domingo, 2 de março de 2008

"Gastam mais de 6 milhões de contos em reforços, compram árbitros e mesmo assim não ganham"


Ouvi esta frase quando estava ainda com o meu amigo João a sair do estádio de Alvalade, depois de mais um Sporting - Benfica. Não sei se é ou não é verdade, mas a verdade é que todos nós, sportinguistas, ficamos sempre com esta ideia quando o Sporting joga contra o Benfica e, curiosamente, o árbitro é Paraty.

Mas comecemos pelo princípio. Estive perto de meia hora parado(!) na 2ªCircular para que aqueles que esfaquearam um adepto e mataram outro pudessem passar tranquilamente. Quando, finalmente, chego ao Estádio, a polícia ordena os milhares de sportinguistas para pararem, novamente, para as claques do Benfica passarem. Fiquei entre grupo de pessoas que queria ir para a porta do meu sector parado debaixo do edifício Visconde de Alvalade. Graças a Deus não apanhei com nenhuma das pedras ou garrafas que os adeptos do Benfica atiraram na direcção dos adeptos do Sporting. Tive de fugir, como várias pessoas de idade, mulheres e crianças, para que não levasse uma pedrada nem com as tochas que os adeptos do Benfica enviavam na cara dos agentes da polícia. Mas os detidos são sempre os adeptos do Sporting. Os outros ficam aí à solta...

Graças a Deus, consegui entrar no Estádio.

Houve ainda tempo para o minuto de silêncio em memória do Presidente do Belenenses que nos deixou esta semana. Este minuto foi cumprido em silêncio ou com palmas por parte dos adeptos do Sporting, enquanto as claques do Benfica preferiram aproveitar o pouco tempo que se podiam fazer ouvir para cantar alto e em bom som, sem respeito algum para com a pessoa e para com a instituição que representou. Mais um episódio triste!...

Depois, veio o jogo. Foi medíocre. Durante a primeira parte, pensei que Paraty não iria mostrar cartões pelas faltas sucessivas que Katsouranis e Bynia fizeram. Ainda cheguei a pensar que o árbitro e o fiscal de linha tinham problemas de visão quando não "viram" a agressão de Cardozo a Tonel. Se tivesse "visto", Cardozo era expulso por encarnado directo. Katsouranis e Bynia eram, também, expulsos por acumulação de amarelos. Como, e muito bem, foi expulso Nelson por uma entrada que fez sobre um jogador do Sporting. É verdade que não atingiu completamente o Celsinho, mas este último podia perfeitamente ter partido o pé neste lance.

Ah! Depois ouvi na rádio que o Benfica se queixou de um penalty por mão de Miguel Veloso. Talvez a solução esteja em cortar os braços ao pobre do miúdo que levou com uma bola na mão depois de lhe ter batido na barriga. Assim não ia haver dúvidas! É casual, na minha opinião não há dúvida.

Ainda não vi nenhuma imagem na televisão, mas não é preciso, porque vi uma grande penalidade não ser marcada a favor do Sporting, mesmo à minha frente, que estava exactamente na linha do fiscal de linha. Ninguém viu. Só todos os adeptos do Sporting.

Depois, o Purovic é impedido de empurrar uma bola para dentro da baliza. Para mim, era penalty, a castigar falta de Leo. Tenho dúvidas se houve ou não falta. Mas se o árbitro teve dúvida, até porque tinha que a ter, a regra é a de que se beneficia o ataque. Mas não há regra, não há nada que valha para que o Paraty deixe de prejudicar o Sporting.

Sobre o jogo, em si, digo apenas algo perfeitamente irrefutável. O Sporting foi superior ao Benfica. A vitória era justa. Para acontecer, no meu entender, bastava que as regras fossem aplicadas. O Benfica pareceu-me uma equipa vulgar, que passa o tempo a perder tempo. Mas ser melhor já não chega para ganhar. Melhores em campo? No Sporting, Moutinho. No Benfica, Quim.

