domingo, 23 de março de 2008

Taça da Liga - uma competição positiva


Apesar de uma derrota, inglória, na final da Taça da Liga, seria da maior injustiça não deixar umas palavras sobre a final desta competição.

Em primeiro lugar, a organização foi fabulosa. Desde a primeira eliminatória, que pôs frente-a-frente as equipas da segunda liga e duas delas tiveram direito a receber receitas de televisão, com um jogo a dar em directo e em canal aberto.
Foi uma competição cheia de emoção, com várias decisões nas grandes penalidades, onde foram eliminadas equipas como o FC Porto, o Guimarães e o próprio Sporting, na final da competição.

Houve várias surpresas. Neste capítulo salta-nos à vista, logo, o Fátima que eliminou o todo-poderoso tri-campeão nacional e esteve muito, muito perto de afastar outro grande, dessa vez, o Sporting.

A opção Estádio do Algarve foi a melhor possível. Porque é um estádio praticamente inutilizado e porque a ida ao Algarve para ver a final é sempre um programa que junta amigos e que leva milhares de pessoas a uma região que nessa altura não tem tanto turismo como no verão. Além disso, os habitantes algarvios tiveram assim a oportunidade de ver futebol de primeira sem ter de andar mais de 200 km.

A final desta competição foi uma autêntica festa do futebol. A ida para o Algarve assemelhava-se a uma autêntica caravana verde, de convívio entre pessoas das duas margens do Tejo. Neste sábado, 22 de Março, todos os caminhos acabavam no estádio Faro-Loulé, daí a pouca dificuldade em lá chegar. Bastava seguir a multidão.

Cheguei às imediações do estádio 3 horas antes do jogo começar. Já lá estavam milhares de adeptos sadinos a comer sardinhas e bifanas, acompanhado de um bom vinho tinto de garrafão. O convívio foi fabuloso. Esperei as duas equipas à entrada do estádio e foi com uma enorme satisfação que não vi aquele excesso rídiculo de polícias. As pessoas estavam onde queriam, bem perto dos seus craques. O convívio entre adeptos dos dois clubes foi do mais amigável possível.

Na final, ganhou a melhor equipa. Do jogo e da competição. Foi, sem dúvida, o Vitória de Setúbal. Foi um prémio mais do que merecido para o clube, para a equipa de futebol, para os dirigentes, adeptos e para a região.

A vinda para a Lisboa voltou a ser marcada por uma caravana verde, cor que se via abundantemente pelas várias estações de serviço.

Isto tudo só para dizer que a Taça da Liga foi uma competição quase perfeita. Apesar da derrota, valeu a pena ir ao Algarve. Porque, mais do que qualquer outra coisa, no Algarve viveu-se, ontem, uma autêntica festa do futebol.

Quem ganhou não foi só o Vitória. Foi o desporto e, acima de tudo, ganhou o futebol português.

Parabéns ao Vitória e à Organização.

1 comentário:

E disse...

Um dos melhores POSTS que fizeste no Blog. É pena seres populista e demagogo. Não há blogs perfeitos.