, no que foi um exemplo claro de saber perder. Afinal de contas, o golo que nos foi marcado com a mão fez com que perdessemos este campeonato que todos tanto mereciamos. O Sporting cai, mas cai de pé.
O sentimento que um adepto do Sporting tem, neste momento, é o de que não ganhou o campeonato, mas que também não o perdeu. A equipa cresceu, o treinador evoluiu e o público, esse, é o melhor que há em Portugal. O sentimento que um sportinguista tem não é de derrota, mas de empate, ou melhor, de meia-vitória. Porque há uns meses "estava tudo perdido", tinhamos um orçamento muito mais reduzido, relativamente ao Porto e ao Benfica. O 2ºlugar, a 1 ponto, que sublinho nos foi roubado, por causa de um golo que sofremos, contra o Paços, que foi marcado com a mão, é bom.
Este sentimento reflecte-se em todos os adeptos. Os últimos minutos deste campeonato, quando o Porto já era campeão e quando estava certo o 2ºlugar, foram vistos pelos sportinguistas de pé, com os cachecois no ar e a cantar. Chorar? Para quê? O Porto é campeão, mas viu a vitória contra o Aves, último classificado, mais como um alívio do que como uma conquista de um título. O futuro do Sporting é prometedor e duvido que este campeonato seja suficientemente bom para uma equipa como a do Sporting, mais crescida e com maios maturidade.
O próximo desafio, o último, é contra o Belenenses, na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor, em Oeiras. Os bilhetes foram postos à venda (já tenho o meu!) hoje, com centenas de pessoas desde muito, muito cedo, para o adquirir. E hoje só estavam à venda os bilhetes para sócios vitalícios ou para sócios com lugar especial renovado. Os restantes sócios só podem comprar na quarta-feira, mas a fila já estava marcada e com mais de uma dezena de pessoas, que lá vão estar até às 9 da manhã de quarta-feira para não perder a conquista de uma Taça que tanto queremos e merecemos.

1 comentário:

Anónimo disse...

ate morrer sporting olé