Mas eu agora tenho uma dúvida. Acho que este árbitro pode não ser o mesmo do Benfica-Sporting de há 3 anos. É que na altura, Paraty não marcou falta pelo contacto físico ocorrido entre um jogador e o guarda redes dentro da pequena área, mas hoje marcou. É que a lei é a mesma. Não mudou. Ah! Já sei! É que na altura era um jogador do Benfica sobre o guarda-redes do Sporting e hoje foi Purovic contra Quim. Então se calhar sou eu que não sei a lei. Porque, olhando para dois lances iguais, o critério só pode ser um: a cor das camisolas!

Esse critério salta logo à vista quando vemos a postura de Paraty para com o banco de suplentes. Quando Camacho protestava que nem um maluco, Paraty foi com calma, pedir tranquilidade ao treinador do Benfica. Quando teve de ir ao banco do Sporting, mostrou logo um amarelo.

Mais. No fim da primeira parte, Paraty esperou que o Benfica acabasse o ataque para apitar para intervalo. Na segunda parte, Paraty deu 5 minutos de desconto. Os jogadores do Benfica tiveram no chão 7. O Sporting ia cruzar para a baliza...mas o jogo acabou! É fantástico...

Este árbitro teve ainda a oportunidade de cortar um passe do Miguel Veloso, bola que com este "corte" sobrou para o Di Maria que, por um triz, não marcou. De facto, já não há vergonha. Já se ultrapassaram quase todos os limites. Isto passa-se mesmo à frente dos nossos olhos. Apetece mesmo dizer: "com árbitros destes, ainda têm a lata de dizer que os adeptos se tornam violentos"! Já faltou bem mais para vermos um árbitro festejar um golo do Benfica. Se é que não festejou...por acaso nisso não reparei!

O jogo terminou, assim, num empate a um golo. O golo do Sporting é consequência de uma bela jogada de ataque. O golo do Benfica nasce de um canto que, curiosamente, nem sequer existiu.

Termino com 2 últimas notas. Rodriguez jogou duas vezes a bola com a mão, mas não viu um único amarelo e Katsouranis deu um pontapé no peito do Moutinho, já sem bola, e só levou amarelo.

Mas são só coincidências.

Se ainda existem, agora só poderemos todos esperar por sumaríssimos.

Francamente! Acho que já chega de trafulhices. Foi um domingo em que a polícia mandou parar cidadãos para que passassem os criminosos e a arbitragem foi um roubo. De todo o tamanho.

Se eu soubesse que o árbitro era Paraty, não tinha ido ao estádio. Poupava uma dor de cabeça. Cada vez mais me parece que este o futebol português e este país em geral já não têm remédio.

3 comentários:

Luis Cirilo disse...

De facto a unica coisa boa na arbitragem de paraty é que foi a ultima num derby !
Felizmente esse habilidoso,um dos arbitros mais repugnantes que vi apitar,termina este ano a carreira.
Infelizes dos que ainda vão ter de levar com ele nalguns jogos.
Porque a presença de Paraty estraga qualquer jogo.
Ontem,perante uma equipa banalissima do SLB,não fora o arbitro e a história teria sido outra.
Bynia e Cardozo não chegavam ao intervalo em campo e Katsouranis que teve uma entrada violentissima sobre Moutinho tinha ido para os blanearios muito mais cedo.
Alias este Katsouranis,que ainda na epoca passada lesionou gravemente Anderson,vale-se de jogar naquele clube para espalhar violência pelos relvados.
A mim o que me indigna é ainda ter de aturar o Vieira sempre a queixar-se dos árbitros,naquele jeito parolo que o caracteriza,quando preside ao clube mais beneficiado pelas arbitragens em toda a história do futebol português.
Por isso meu caro António nesta imensa mentira que é o luso futebol cada vez há menos gente nos estádios,cada vez há mais adeptos a fugirem para outras modalidades.
É que todos os dias,via sportv,vemos bom futebol,grandes jogadores e excelentes árbitros.
Não vemos é presidentes.
O que é um enorme ganho de causa.

Anónimo disse...

Ó Lopes da Costa, és mesmo faccioso!

Anónimo disse...

A única coisa que há a dizer sobre a arbitragem deste jogo é a seguinte: Uma Vergonha!