domingo, 30 de março de 2008

Outro mundo debaixo de água


Nunca escondi a minha preocupação e o meu fascínio pela a causa "animal".
Desde pequeno que monto a cavalo, que tinha o sonho de ter um cão...
Mas antes de ter o meu cão, tive outros animais. Desde tartarugas a coelhos, desde periquitos a peixes. E é destes últimos que vou falar hoje.
E vou falar de peixes, porque sou fascinado pela aquariofilia, apesar de ser um inexperiente neste tipo de matérias. O aquário que tenho foi um presente de Natal. Tenho-o, portanto, há pouco mais de 3 meses. Comecei com 5 guppys, 6 néons, um casal de espadas, um casal de gouramis anões, 3 mollys e 2 corridoras. Tudo somado, eram, no início, 20 peixes. Hoje, são perto de 50 e, além dos que tinham no início, não comprei mais nenhum. Para dar a entender o que digo, basta exemplificar que os espadas de 2 passaram para 19. E isto aconteceu em menos de 3 meses.
Todos os dias, olho com atenção para o aquário e, em vez de perder tempo a ver televisão, por exemplo, agora olho para todo aquele mundo que construi, entre paredes de vidro, em que as plantas, as rochas, a água e os peixes me trazem do melhor que há na natureza até casa, todos os dias, numa mistura perfeita de cor e movimento.
Uns mais agressivos, outros mais tímidos, uns mais territoriais, outros mais cobardolas. Afinal de contas, não é só o universo humano que assim é, mas toda a natureza.
Hoje, enquanto olhava o aquário pensei em várias coisas. Por exemplo, enquanto estou parado a olhar para o aquário, eles movem-se de um lado para o outro, os machos disputam as fêmeas, outros recém-nascidos tentam sobreviver, escondendo-se dos peixes que lhes possam constituir ameaças. Exactamente ao mesmo tempo de tudo isto, estão as fêmeas já quase, quase a fazer nascer mais crias. De facto, podemos parar uns minutos ou umas horas, mas a vida e o tempo não param.
A propósito, se houver alguém interessado em "adoptar" um ou outro peixe, não será difícil entender que estou aberto para lhe proporcionar essa alegria.
Mas o que escrevo não é um desabafo, uma proposta,...! Não é nada. Apenas passo tanto tempo a olhar o aquário que pensei que seria injusto para todos eles se não lhes dedicasse umas palavrinhas no meu blogue pessoal na internet.

Sem comentários: