quinta-feira, 13 de março de 2008

Notável


Tenho ouvido muito falar-se de notáveis.

Sabia qual era o significado da palavra, mas fui ver ao dicionário. Em duas ou três palavras, podemos dizer que "notável" significa "importante", "considerável", "extraordinário"...

Fui pesquisar sobre o que os chamados notáveis fizeram pelo partido nos últimos anos. É verdade que foi Rui Rio que alcançou um feito importantíssimo de levar o PSD à liderança da segunda maior Câmara do país. Mas, para tal, não teve a oposição interna que tiveram outros líderes, mas da cidade de Lisboa. Podia ter tido, mas para bem do partido, muitas pessoas também notáveis do norte, como Luis Filipe Menezes, não fizeram essa oposição. Que, de todo o modo, seria injusta. Como foi injusta a guerra que se fez e se faz aos militantes que ganharam a Câmara de Lisboa pela primeira vez para o PSD e para ela trabalham com todo empenho e sentido de responsabilidade.

Pelo contrário, outros nomes, cá mais a sul, na capital do país, fizeram uma oposição constante e super-agressiva a companheiros do partido. De notável só os disparates que fizeram.

Deixo apenas dois exemplos representativos. Pacheco Pereira e Paula Teixeira da Cruz. Pacheco, que fez de bom para o partido nos últimos anos? Zero. Limita-se a sentar-se numa cadeira a dizer mal de Menezes por toda e qualquer razão? Paula Teixeira da Cruz é uma das caras da monumental derrota que tirou ao PSD o governo da capital do país. São dois exemplos representativos. Será que são estes os notáveis? De histórico só vejo as cabazadas eleitorais que o partido sofreu por causa deles...

E Luis Filipe Menezes, que fez? Esteve sempre na linha da frente. Candidatou-se à liderança do partido, mas sempre aceitou os resultados e esteve sempre ao lado dos líderes nacionais, ajudando o partido com a vitória em Vila Nova de Gaia. O trabalho que fez em Gaia, nos últimos anos, esse sim é digno de ser chamado de notável.

Desenvolveu um concelho e é um dos autarcas-modelo que existem ainda no país. Não tive a oportunidade de ir a Gaia há mais de 10 anos. Mas, hoje, para ver a obra de Menezes bastará ir a Vila Nova de Gaia.

Para ver o que diz Portugal sobre os notáveis, bastou-me ouvir o fórum da TSF de hoje. De facto, "é uma mudança natural", "é uma nova forma de fazer política". Como diz Menezes, podem estar todos contra ele, menos o povo. E este está cada vez mais longe das tais supostas "elites", os tais supostos notáveis.

Notável foi o que Menezes fez pelo Partido. Ganha com maiorias absolutas consecutivas e gerais no concelho que preside. Cumpriu até ao fim o mandato para que foi eleito. Esteve sempre ao lado dos militantes e disponível para todos os combates, sacrificando-se em prol do Partido. Em Gaia, fez obra. E ganhou sempre. Isso, sim, é verdadeiramente notável.

1 comentário:

luis cirilo disse...

Deixe-os pousar caro António.
Eles sabem,fingem que não mas sabem,que o tempoem que decidiam congressos já lá vai.
Agora,com as directas,são as bases que decidem.
E para ter o voto das bases é preciso andar no meio delas,ter obra feita e saber falar com as pessoas.
Entre outros atributos.
Esses notáveis que ,com raras excepções,nunca fizeram nada pelo Psd nem pelo país não tem a minima possibilidade de algum dia ascenderem á liderança.
Porque nada dizem ao povo.